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AVALIAÇÃO – Belo visual e tecnologia embarcada são principais atrativos do VW Nivus Highline 

Confira a avaliação do belo e extremamente conectado Volkswagen Nivus, o crossover que encanta por onde passa 

 Lançado em junho, no auge da pandemia de Covid-19 no Brasil, o Volkswagen Nivus ainda não chegou às ruas de forma efetiva. Tanto que os poucos exemplares, como esta versão Highline avaliada pelo GuarulhosWeb durante uma semana, chama demais a atenção por onde para ou passa. Tudo por um motivo bastante simples: o novo “crossover” é muito bonito. O design diferenciado, que aponta para um cupê, se destaca demais em um universo de carros cada vez mais parecidos, que seguem quase a mesma receita de produção em massa em países orientais. Não chega a brigar com os SUVs médios ou compactos, mas se coloca como opção para quem migrou para este segmento.  

Oferecido em apenas duas versões, a Comfortline por R$ 85.890 e a Highline por R$ 98.290, o Nivus tem algumas características que realmente chamam a atenção e que vão bem além do visual. Ele é equipado com o motor 200 TSI, que se trata do consagrado 1.0 três cilindros turbo que sobra em modelos menores como no Up!, no Polo e também coube bem no T-Cross. Também conta com o ótimo câmbio automático de seis velocidades, que conversa muito bem com o motor e garante resultados bons tanto em desempenho como no consumo de combustível.  

Os mais críticos sempre apontarão que não tem cabimento um SUV ser equipado com motor 1.0, mesmo que turbo. Até dá para entender isso e considerar que o 1.4 TSI da marca, que vai muito bem no T-Cross, seria (ou será) uma excelente opção. Mas, durante os quase 400 quilômetros rodados durante a avaliação, foi possível notar que que o 200 TSI – como a VW prefere chamá-lo – dá conta do recado sim. São raras as situações em que uma força ou pouco maior faz falta. Isso ocorrer no momento de uma ultrapassagem mais rápida ou numa retomada em situações adversas como longas subidas, após alguma desaceleração inesperada, devido ao trânsito mais intenso, por exemplo. No mais, em condições normais, vai muito bem.  

Com turbocompressor e injeção direta de combustível, este propulsor gera até 128 cv de potência e torque de 20,4 kgfm (200 Nm) já a partir de 2.000 rpm. Em números, o Nivus acelera de 0 a 100 km/h em apenas 10 segundos e atinge a velocidade máxima de 189 km/h, com etanol. Com relação ao consumo de combustível, segundo a Volkswagen obteve, conforme normas do INMETRO, 10,7 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol) no ciclo urbano, enquanto no rodoviário os dados foram de 13,2 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol). Durante a avaliação, com gasolina, na estrada, chegamos perto dos 14 por litro, enquanto no ciclo urbano ficou exatamente na casa dos 10.  

Muita tecnologia

 Chama a atenção no Nivus Highline o conteúdo de fábrica, que garante uma versão extremamente tecnológica, que torna o dirigir mais prazeroso e divertido. Conta com direção com assistência elétrica, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), auxílio de partida em rampa (Hill Hold Control), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), faróis de LED com função ‘Coming & Leaving home’ e DRL em LED integrado, lanternas traseiras de LED, câmera de ré, volante multifuncional, ISOFIX e top tether para fixação de cadeirinha infantil, sensor de estacionamento traseiro (Park Pilot), freios a disco nas quatro rodas, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tiltdown no lado direito, saídas traseiras do ar-condicionado e USB para passageiros do banco traseiro, entre muitos outros equipamentos.  

Acha que está bom? Pois bem, até aqui os itens já citados também estão disponiveis na versão de entrada. A Highline vem ainda com o controle de cruzeiro adaptativo ACC (Adaptive Cruise Control), um item que deixa a direção muito mais segura e permite até deixar o carro andar sozinho. Trata-se daquele equipamento em que você define a velocidade máxima desejada e deixa ele correr solto pela estrada ou mesmo na cidade. O Nivus desacelera quanto outro veículo à frente diminui e chega a parar (estancar), quando detecta perigo iminente à frente.  

 Também é equipado com sistemas de frenagem autônoma de emergência AEB (City Emergency Brake), Front Assist, Post Collision Brake, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura ‘Climatronic’, faróis de neblina em LED com função ‘Cornering Light’, revestimento dos bancos com revestimento sintético ‘Native’, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros (Park Pilot), detector de fadiga, sistema KESSY (acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor), entrada USB no console central dianteiro e novo volante multifuncional revestido em couro e com ‘shift-paddles’. 

 Para quem quer mais, o Nivus Highline oferece ainda uma verdadeira “Ilha digital”, no centro do painel de instrumentos. Conta com o Active Info Display de 10,25 polegadas e a nova central de infotainment VW Play – uma tela temperada anti-risco de altíssima resolução, de 10,1 polegadas sensível ao toque, com funcionamento semelhante ao de um tablet ou smartphone, estabelecendo um novo patamar de conectividade, streaming e serviços no mercado. Destaque para a conexão de internet via celular, manual cognitivo, APP ‘Meu VW’ pré-instalado (possibilitando o agendamento de revisões periódicas, por exemplo), e a inédita VW Play Apps, uma loja virtual exclusiva de aplicativos que podem ser baixados na memória interna de 10GB, como iFoodDeezerEstapar, Porto Seguro, WazeUbook, entre outros. É uma experiência inédita de uso do infotainment como um tablet a bordo. 

 O Nivus é produzido sobre a multifacetada Estratégia Modular MQB, presente nos modelos Polo, Virtus, T‑Cross, Jetta, Passat e Tiguan Allspace. O porta-malas tem capacidade para 415 litros. Suas medidas permitem o transporte de cargas volumosas, assim como a amplitude da abertura de sua tampa facilita o acesso ao compartimento com grandes objetos. O espaço interno é beneficiado pelas medidas externas. Tem 4.266 mm de comprimento, 2.566 mm de distância entre-eixos, 1.757 mm de largura e 1.493 mm de altura 

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