Carro

AVALIAÇÃO – Audi A3 Sportback – Um legítimo alemão que vale quanto pesa

O Audi A3 Sportback não figura entre as novidades do mercado. Velho conhecido dos brasileiros, figurando no final dos anos 90 e início dos 2000, como o primeiro modelo da marca alemã produzido no Brasil, na fábrica de São José dos Pinhais, ele inaugurou por aqui o segmento de compactos premium de luxo. Tornou-se logo o sonho de consumo de jovens, em busca de um carro eficiente, com um bom número de equipamentos de série, além de oferecer ótimo desempenho, conforto e sofisticação.

O A3 foi se renovando e sendo aperfeiçoado até que, em 2013, chegou à versão que é comercializada no momento por aqui. Hoje conta com duas

motorizações: 1.4 de 122 cavalos e 1.8 de 180 cv de potência, que conta com o câmbio S tronic de sete velocidades. O Auto News avaliou durante uma semana o segundo modelo, que veio com tudo o que a Audi oferece para melhorar a performance e o desempenho.

Além da beleza natural de um legítimo alemão, o A3 Sportback oferece uma série de equipamentos embarcados que o colocam em situação de destaque frente à concorrência. Nos mais diversos detalhes, conforto, segurança e tecnologia, a partir dos mesmos itens oferecidos nos modelos mais sofisticados da marca.

 

Visual marcante que chama a atenção

A3 Sportback 5 portas se destaca pelo visual que incorpora o design presente em toda a família Audi. São faróis estreitos de xênon plux, com luzes diurnas em led. Grandes entradas de ar na parte dianteira, que combinam com o perfil elegante que se estende pela linha de cintura lateral. Há ainda um discreto spoiler de tenho, que garante o caráter esportivo. Na traseira ainda, as luzes bipartidas, com tecnologia led.

Por dentro, um banho de sofisticação. O console central, levemente inclinado, destaca a funcionalidade e acessibilidade de tantos comandos disponíveis ali. A unidade de comando tátil, por exemplo, conta com botão de pressão e rotativo, que permite ao motorista acessar as mais diferentes informações de maneira intuitiva, sem perder a atenção ao volante. Dá até para escrever, com os dedos, letras e números sobre o que se busca no sistema. Uma tela de sete polegadas, muito bem posicionada, dá as respostas.

 

Drive Select, um capítulo à parte

 

Com um A3 Sportback, você tem vários carros em um só. O sistema Drive Select, de série no modelo 1.8, permite diferentes tipos de condução de acordo com as intenções do motorista. No Eficiência, prevalece a economia de combustível. Utilizando neste modo durante a avaliação em estrada, o computador de bordo acusou 15 km por litro de gasolina ao longo de 100 quilômetros em rodovia. O carro fica mais “lento”, bastante suave.

No outro extremo, o Dinâmico deixa o A3 um bicho.  Neste modo, ao final de 100 km/l, o consumo não passa dos 9 km/l. No entanto, basta encostar o pé no acelerador para ele ir longe. A sétima marcha só entra depois dos 160 km/h. Nas curvas, gruda no chão, graças ao excelente e eficiente sistema de suspensão inteligente.

Entre o Dinâmico e o Eficiência, há o Conforto – exatamente o meio termo –, o Individual, em que é possível personalizar a forma de dirigir do condutor, e o Auto – que se adapta a forma de dirigir, dando respostas conforme o gosto do freguês.

 

Ficha técnica

Motor    1.8 Turbo FSI

Potência    180 cv

Torque    250 nM

Câmbio    S tronic 7 velocidades

Comprimento    4.237 mm

Largura    1.777 mm

Altura    1.421 mm

Rodas    17”

Pneus    225/45 R17

Tanque de combustível    50 litros

Porta-malas    380 litros

Aceleração 0 a 100 km/h 7,3 segundos

Velocidade máxima    232 km/h

Preço    R$ 130.678,00

Tags
Posso ajudar?