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AVALIAÇÃO – Ao trabalho, com a Partner Rapid, a “Fiorino” da Peugeot

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Em vídeo no youtube.com/carroexpress

Quando fabricantes concorrentes se unem em um grupo, como ocorre com o Stellantis, que reuniu diversas marcas, ocorre um fato inusitado, como o compartilhamento de plataformas. É assim que a Peugeot traz para o mercado brasileiro a Partner Rapid, que é praticamente a mesma Fiat Fiorino, o furgão compacto comercial mais utilizado no Brasil.
Isso não é novidade. No passado, na época da Autolatina, por exemplo, que uniu Ford e Volkswagen, Santana e Versailles eram bem similares, mas com emblemas distintos, só para citar um. Mas vamos ao modelo avaliado nesta semana, a Partner Rapid, que apresenta as mesmas qualidades da irmã, mas com preço um pouco mais baixo. Enquanto o modelo da Fiat sai por volta de R$ 110 mil, o da Peugeot pode ser adquirido por R$ 102 mil.


Mas vale a pena trocar de marca? A princípio sim, já que a Partner Rapid se apresenta como um veículo ideal para o transporte de pequenas cargas nas cidades. Tem motor 1.4 8V Fire EVO Flex, que trabalha em conjunto com um câmbio manual de cinco marchas. Desenvolve 86 cv de potência e torque de 120 Nm com etanol, entregando a agilidade e a eficiência essenciais quando falamos em transporte de cargas.

O compartimento de carga oferece um total de 3,3 metros cúbicos de volume aptos a comportar até 650 kg, amparados pelo protetor de cargas, iluminação, tapetes presentes no piso e abertura de até 180º das portas. Ou seja, se o transporte é a alma do negócio, a Partner cumpre bem sua função nos sistemas de entrega, cada vez mais utilizados nestes tempos de mercado online em alta.

O Partner Rapid conta ainda com diversos equipamentos de segurança, oferecendo de série controle estabilidade e tração, alerta de frenagem de emergência (que aciona automaticamente o pisca alerta além das luzes de freio, alertando os outros motoristas e reduzindo o risco de colisões traseiras) e Hill Assist (excelente aliado para as saídas em rampas e vias íngremes, especialmente quando o veículo está carregado), além de faróis de neblina com DRL integrados. O modelo conta ainda com barra lateral e painel de porta reforçado com espuma específica, que contribuem para uma melhor absorção de impactos no caso de choque lateral.

No comando de um carro de trabalho, em um habitáculo onde um motorista passa várias horas do dia, algumas considerações. Há bom espaço para os dois ocupantes na cabine. A posição de dirigir também agrada. Há vidros elétricos e ar condicionado, o que melhora a sensação de quem tem que enfrentar muito tempo no pesado trânsito das grandes cidades. No painel, o motorista tem à disposição o cluster com computador de bordo de seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital. Falta uma saída USB para carregamento de dispositivos móveis. A opção é usar um adaptador pela velha saída de “acendimento de cigarros”.

Tirando a falta do retrovisor central (obviamente) e alguma dificuldade para entrar em algumas ruas em ângulo de 45 graus, precisa se adaptar à pouca visibilidade traseira. Aí a condução fica bem parecida como a de um veículo de passeio. A Partner, sem estar carregada, demonstra ser ágil no trânsito e esperta nas manobras no trânsito urbano.
No visual, faróis afilados recebem o contorno dos para-choques, para-lamas e capô, formando uma assinatura frontal forte, complementada por luzes de rodagem diurnas integradas aos faróis de neblina e o logotipo do leão posicionado no centro da exclusiva grade frontal.

Na lateral o destaque é a moldura de porta, que protege a carroceria de pequenas batidas, típicas de estacionamentos, recebendo a inscrição Rapid, além dos repetidores de piscas integrados aos retrovisores, disponível como item de série do modelo.

As rodas são de 14 polegadas, com calotas integrais e identificação Peugeot. Na traseira, que dá acesso ao compartimento de carga, é possível encontrar, novamente, o logotipo da Marca e o monograma de identificação da Partner.

Equipamentos de série
– ar-condicionado,
– direção hidráulica,
– banco do motorista e volante com regulagem de altura,
– travas e vidros elétricos com sistema One touch,
– pré-disposição para rádio,
– protetor de cárter,
– alarme,
– chaves canivete com acionamento do alarme

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