Início » AVALIAÇÃO – Além de tecnológico e eficiente, Novo Nissan Kicks se destaca por sua beleza
Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Além de tecnológico e eficiente, Novo Nissan Kicks se destaca por sua beleza

Ernesto Zanon – Do Carro Expres / Imagens e Edição: Danilo Sanches

“Os feios que me perdoem, mas beleza é fundamental”. Partindo desta premissa, a Nissan acertou em cheio na remodelação de seu SUV compacto Kicks, que neste ano ganhou um visual ainda mais atraente que aquele lançado em 2016. Por mais que gosto não se discuta, o Novo Nissan Kicks, principalmente em sua dianteira, ficou extremamente bonito, sendo um dos principais – entre tantos outros – atributos deste modelo.

O Carro Express / GuarulhosWeb avaliou a versão Exclusive, a mais completa da família, durante 10 dias. Trata-se de um carro bem completo, recheado de equipamentos tecnológicos de ponta, além de muito conforto e segurança. A motorização não mudou. Segue com o mesmo propulsor HR16DE de 1,6 litro e 16 válvulas, que produz 114 cavalos de potência a 5.600 rpm e torque de 15,5 kgfm a 4.000 rpm. Não é um primor em desempenho, já que concorre diretamente com veículos equipados com motores turbo, que entregam mais tanto em performance como em consumo. Mas cumpre muito bem o papel a que se propõe. A transmissão é a XTRONIC CVT®️ com D-Step (simulação de marchas) e modo Sport, que garante também boa performance nas mais diferentes condições.

No visual, a grande evolução do Novo Kicks. O para-choque diranteiro combina com a ampla grade Double V-motion, itens que são realçados pelos frisos cromados e pelos detalhes em black piano. Os faróis de Full LED com função DLR (luz de rodagem diurna), um item de série em todas as versões com câmbio CVT, e faróis de neblina de LED garantem melhor alcance e projeção da luz com qualidade, maior durabilidade e baixo consumo de energia. As luzes de direção posicionadas nos retrovisores externos também contam com LED.

Na traseira, as lanternas (de freio inclusive) também são de LED e possuem um recurso de estilo no qual elas se estendem de um lado para o outro, separadas somente pelo logotipo da Nissan no centro da tampa do porta-malas, adicionando uma marcante linha horizontal que enfatiza a ampla estrutura traseira. Como na frente, o novo para-choque traseiro dá uma sensação de mais volume.

O Novo Nissan Kicks mantém uma das características mais marcantes do estilo da linha, e que lançou tendência no segmento: o “teto flutuante”. Essa solução de design faz com que a coluna C pareça não existir por conta do acabamento em preto que se funde com os vidros das portas traseiras, mas que ainda permite excelente visibilidade externa para todos.

Por dentro, o Kicks conta com o sistema multimídia com tela de oito polegadas e o som premium Bose®️, que proporciona um som potente e equilibrado com a ajuda de oito alto-falantes de alta performance (dois deles são tweeters) e um amplificador digital. O segredo para oferecer essa experiência de som envolvente são os dois alto-falantes Bose UltraNearfield™️ de 2,5 polegadas que ficam localizados dentro do encosto de cabeça do banco do motorista.

O sistema multimídia Nissan Connect conta com tela de oito polegadas sensível ao toque e com comandos extremamente intuitivos, com fácil acesso aos aplicativos Android Auto e Apple CarPlay com assistência de voz para ler mensagens, além de aplicativos de streaming de áudio. Também é possível conectar simultaneamente dois equipamentos via Bluetooth para o uso de um deles para a condução com as mãos livres e outro para ouvir o aplicativo de música, por exemplo.

O painel de instrumentos multifuncional em TFT (Thin Film Transitor) de sete polegadas tem mostradores configuráveis. O painel digital de instrumentos oferece 12 funcionalidades que auxiliam com informações sobre os equipamentos e de segurança.

No sistema estão informações relacionadas à condução como as dos Alertas de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), do Detector de Objetos em Movimento (MOD), do Monitoramento de Ponto Cego (BSW), do sensor de estacionamento, do afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros e de outras configurações do veículo. As telas também mostram informações do tacômetro, temperatura externa, áudio e telefone que estiver conectado.

O Novo Nissan Kicks oferece ainda tecnologias inteligentes de segurança passiva e ativa. Um conjunto avançado de dispositivos forma o Nissan Safety Shield, que é composto por diferentes tecnologias de segurança que monitoram, protegem e respondem em algumas situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco. Esse “escudo de proteção” ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento no entorno, responder a ações inesperadas (como a aproximação desatenta a um veículo à frente) e a proteger (frenagem de emergência e segurança passiva).

As novidades são o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), o Monitoramento de Ponto Cego (BSW), o Alerta Inteligente de Mudanças de Faixa (LDW) e o Acendimento Inteligente dos faróis com ajuste de altura e intensidade (HBA).

O Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) previne colisões e atropelamentos involuntários nas manobras de ré, já que emite sinais para o motorista quando há a aproximação de outro veículo graças aos sensores instalados nas extremidades do para-choque traseiro, que têm alcance de até 20 metros. O Monitoramento de Ponto Cego (BSW) e o Alerta Inteligente de Mudanças de Faixa (LDW) são auxílios importantes para mudanças de faixa de rolamento ou em momentos de distração do condutor.

Um dos destaques do Nissan Kicks desde seu lançamento, a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD) é composta por quatro câmeras externas instaladas na frente, na traseira e em ambos os retrovisores. Elas reproduzem uma visão periférica de 360 graus, permitindo que se detecte objetos em movimento em torno do veículo.

Outro equipamento que torna o crossover da Nissan diferenciado é o Controle Dinâmico de Chassi (Chassi Control), um conjunto que reforça ainda mais a segurança e também é único no segmento. Composto pelo Controle Inteligente em Curvas (Active Trace Control), Estabilizador Inteligente de Carroceria (Active Ride Control) e Controle Inteligente de Freio Motor (Active Engine Brake), que atuam na suspensão, freios e também na estabilidade, o sistema permite que o motorista conduza o Novo Nissan

O que o Nissan Kicks Exclusive oferece por R$ 116 mil:

– Câmbio XTRONIC®️ CVT com função Overdrive
– Câmera traseira de estacionamento
– Controle de velocidade automática no volante
– Luzes de condução diurna (DTRL)
– Sensor de estacionamento traseiro
– Bancos com revestimento sintético
– Chave inteligente presencial (I-Key)
– Controle do computador de bordo no volante
– Espelho retrovisor eletrocrômico
– Fechamento dos vidros por meio de controle remoto
– Multimídia Nissan Connect com tela sensível ao toque colorida de 8 polegadas, 2 portas USB (Tipo A e tipo C) Bluetooth, Apple CarPlay®️ e Android Auto®️
– Painel multifuncional em TFT de 7”
– Retrovisores externos com regulagem elétrica e indicador de direção
– Rodas de liga leve de 17″ e pneus 205/55 R17
– Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start)
– Vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema um toque e antiesmagamento
– Volante com acabamento revestimento sintético
– Ar-condicionado automático digital
– Apoio de braço frontal
– Controle Inteligente de Freio Motor (Active Engine Brake)
– Controle Inteligente em Curvas (Active Trace Control)
– Detector de objetos em movimento (MOD)
– Estabilizador Inteligente de Carroceria (Active Ride Control)
– Faróis dianteiros e de neblina em Full LED
– Maçanetas externas cromadas
– Retrovisores externos rebatíveis automaticamente
– Sistema premium de som BOSE®️ Personal Plus com alto-falante no apoio de cabeça do motorista com oito alto-falantes
– Visão 360° Inteligente

O que vem a mais no Pack Tech, que sai por R$ 119.890 (disponíveis na versão avaliada)

– Acendimento Inteligente dos faróis com ajuste de altura e intensidade (HBA)
– Alerta de Colisão Frontal com assistente inteligente de frenagem (FCW/FEB)
– Alerta Inteligente de mudanças de faixa (LDW)
– Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA)
– Monitoramento de ponto cego (BSW)