Cinema

AVALIAÇÃO – Trailblazer, quando tamanho é documento

O nome lembra o utilitário esportivo da Chevrolet que tinha um espaço interessante no mercado na segunda metade dos anos 90 e início dos 2000. Porém, o Chevrolet Trailblazer ganhou muito mais que o prefixo Trail

Trata-se de um carro muito mais requintado, com capacidade para sete passageiros, duas opções de motores e um bom nível de equipamentos embarcados. O GuarulhosWeb avaliou, durante uma semana, a versão LTZ 2.8 CTDI, a diesel, que custa R$ 175.450. Há ainda a LTZ V6 a gasolina de 3.6 litros e 239 cavalos, que sai por R$ 145.450.
Talvez o preço possa parecer um pouco salgado, já que o brasileiro estava acostumado com a velha Blazer que custava, em sua versão mais top, perto dos R$ 90 mil. Mas trata-se de uma evolução bastante grande, como ocorreu com a S10, base da Trailblazer, que pouco – ou quase nada – tem a ver com os modelos fabricados ate o ano passado.

De cara, o que mais chama a atenção na Trailblazer é seu tamanho. Grandalhona por fora (comprimento total de 4,88 metros e largura de 1,90 metro), passa a impressão de ser um caminhãozinho em meio ao trânsito. Ainda mais a versão diesel, com aquele ronco inconfundível. Mas isso é por fora. Basta entrar e assumir o volante para se sentir em um automóvel de luxo, com diversos equipamentos de conforto e segurança disponíveis e que acabam por justificar os valores cobrados.

A Trailblazer oferece excelente espaço interno, contando com uma terceira fileira de bancos retráteis, acionada de forma bastante simples e intuitiva. A capacidade do porta-malas traseiro vai de 205 litros a 1.830 litros (com todos os bancos rebatidos). A segunda e terceira fileiras de assentos são mais altas, o que coloca os passageiros de trás numa posição elevada. No estilo teatro, permite melhor visibilidade para todos os ocupantes. E os assentos da terceira fila oferecem conforto e espaço, mesmo para adultos, em viagens longas, conforme percebido ao longo da avaliação.Há até saída do ar condicionado exclusiva para o povo do porta-malas.

O interior do Trailblazer tem semelhanças com o da versão LTZ da nova S10. Os comandos ficam posicionados no console central, incluindo o regulador do ar-condicionado. As linhas e a qualidade do acabamento garantem uma aparência de luxo em todas as interfaces de controle e superfícies – painel digital na cor ice blue com computador de bordo, console central integrados e assinatura do design Chevrolet no painel dual cockpit.

O sistema de climatização do Trailblazer possui controle eletrônico de temperatura, além de uma unidade de controle adicional para os passageiros dos bancos traseiros. Um controle de intensidade do ar condicionado foi instalado na parte traseira do teto, juntamente com quatro saídas de ar, garantindo maior conforto aos ocupantes. Um sistema de entretenimento premium mantém o condutor e os passageiros entretidos em viagens longas.

O novo Chevrolet Trailblazer É equipado com tração integral em qualquer uma das versões, para ser usado dentro e fora da estrada. Durante a avaliação, o GuarulhosWeb desta vez não utilizou o veículo em condições extremas offroad, já que no teste-drive promovido pela Chevrolet durante o lançamento do veículo no final do ano passado, foi possível colocar o carro no barro em condições bastante adversas. E o "jipão" se saiu muito bem.

Agora, em uma condução mais família, deu para notar que o Traiblazer é ideal para viagens longas, se comportando como um carrão de luxo, que oferece ótimo desempenho, graças ao motor 2.8 turbodiesel, que gera potência de 180 cavalos. Basta pisar que ele responde de forma rápida e ágil. Com um tanque de combustível com capacidade para 76 litros, consegue ter autonomia para rodar mais de 600 quilômetros numa estrada sem precisar parar para reabastecer. Durante a avaliação, ao final de 450 quilômetros, o computador de bordo apontava para uma média de 7 km/l de diesel.

O sistema de tração 4×2 e 4×4 High/Low é acionado eletronicamente "Shift on the Fly" por meio de um seletor no painel, dispensa alavanca e permite trocas com o carro em movimento. Para completar, vale frisar que o Trailblazer sai recheado de itens de conforto, estilo e segurança de fábrica. Tem ABS com EBD, controles de tração e estabilidade, ar-condicionado digital, computador de bordo, piloto automático com comandos no volante, rodas aros 18 com pneus 265/60R18, sistema premium de som, incluindo rádio double din com CD Player, MP3, Bluetooth, entrada mini-USB e entrada auxiliar, quatro tomadas de 12V, entre outros itens.

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