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AVALIAÇÃO – Chevrolet Equinox EV, uma nave para ficar em evidência em qualquer vitrine

“Este carro é uma nave”. Ouvi essa expressão de mais de uma pessoa nesta semana com este Chevrolet Equinox EV, um desses 100% elétricos que expressam o futuro na mais pura essência da palavra. É uma nave que extrapola o visual. O aparato tecnológico é de tirar o fôlego.

São itens cada vez mais comuns nos carros de ponta eletrificados, tanto europeus como os chineses e norte-americanos. Começa pela autonomia, que chega na casa dos 450 quilômetros, e passa por inovações que chamam demais a atenção como o One Pedal, um dispositivo que permite a gente esquecer o pedal do freio.

O Chevrolet Equinox EV é um SUV elétrico premium que estabelece novo padrão de tecnologia no mercado, com design futurista e experiência de condução inteligente. Ele conta com dois motores e tração integral eAWD, proporcionando maior segurança e uma dirigibilidade altamente refinada tanto na cidade quanto na estrada.

Com bateria de 85 kWh, tem autonomia homologada de 443 km no ciclo do Inmetro. Mas dá para avançar mais, já que ele consegue recuperar energia de forma bastante fácil. E para carregar, outra coisa muito boa. Consegue ser cerca de 3,5 vezes mais eficiente que EVs tradicionais. Numa parada rápida de 20 minutos, em um posto de supermercado onde a recarga é leve, recuperou mais de 10%. Nada mal.

 

O desempenho também agrada. Como um bom elétrico, vai de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos. A mesma agilidade se nota também em retomadas de velocidade e manobras de ultrapassagens.

Carro high tech que se apresenta assim desde o visual, reúne o que há de mais contemporâneo em um automóvel. Tem visual impactante com amplo espaço interno, equipamentos inovadores de conforto, conectividade e segurança. Como foi concebido para ser um elétrico, conta com arquitetura estrutural e eletrônica de última geração. O entre-eixos, por exemplo, é semelhante ao de um veículo de porte superior. Cinco adultos vão com muito conforto.

O motorista dispõe de recursos fantásticos, começando pelo sistema One Pedal com dois níveis de atuação e aleta de regeneração, que tornam a condução muito mais prática. É aquilo que citei sobre esquecer o pedal do freio. Acionado, o sistema permite que se use apenas o pedal do acelerador. O carro avança e para conforme a força que se aplica com o pé direito. Tem ainda frenagem autônoma de emergência também em marcha a ré e correção da direção em caso de risco de colisão lateral.

A climatização da cabine é adaptativa. O cliente vai notar que a temperatura do ar-condicionado, volante e bancos se ajusta automaticamente conforme o clima externo. O ambiente pode ser pré-ajustado por dia e horário de acordo com a rotina do usuário.

Outra inovação é o fato de o carro ser totalmente conectado. Ou seja, não requer um smartphone para projetar aplicativos e mapas online, por exemplo. Utiliza exclusivamente o sistema Google built-in com navegação integrada específica para EVs, indicando inclusive a autonomia do veículo no destino e possíveis pontos de recarga.

Tudo isso aparece na maior tela do segmento, de 17,7”, que compõe o cockpit virtual. O mais extenso pacote de conectividade do mercado conta ainda com Wi-Fi nativo, serviços de proteção e telemetria do OnStar, aplicativo para comandar funções do SUV à distância e atualização remota de sistemas eletrônicos.

Não é pouco o que esse Chevrolet oferece. Porém, tem um probleminha que o afastará das ruas. Por tudo que oferece, está sendo comercializado por algo em torno dos R$ 430 mil. Ou seja, funciona mais como um conceito do que a marca avançou em termos de eletrificação, servindo como uma verdadeira referência do que vem por aí. Até vale esse preço, mas dificilmente um consumidor abrirá a carteira para investir nesta nave. Mas demonstra o que a Chevrolet já tem à disposição para oferecer em outros modelos mais acessíveis que vêm por aí.

 

 

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