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AVALIAÇÃO – BYD Dolphin Mini é mais do que parece ser

Ernesto Zanon – Do Carro Express

Muito se fala do avanço dos elétricos. Até pouco tempo atrás, o preço deles era um impeditivo real ao aumento da frota destes carros que dispensam os combustíveis fósseis e se tornaram objeto de curiosidade ou desejo de boa parte dos consumidores. Mas o avanço dos chineses no Brasil começou a mudar essa história.
O novo BYD Dolphin Mini, avaliado nesta semana pelo Carro Express, se apresenta como um subcompacto, com excelente espaço interno, e que causou em sua chegada no Brasil. Durante mais de um mês o mercado especulou demais sobre o modelo, que poderia ser o elétrico mais barato do país. Muito se falou. Gente que se acha chegou a anunciar que seria perto dos R$ 90 mil. Se isso ocorresse, ocorreria uma implosão no mercado, já que concorreria com nacionais inferiores a combustão que praticam valores maiores.


Pois bem. Veio o anúncio do preço a R$ 115,9 mil. Imediatamente, apesar do preço estar de acordo com o mercado, e essas informações não terem partido dela, a BYD passou a ser atacada insistentemente até por fake news, como se fosse a responsável pelas mentiras e especulações infladas nas redes sociais.
No entanto, o Dolphin Mini chegou por um preço muito competitivo e viável. Tanto é assim que as vendas estão a todo vapor. Pelo valor de compactos premium, o consumidor leva para casa um carro com motor elétrico com potência de 75 cv. Vai de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos e pode chegar 130 km/h. Você pode até achar que se trata de números tímidos, mas sempre leve em consideração que é um carro urbano, de entrada, que não tem vocação esportiva.

Se quer um carro para o dia a dia, para andar na cidade e até arriscar algumas viagens mais curtas, o Dolphin Mini é ideal. Tem amplo espaço e conforto para até 4 ocupantes. O porta-malas de 230 litros não é pequeno em se tratando de um subcompacto. Sem estepe, traz kit de reparo de pneus, para consertos emergenciais.
Oficialmente, a autonomia é 280km, segundo dados do Inmetro. Mas a realidade é outra. Peguei este carro com a indicação de 380 km de autonomia no computador de bordo. Rodei mais de 100 km e a autonomia ainda está na casa dos 250 km. Ou seja, mesmo no trânsito urbano, acelerando em pequenos trechos de estrada, passa fácil dos 300.


Aí você tem que avaliar quanto você usa por semana e quantas vezes vai precisar parar para recarregar as baterias. A BYD oferece o carregador para instalar em casa ou no trabalho. Mas mesmo se você não contar com um wallbox, não se preocupe. Já há carregadores públicos ou cobrando em muitos locais. Aqueles perrengues comuns, de não achar pontos de recarga, comuns até um ano atrás, já não ocorrem mais. Fácil, fácil achar um ponto. Vale salientar que o Dolphin Mini pode ser carregado em qualquer tomada comum de 127 ou 220V.

O que ele oferece:

– motor elétrico com potência de 75 cv
– Porta-malas de 230 litros
– kit de reparo de pneus, para consertos emergenciais
– banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições;
– multimídia com tela flutuante de 10,1″ e rotação elétrica;
– conexão 4G
– carregamento por indução para smartphone,
– painel de instrumentos LCD de 7”
– controle de cruzeiro com seletor de velocidade,
– vidros elétricos,
– câmera de ré,
– assistente de voz

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