Tenho apresentado aqui diversos carros chineses híbridos e elétricos nos últimos meses. Esse movimento repete uma transformação no mercado brasileiro, diante da ofensiva que BYD e GWM vem promovendo no mercado brasileiro.
Hoje, é a vez de mostrarmos o BYD King DM-I, um sedã médio híbrido que tem a difícil tarefa de encarar ninguém menos que o lendário Toyota Corolla. Aqui vale abrir um parêntese. Há décadas, todo mundo tenta desbancar esse mito, que carrega a aura de ser um japonês que não quebra e tem ótimo valor de revenda. Além, é claro, de seus atributos.
O King chega com bastante coisa que pode sim balançar o outro rei. Tem preço bastante atrativo, motorização eficiente, muito equipamento embarcado e, como sempre, autonomia quase que imbatível. Dá para rodar mais de 1.100 quilômetros com um tanque de gasolina e bateria carregada sem precisar parar.
Este BYD King GS conta com bateria de 18,3 kWh, o que permite rodar mais de 120 quilômetros somente no modo EV, o elétrico. Ele combina um motor de alta eficiência de 1.5L a gasolina e outro elétrico de última geração capazes de gerar 235 cv. Essa combinação resulta em uma experiência de condução marcada por agilidade, eficiência, conforto e sustentabilidade com 0 a 100km/h em 7,3 segundos.
Isso é só um detalhe diante de tudo que esse híbrido plug-in oferece. Você pode recarrega-lo a partir de carregadores externos ou mesmo utilizar os recursos de regeneração, conforme vai utilizando no dia-a-dia ou até pelo próprio motor a combustão que gera energia para recarregar a bateria durante a utilização.
Na prática é assim. Se você utiliza o carro na cidade a maior parte do tempo, o motor a combustão praticamente não é acionado. Ou seja, gasto zero em gasolina no modo EV. Aí dá para recarregar e seguir a rotina como um bom carro elétrico. Se precisar dar uma esticada além dos 120 quilômetros, aciona-se o modo HEV –o híbrido – para o motor a gasolina entrar em operação e seguir adiante. Ou seja, 1uando a capacidade da bateria está baixa, ele se transforma em um veículo híbrido com consumo de combustível ultra eficiente.
Numa viagem, por exemplo, aí prevalece o motor a gasolina, já que o elétrico entrará em operação em momentos que precisar uma força a mais, num arranque rápido, numa retomada ou avanço repentino a velocidades mais altas. É muito bom, porque isso se reflete em muita economia. Estima-se que ele consegue chegar perto dos 20 km/l de gasolina, já que os motores se complementam.
Não bastasse a economia, o BYD King tem muito espaço interno, conforto e tecnologia, algo que já se tornou comum nesses chineses desde os modelos de entrada. Quer dizer que se trata de um sedã médio de luxo de verdade.
Você deve estar curioso para saber quanto custa este BYD King, não é? Na tabela, a versão GS sai por R$ 187 mil. Mas há boas ofertas da rede de concessionários. Algumas promoções derrubaram o preço em até R$ 20 mil recentemente. Dá para negociar bem e perceber que vale o investimento.
Para encerrar, impossível deixar de falar do espaço e do design deste BYD King. O sedã possui 1495mm de altura, 1837mm de largura, 4780mm de comprimento e 2718mm de entre-eixos, e rodas de aro 17” e pneu 215/55R17. O porta-malas leva 450 litros de bagagem. Os faróis de LED são evidenciados por uma faixa de Luz Diurna.Por dentro, destaque para a tela flutuante de 12,8” e rotação elétrica, com Android Auto e Apple CarPlay, conexão com internet, um painel de instrumentos LCD Full-View de 8,8”, seletor de câmbio eletrônico por botão rotativo e o Sistema de Cockpit Inteligente da BYD, com comandos de voz intuitivos.
O que o BYD King oferece
– carregamento por indução para smartphone,
– Assistência de Partida em Rampa (HHC),
– Controle de Cruzeiro (CC),
– Sistema de Monitoramento de Calibragem de Pneus (TPMS),
– Freio de Estacionamento Eletrônico (EPB),
– função Autohold (AVH),
– sensores de estacionamento,
– câmera 360º,
– Sistema de Direção Assistida Elétrica (C-EPS),
– Frenagem Inteligente,
– Controle de Tração,
– Controle de Desaceleração do Freio de Estacionamento
– Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem.