Ernesto Zanon – Do Carro Express / Imagens e Edição: Danilo Sanches
Inegáveis o charme e estilo dos carros franceses. Se, durante muito tempo, passaram certo ar de desconfiança aos consumidores por erros cometidos na chegada deles ao Brasil, sempre se destacaram pela beleza e alto nível de conforto oferecidos. Hoje, a Citroen, que já era parceira da Peugeot, está mais abrasileirada ainda ao integrar o grupo Stellantis, o mesmo que comanda Fiat e Jeep, entre outras marcas. Desta forma, ficam no passado os preconceitos e prevalece aquilo que a marca tem de melhor: estilo, desigh e requinte.
Desta forma, no Novo C3, que chegou por aqui no final do ano passado, se reinventou neste mar de carros muito parecidos e com mecânicas cada vez mais próximas. O compacto da Citroen deixou de ser um hatchback redondo e migrou para o estilo mais SUVinho, linha já adotada pela Renault em seu subcompacto Kwid. O Carro Express avaliou a versão First Edition, uma série especial de lançamento com motor 1.6, o mesmo utilizado no irmão Peugeot 208, com câmbio automático.
O novo estilo surpreende. Apesar do formato em botinha, já utilizado pela Citroen no próprio C3 Aircross anteriormente e parecido com o C4 Cactus, a marca prefere manter o carro com um hatch compacto. Na real, a transformação trouxe vários ganhos para o C3, principalmente em espaço interno e no porta-malas, além de uma posição de dirigir mais alta. Dá para se sentir num pequeno SUV sim. Como conta com versão básica com motor 1.0 Firefly, que vem da Fiat, ele se apresenta ao mercado como um compacto que custa perto de R$ 70 mil.
No entanto, com o motor 1.6 mais potente e equipamentos que ornam com o estilo deste carro, que não nasceu para ser um pé-de-boi, pode se aproximar dos R$ 100 mil. O First Edition avaliado, na casa dos R$ 97,7 mil, é uma edição limitada que traz algumas coisas a mais que o top Feel Pack, por R$ 95,3 mil.
No visual, o Novo C3 tem uma dianteira bem marcante, que destaca imagens que identificam muito bem um Citroen. Tem os Chevrons, luzes de condução diurna (DRL) de leds nos faróis bipartidos, que cruzam toda a dianteira até o centro, formando as linhas que identificam os carros da marca há mais de cem anos.
Tem um para-choque cuja parte central sempre será na cor preta, aliando força ao estilo ao mesmo tempo em que protege o veículo de pequenos contatos no dia a dia. Abaixo dos faróis ficam as luzes auxiliares de neblina, que podem receber elegantes molduras embelezadoras que ajudam a destacar o design único do Novo C3.
Nas laterais, o modelo traz barras de teto longitudinais, arcos nos para-lamas que agregam robustez ao visual e também protegem a carroceria. Na traseira, lanternas se integram às linhas do e carregam uma identidade visual única. O para-choque com um amplo elemento preto na parte inferior une proteção reforçada, estilo e praticidade, ocultando sujeiras acumuladas do dia a dia.
Por dentro, prós e contras. O requinte da marca está presente em vários detalhes e chamam bastante a atenção, além de agradar. A central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10” se destaca no centro do painel, que tem elementos cromados em ousadas saídas de ar-condicionado laterais verticais. Os difusores centrais permitem uma rápida climatização de todo o interior, graças ao ar-condicionado de série com comandos reunidos em um só conjunto na parte central do console.
A central multimídia reúne, em uma interface simples e intuitiva, os comandos de configuração, rádio, bluetooth e integração com smartphones. Com ela, qualquer um que estiver dentro do C3 pode usar o Android Auto ou Apple Carplay de forma wireless, sem a necessidade de fios, bastando ter um smartphone compatível com a tecnologia.
O conjunto pode ser controlado pela tela sensível ao toque ou por comandos integrados ao volante, que sempre serão oferecidos nas versões dotadas do Citroën Connect Touchscreen 10”. Essa conectividade total é complementada por até três conectores USB de recarga rápida, sendo dois voltados para o banco traseiro e um no console central, próximo do conector 12V.
Como está tudo reunido no grande display central, sobrou pouco para o mostrador atrás do volante. Pequeno, oferece poucas informações, que são reunidas em um pequeno quadrado central. Dá a impressão que falta alguma coisa ali e corta um pouco do requinte espalhado no interior do carro.
No porta-malas, o destaque em um carro compacto. São 315 litros de volume pelo padrão VDA (367 litros no volume total líquido) distribuídos em um compartimento alto e profundo, permitindo a colocação das mais diferentes bagagens. A tampa sempre tem fechadura elétrica e possui abertura ampla.
O motor é o mesmo 1.6 16V da família EC5 com até 120 cavalos de potência utilizado no Peugeot 208. No pé, dá conta do recado, com boas acelerações e retomadas, que garantem desempenho bastante agradável em se tratando de um compacto. Vai bem na cidade e também na estrada. O câmbio um automático de seis marchas oferece m opção de trocas sequenciais — além do exclusivo modo Eco, que melhora ainda mais a eficiência do modelo. Mais uma vez, boa combinação que resulta em mais conforto a bordo.
O QUE O CITROEN C3 FIRST EDITION OFERECE:
– central multimídia Citroën Connect Touchscreen 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio,
– conector USB no console,
– volante com comandos do som e bluetooth
– banco dianteiro do motorista com ajuste de altura
.- vidros traseiros elétricos,
– alarme perimétrico,
– volante com ajuste de altura e revestimento,
– luzes de condução diurna (DRL) de leds,
– faróis de neblina com moldura branca
– rodas de liga-leve de 15” diamantadas,
– barras longitudinais no teto pintadas de cinza,
– Chevron cromado e maçanetas na cor da carroceria.
– câmera de ré,
– faróis de neblina
– câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais e modo eco
– tapetes especiais, com a identificação First Edition
– pintura metálica bitom.