O consumidor, que aproveita esses lançamentos esporádicos, invariavelmente paga menos por diversos equipamentos que são incorporados. De outra parte, fica com um carro carimbado, de fácil identificação pelo ano que foi produzido. Mas o custo benefício geralmente compensa.
Neste momento, a Renault ainda oferece a série especial de seu SUV médio, O Captur Bose, que tem como principal atrativo a incorporação do sistema de som referência no mercado. A série recebe um amplificador digital customizado de 7 canais com equalização exclusiva, tweeters de 25mm com ímã de neomídio no painel dianteiro, woofers de 165mm nas portas dianteiras e alto-falantes de 130mm com ímã de neomídio nas portas traseiras, além de um subwoofer de 150x230mm, também com ímã de neomídio e tecnologia exclusiva BOSE Fresh Air Subwoofer no porta-malas, em posição que não diminui o espaço para bagagem.
Música para os ouvidos, a série é oferecida em duas versões. Uma com o motor 1.6 CVT X-TRONIC, por R$ 96,7 mil, avaliada pelo GuarulhosWeb durante uma semana e outra com o 2.0 Automático, que sai por R$ 98,1 mil. Na real, o motor menor acaba sendo uma opção melhor já que conta com a transmissão CVT que se dá melhor do que o automático de apenas quatro marchas do 2.0. O 1.6 tem potência de 120 cavalos e acaba tendo consumo de combustível melhor também, se bem que não é um primor neste quesito. Faz até 7 km/l com etanol na cidade, mas na estrada não chega a 9.
Concebida para ser um carro da família, oferece bom nível de conforto para até cinco ocupantes, que se acomodam bem inclusive no banco traseiro. Não dá para esperar muita agilidade. Mas vai bem para aqueles consumidores que não se importam com agilidade ou respostas rápidas. Acaba sendo ótima opção para quem privilegia espaço.
Outro ponto interessante é que a série Bose visualmente é igual nas duas versões de motores, assim como nos equipamentos oferecidos. Elas têm novos revestimentos em couro sintético nos bancos, soleiras de porta com assinatura BOSE e badges próximos aos retrovisores externos. A série também inaugura uma nova combinação de pintura biton exclusiva para a versão: carroceria Cinza Cassiopée com teto Prata Étoile, além de oferecer outras três combinações: Preto Nacré com teto Prata Étoile, Branco Glacier com teto Preto Nacré e Vermelho Fogo com teto Preto Nacré.
O Captur Bose conta ainda com o temporizador de farol “Follow me Home”, que auxilia o trajeto em locais de pouca luminosidade e evita que o motorista esqueça os faróis ligados. Vem com rebatimento automático dos retrovisores no momento de fechamento pela chave e luz de cortesia no quebra sol do passageiro. O Media Evolution, com Android Auto e Apple Carplay, é de série. Dá para usar Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e áudios de Whatsapp na tela de sete polegadas touchscreen capacitiva, com melhor precisão ao toque.
O que a série Bose oferece
- apoio de braço para o motorista,
- – Alarme perimétrico,
- ar-condicionado automático,
- câmera de ré,
- chave-cartão hands free,
- comando de áudio e celular na coluna de direção (comando satélite),
- direção eletro-hidráulica,
- farol de neblina com função Cornering Light e sensor crepuscular,
- piloto automático com indicador e limitador de velocidade,
- regulagem de altura no volante,
- regulagem de altura para o assento do condutor,
- retrovisores automáticos,
- sensor de chuva
- vidros elétricos
- – Bancos em couro,
- luzes diurnas em LED,
- pintura biton
- rodas aro 17 polegadas de liga leve diamantadas
- Assistente de partida em rampas (HSA),
- controle eletrônico de estabilidade (ESP),
- controle eletrônico de tração (ASR),
- freios ABS, ISOFIX,
- quatro airbags (dianteiros e laterais)
- sistema CAR (travamento automático das portas a 6 km/h)
- Sistema de som premium BOSE com amplificador digital customizado de 7 canais,
- MEDIA Evolution 7’’ com Android Auto e Apple Carplay.