Carro

AVALIAÇÃO – Chevrolet Cruze LTZ – Mais bonito e mais forte

Muito mais que algumas mudanças estéticas para melhorar a oferta de equipamentos e incluir alguns detalhes visuais para manter o modelo atual, a linha 2015 do Chevrolet Cruze demonstra mais fôlego com o mesmo motor 1.8 Ecotec e o bom câmbio automático Sport6, que passou por novo mapeamento do ponto de troca de marchas. O GuarulhosWeb avaliou uma versão LTZ do sedã médio grande, equipado com tudo o que o modelo tem direito, o que aumenta consideravelmente o nível de conforto e segurança. 
 
O Cruze sedã assume o papel do carrão da Chevrolet, posto que já foi ocupado pelo Opala e Vectra no passado. Oferece requinte e ótimo desempenho, em diferentes condições de uso. Tem bom espaço interno para transportar toda uma família ou para servir no dia a dia consumidores que não se satisfazem com pouco e querem um veículo que ofereça performance e seja confiável. Conta ainda com um porta-malas de respeito, suficiente para transportar a bagagem de toda a família nas viagens de final de semana, com seus 450 litros de espaço. 
 
O motor Ecotec 1.8 Flex, que oferece 144 cv, recebeu nova calibragem, que combina bem com a transmissão automática de seis velocidades, batizada de GF6-2. O Cruze consegue respostas mais rápidas e menor consumo de combustível em relação a geração anterior. Durante a avaliação, abastecido com gasolina, na estrada chegou fácil à marca dos 12 km/l, mas ficando na casa dos 8 km/l na cidade. O desempenho agrada. Arranques rápidos, retomadas precisas e facilidade para manter o carro na mão mesmo em condições adversas, como durante fortes temporais. 
 
 
Visual foi atualizado
 
Para os menos detalhistas, o Cruze 2015 não mudou tanto assim. São algumas alterações, mais concentradas na frente. O para-choque foi redesenhado, para passar sensação de maior robustez e esportividade.. A grade bipartida traz agora novos elementos estilísticos e incorpora barras cromadas na versão LTZ.
 
Já os inéditos faróis DRL (luzes diurnas) chegam como item de série. Compostos de LEDs e localizados sobre os novos faróis auxiliares, eles facilitam a visualização do veículo por outros motoristas e pedestres durante o dia. O acionamento ocorre automaticamente assim que a ignição é acionada.
 
O Cruze ganha também novas rodas de alumínio de 17 polegadas, com desenho exclusivo para as versões LT e LTZ.
 
Duas novas opções de cores também passam a ser ofertadas: Branco Vintage e Cinza Aztec, que se juntam às Azul Macaw, Branco Summit, Bege Desert, Preto Carbon Flash, Prata Switchblade, Cinza Mond e Vermelho Pepper, essa exclusiva para o Sport6.
 
 
Detalhes que fazem a diferença
Para aumentar o requinte e oferecer mais conforto, o Cruze tem algumas novidades por dentro. Os vidros elétricos são erguidos automaticamente assim que o usuário trava as portas pelo controle remoto. Outra novidade, oferecida na versão LTZ avaliada, é o acionamento do motor por meio de uma tecla no chaveiro do veículo. Antes de entrar, você pode ligar o motor e acionar o ar condicionado para garantir uma sensação térmica mais agradável nos dias mais quentes. 
 
O modelo conta ainda com acabamento interno premium. Bancos, portas e painel são revestidos em couro bicolor (Brownstone e Jet Black) com costura pespontada, encontrados apenas em modelos de segmentos mais sofisticados. Há ainda controles eletrônicos de tração e estabilidade (ESP), airbags frontais e laterais, cinto de segurança de três pontos em todos os assentos, sistema isofix para a fixação de cadeirinhas infantis e trava interna antissequestro.
 
Ar-condicionado eletrônico, direção elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico, sistema multimídia com bluetooth com comando por voz em português e volante multifuncional regulável em altura e profundidade reforçam a lista.
 
O modelo ainda pode vir equipado com sensor de chuva e crepuscular, câmera de ré com gráfico para o auxílio a manobras, navegador com GPS, airbag de cortina, sistema presencial de abertura das portas e de acionamento do motor por meio do botão Start/Stop no painel.
 
FICHA TÉCNICA
 
MOTOR 1.796 cm³ DOHC, quatro válvulas por cilindro (Dual CVVT) 
Potência máxima: Etanol: 144 cv a 6.300 rpm/Gasolina: 140 cv a 6.300 rpm
Torque máximo Etanol: 18,9 kgfm a 3.800 rpm
/Gasolina: 17,8 kgfm a 3.800 rpm
TRANSMISSÃO GF6 – Automática de 6 velocidades à frente sincronizadas
Roda: 7J x 17
Pneus: 225/50 R17
Distância entre eixos (mm): 2.685
Comprimento total (mm): 4.603
Largura carroceria (mm): 1.790
Largura total (mm): 2.098
Altura (mm): 1.475
Porta-malas (litros): 450
Carga útil (kg): 465 
Tanque de combustível (litros): 60,3
Velocidade máxima (km/h): Etanol: 196
/Gasolina: 196
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Etanol: 10s2/
Gasolina: 10s9
Preço: R$ 81.577,00
 

Tags
Posso ajudar?