Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Queridinho dos taxistas, Chevrolet Spin é o carro família ideal

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de Imagens: Danilo Sanches

Incontestavelmente o carro preferido pelos taxistas de todo o Brasil, o Chevrolet Spin, há 10 anos no mercado, ganha em sua linha 2023 novas versões e evoluções em acabamento que deixam o produto ainda mais atrativo, principalmente para o público família. Avaliado pelo Carro Express durante 10 dias, o modelo que oferece de série sete acentos na versão Premier tem como grande trunfo o maior porta-malas do mercado (quando convertido para 5 lugares). Custa por volta de R$ 125 mil.

O motor 1.8 Econo.flex, um dos últimos com esta cilindrada oferecidos no mercado, tem 111 cavalos de potência abastecido com etanol e 106 cv gasolina. Nada extraordinário, mas o suficiente para uma condução segura e bem honesta, beneficiada pelo câmbio automático AT6 de seis marchas, que se dá muito bem no Spin, a exemplo de outros modelos da Chevrolet. Conta ainda com assistente de partida em aclive, controle eletrônico de tração e estabilidade, que facilitam a condução principalmente no trânsito urbano. O desempenho se mostra satisfatório e se traduz em bons números no consumo de combustível. Faz até 11,5 km/l com gasolina na cidade e pode chegar aos 15 km/l na cidade.
Como uma minivan, que reuniu lá atrás os melhores atributos das irmãs mais velhas Zafira e Meriva, a Spin oferece ótima posição de dirigir e facilidade na visualização durante a condução. Os passageiros dos bancos da frente e da fileira do meio têm espaço de sobra e bom nível de conforto. Quem vai na terceira (ninguém faz milagres) acaba apertado. Não tem jeito. Com sete passageiros não tem como fazer viagens mais longas, a não ser que ali estejam pessoas de estatura menor ou crianças. Mesmo assim, não restará espaço para bagagens. O porta-malas com cinco passageiros tem espaço para 553 litros. Mas se forem sete, cai para 163 litros.


Vale lembrar que no início deste ano, o Spin já havia sido atualizada, com evoluções no motor, transmissão, arquitetura eletrônica, sistemas de exaustão, indução e armazenamento e distribuição de combustível. Tudo isso trouxe uma melhor dirigibilidade ao veículo e reduziu a emissão média de gases em até 43%.
O Spin Premier tem um acabamento interno mais requintado. Painel, bancos e revestimentos das portas ganharam novos tons. O modelo avaliado tem uma combinação de preto com azul escuro, proporcionando um aspecto mais tecnológico à cabine. Antes, a versão carregava no marrom.


Outro bom avanço no Spin, que agrada ainda mais tanto aos taxistas como famílias, os principais públicos do modelo, está na segunda fileira de bancos com mecanismo corrediço. Por ser montado sobre trilhos, a peça pode ser movimentada 50 milímetros para frente ou 60 milímetros para trás no intuito de redistribuir melhor os espaços conforme a necessidade do usuário. Ou seja, ajusta-se ao gosto do freguês.

O que a Spin Premier oferece de série:


– grade frontal cromada;
– rack de teto;
– rodas de alumínio aro 16;
– faróis com luz de posição em LED;
– controle eletrônico de estabilidade e tração,
– assistente de partida em aclive,
– airbag duplo,
– sistema de fixação de cadeiras para crianças (Isofix e Top Tether),
– regulagem de altura dos faróis,
– faróis de neblina,
– direção elétrica progressiva com regulagem de altura,
– ar-condicionado,
– câmera de ré,
– sensor de estacionamento,
– sensor de chuva,
– acendimento automático dos faróis,
– retrovisores e vidros elétricos “um toque” com abertura e fechamento pela chave,
– banco da segunda fileira corrediço,
– multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay,
– computador de bordo,
– transmissão automática de 6 velocidades com controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade,
– bancos e painéis de porta com revestimento premium,
– OnStar,
– 7 assentos

Posso ajudar?