Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de Imagens: Danilo Sanches
Que a Caoa Chery chegou para ocupar um espaço cativo entre os grandes fabricantes de carros no Brasil, não há mais dúvidas. A marca, de origem chinesa, que foi nacionalizada a partir da parceria com o grupo Caoa avança a passos largos, principalmente no mercado de SUVs. Desta vez, avaliamos a cereja do bolo da marca, a versão Founder´s Edition do top Tiggo 8, numa homenagem póstuma a Carlos Alberto de Oliveira Andrade, que faleceu no ano passado.
Trata-se de uma série limitada de 1.000 unidades que agregam alguns equipamentos a mais no já requintado Caoa Chery Tiggo 8, equipado ainda nesta versão com o motor 1.6 turbo somente a gasolina, que oferece 187 cavalos de potência. Uma híbrida plug-in está chegando por aí.
Trata-se de um SUV com sete lugares que compete diretamente com o Jeep Commander, Chevrolet Trailblazer e Toyota SW. Porém, por um preço bem abaixo que pode compensar na hora do tal custo-benefício. Por pouco mais de R$ 220 mil, você pode ter um carro bem completo, com diversos itens de tecnologia, requinte e conforto que valem bem a pena. Perde dos rivais no porta-malas, quando utiliza os sete lugares. Tem apenas 150 litros de espaço. Quando se rebate os bancos para cinco pessoas, já fica mais pau-a-pau, ao esbanjar 650 litros para levar a bagagem de toda a família.
Como já citado em avaliações anteriores destes carros que oferecem sete lugares, sempre é importante citar que esta é uma situação de exceção. Dificilmente você sai com o carro lotado de passageiros para viagens, já que os dois últimos assentos da terceira fileira não são lá tão confortáveis e acabam sendo usados para levar pessoas de menor estatura ou crianças em trechos mais curtos. E não tem milagres. Com sete, não caberá a bagagem de todos. Será necessário utilizar um bagageiro no teto. Desta forma, o Tiggo 8 segue a mesma lógica da concorrência. Você tem a opção de levar 7 pessoas, mas não necessariamente utilizará essa opção na maior parte do tempo
Motor 1.6 turbo vai bem em diferentes condições
O motor 1.6 turbo dá conta do recado. Garante uma ótima dirigibilidade principalmente na estrada, onde tem capacidade de desenvolver velocidades próximas dos limites permitidos com extrema facilidade. O mesmo vale para retomadas mais rápidas e nos momentos que você precisa um gás a mais. O câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas facilita ainda mais essa condução.
Apesar de grandalhão, o Tiggo 8 responde muito bem. Aí entra o bem estar a bordo, que é garantido pelo bom número de itens oferecidos.
Graças aos itens a mais, inclusive, a condução é facilitada por equipamentos como câmeras de 360 graus que mostram o carro por cima e facilitam tanto na hora das manobras, como no meio do trânsito, como quando você para em um semáforo e pode monitorar quem está a sua volta, por exemplo. Sinais sonoros também ajudam na hora de colocar o carrão nas vagas menores. No consumo de combustível, nenhum exagero. Faz perto de 10 km/l na cidade e mais de 12 na estrada.
A edição Founder´s Edition, além de tudo que o Tiggo 8 já oferece, vem com bancos dianteiros aquecidos, interior com detalhes na cor marrom, acabamento com partes de madeira, rodas de 18 polegadas com novo desenho, cobertura do porta-malas retrátil e banco do motorista com ajustes elétricos e memória. Os tapetes também recebem a inscrição “Founder´s Edition”.
A lista de equipamentos inclui acesso e partida por chave presencial, teto solar panorâmico, quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas, central multimídia com tela de 10,25 polegadas, carregador de celular por indução, faróis full-LED, câmeras 360 graus e alerta de objeto em ponto cego.