Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – BYD Song Plus, um SUV médio de luxo híbrido que vai longe

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches

Você já imaginou pegar um carro de padrão elevado e dirigir até 1.000 quilômetros, com muito conforto, tecnologia, além de manter alto desempenho, sem precisar parar para abastecer? A tarefa, que até é possível com alguns modelos diesel que têm tanque avantajado, se torna possível com o avanço dos híbridos. Esta é uma das qualidades do BYD Song Plus DM-i, avaliado pelo Carro Express numa condição bem especial: uma longa viagem, que totalizou mais de 1.300 km.


A nova marca que já tem diversos modelos elétricos no Brasil se sobressai ainda mais com este SUV médio de luxo híbrido plug-in, que custa R$ 270 mil. Isso significa que ele tem motor a gasolina, mas um elétrico que dá para carregar na tomada. Esta combinação garante, além de excelente performance tanto na estrada como na cidade, que dá para ir muito longe sem parar para recarga ou reabastecimento de combustível. A avaliação, feita em sua maior parte em estradas, demonstrou que o modelo agrada até mais do que se possa imaginar.

Parece até mágica, porque o motor elétrico que aparentemente tem baixa autonomia (apenas 51 quilômetros) se recarrega tanto com o auxílio do motor a combustão como numa tomada comum de 220 volts em casa ou no trabalho. Como ele pode rodar nos modos EV (somente elétrico) como no HEV (híbrido), é possível diferentes utilizações e rendimentos.

Elétrico na cidade


No trânsito urbano, em percursos menores, dá para esquecer o motor a gasolina e utilizar somente o elétrico, no modo EV. Dá para rodar 51 quilômetros sem transtornos, o que pode ser suficiente para ir de casa para o trabalho, por exemplo, algumas vezes na semana. E não tem perrengue no caso de precisar ir além. O modo híbrido entra em operação. Desta forma, o motor a gasolina passa a funcionar recarregando o elétrico e com um consumo bem baixo, na casa dos 19 km/l.

Já quando vai para a estrada a história é outra. A autonomia do elétrico pode parecer pequena e gerar desconfianças, porém ele ajuda demais a garantir maior potência ao longo do trajeto, permitindo inclusive mais economia de combustível. Daí vem a autonomia que pode passar de 1.000 quilômetros. Quando é necessária uma pegada mais forte, o elétrico entra em cena. Nos momentos que se usa a gasolina, o motor EV vai sendo recarregado. Isso tudo é possível assistir no painel, que mostra o consumo tanto do elétrico como do motor a gasolina.

E convenhamos, o desempenho não deixa a desejar. Por mais que o motor a gasolina 1.5 gere apenas 110 cv de potência, pouco para um SUV médio desta categoria, o elétrico com seus 179 cv entra em funcionamento sempre que necessário, garantindo uma direção segura e muito rápida. O sistema DM-i leva em consideração, tanto o desempenho, quanto a eficiência energética. Por isso, o resultado final é pra lá de satisfatório.

Design inovador


Se o SUV Song Plus DM-i agrada pelo que oferece em motorização, o design não fica atrás. Tem linhas agressivas e faróis Full LED na dianteira, que, segundo o fabricante, “lembram um dragão gigante com os olhos abertos”. Destaque para a grade frontal, ressaltada por tiras decorativas cromadas, além do acabamento em 3D. Os retrovisores externos possuem ajuste elétrico, são escamoteáveis e contam com desembaçador elétrico.

Na traseira, o BYD Song Plus DM-i traz lanternas em LED conectadas, oferecendo uma iluminação maior, mais atraente e que aumenta a visibilidade do veículo. As lanternas e o brake light Skyline são integradas e proporcionam maior segurança. As rodas de liga leve de 19” e alto brilho remetem à esportividade do conjunto, com pneus de dimensões 235/50 R19.

O Song Plus DM-i dispõe ainda de um dos maiores porta-malas do segmento, com 574 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, o espaço chega a 1.477 litros. A abertura da tampa do porta-malas do Song Plus DM-i é possível pelo acionamento de um botão localizado na própria tampa, por meio da chave do veículo e também acionando um botão localizado na porta do motorista, de forma elétrica tanto para a abertura quanto para o fechamento.

Sofisticação a bordo


O interior do BYD Song Plus DM-i foi concebido para oferecer um elevado nível de sofisticação, que inclui um conjunto de elaborados detalhes artísticos em um amplo espaço interno. Na frente, os bancos possuem ajustes elétricos e são dotados de aquecimento e ventilação. Na traseira, o interior traz piso plano (ausência de túnel central), que aumenta o conforto dos ocupantes, além de melhor acessibilidade. Os assentos são bem confortáveis, permitem reclinação do encosto e oferecem excelente comodidade extra às pernas. Além disso, os bancos têm acabamento em tecido premium sustentável e materiais sofisticados.

A iluminação ambiente pode ser configurada com 31 opções de cores. O painel 100% HD digital personalizável com 12.3 polegadas conta com display de fácil visualização e múltiplas informações. Além de ótima resolução e moldura ultra estreita, proporciona um prazer visual pela progressividade de design. O ar-condicionado dual zone, com regulagem de temperatura independente — configurável na tela da multimidia — e também saída para os bancos traseiros, completa a atmosfera confortável do interior do veículo, que ainda conta com amplo teto solar panorâmico angular elétrico, com anti-esmagamento e sensível ao toque.

O Song Plus DM-i dispõe de volante multifuncional com controles de áudio e tecnologias semiautônomas, carregamento de celular por indução (Wireless), saída de ventilação traseira e entradas USB. Conta também com outros diferenciais, como controle de estabilidade (ESP), controle de tração TCS), assistência de partida em rampa (HHC) e também descida (HDC), sensores de estacionamento, sensores de ponto cego, chave keyless para abertura e fechamento e sistema de ignição por botão, entre outros itens.

Conta também com câmeras com função panorâmica 360°. Ou seja, pode-se visualizar ao redor e observar a parte inferior do veículo, não havendo ponto cego no campo de visão. Some a isso, o sistema Adaptive Cruise Control (ACC), que permite ao condutor não apenas estabelecer a velocidade que o veículo deve trafegar, mas também ajustar a distância que deseja manter em relação ao carro à frente, ampliando o conforto e a segurança.

Seis airbags (airbags dianteiros, laterais dianteiros, cortinas de ar laterais dianteiras e traseiras), assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de frenagem de emergência, sensores de pressão dos pneus e o sistema ISOFIX fazem parte do pacote de segurança do Song Plus DM-i.

O que o BYD Song Plus DM-i oferece

• Acabamento do painel e portas Premium
• Bancos revestidos de material Premium e sustentável
• Ambient Light com 31 opções de cores
• Sistema de Som Premium
• Ar-condicionado digital de duas zonas.
• Teto solar com abertura e fechamento elétricos
• Carregamento de celular por indução (Wireless)
• Saída de ventilação traseira e entradas USB
• Ajuste elétrico dos bancos dianteiros ajustáveis eletricamente e dotados de aquecimento e ventilação
• Freio de estacionamento eletrônico com Auto-hold
• Super Híbrido Plug-in DM-i
• Modo de direção – EV (elétrico) ou HEV (híbrido)
• três estilos de direção (Eco, Normal e Sport)
• Central Multimídia Touch de 12,8” rotativo eletricamente
• Painel 100% HD digital personalizável com 12.3 polegadas
• Volante multifuncional com controles de áudio e tecnologias semiautônomas
• ACC | Piloto automático adaptativo inteligente com Stop&Go
• 6 airbags (airbags dianteiros, laterais dianteiros, cortinas de ar laterais dianteiras e traseiras)
• Assistente de permanência em faixa
• Sensor de ponto cego
• Reconhecimento de sinais de trânsito
• Assistente de frenagem de emergência
• Sistema eletrônico de estabilidade
• Alerta de tráfego cruzado
• Intelligent light assistant
• Câmeras com função panorâmica 360º HD 3D

Posso ajudar?