Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Chevrolet Onix Premier segue como boa opção entre hatchbacks premium

Ernesto Zanon – Do Carro Express

Chevrolet Onix Premier Hatchback. O que dizer deste carro compacto, que convive com a gente há mais de 12 anos, não? O Onix evoluiu bastante neste tempo e hoje concorre lá em cima entre os modelos premium de entrada. Esta versão conta com o motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas. Em equipamentos, bastante coisa oferecida, inclusive alguns itens não muito comuns nesta faixa de preço.


Conta com espelhamento sem fio via Android Auto e Apple CarPlay, sistema Wi-Fi, OnStar, chave presencial e câmera de ré. Tem também ar-condicionado digital, alerta de ponto cego, conexão bluetooth, sensores de estacionamento dianteiro e laterais e até assistente de estacionamento. Sim, tem aquele sistema que estaciona sozinho tanto em vagas paralelas como perpendiculares. Acho meio que desnecessário e dispensável. Eu não pagaria um centavo a mais por essa comodidade. Mas como já vem no pacote, que seja.
A conectividade é realmente um ponto a se destacar neste Onix Premier. Basta entrar no carro, colocar o celular no espaço destinado ao carregamento remoto, que funciona muito bem. Esqueça os cabos. A conexão ao sistema é imediata. Aplicativos como Waze, Spotfi e até o WhatsApp sobem para a tela central, um monitor de oito polegadas, com acesso simples e rápido. Segundo a Chevrolet, como a transmissão é feita por meio do Wi-Fi do veículo, isso garante maior fluxo de dados.


Em espaço interno, nenhum milagre em se tratando de um hatch compacto. Quatro adultos vão bem. Aqui na frente tranquilo. Lá atrás meio apertado. Um quinto adulto, por exemplo, vai fazer malabarismo para se encaixar ali. Defeito? Não. É o tipo de carro. O porta-malas é acanhado. São só 275 litros de espaço. Tudo dentro dos conformes.

O motor 1.0 turbo flex de 116 cv de potência com etanol ou gasolina garante uma direção segura e honesta. Dá conta do recado ao que se propõe. Não tem dificuldades para retomadas e para uma esticada ou outra até velocidades mais altas. Mas é um show em economia. Andando na boa, você chega perto dos 18, 19 km/l com gasolina na estrada. Na média, crava nos 15.


Aí você deve estar querendo saber quanto custa este carro, não é? Ele está na faixa dos R$ 103 mil. Meio caro para um compacto de entrada? Até pode ser. Mas quando você olha para o lado, para o que o mercado anda praticando e vê tudo que ele oferece, chega a conclusão que não é um absurdo não. Tem Onix de entrada a partir dos R$ 80 mil. Esse aqui completinho, por R$ 103 mil, acaba sendo um valor interessante.

O que o Onix Premier oferece:

Ar-condicionado digital automático
Acabamento interno premium com duas opções de combinação de cores
Chave com sensor de aproximação
Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
Controlador de limite de velocidade
Assistente de estacionamento semiautônomo
Vidro elétrico nas portas dianteiras e traseiras com acionamento por “um toque”
Entradas USB também para os ocupantes do banco traseiro
Lanternas em LED
Roda de liga leve aro 16″
06 Airbags (duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina)
Alerta de ponto cego
Controle eletrônico de estabilidade e tração
Faróis dianteiros tipo projetor com acendimento automático através de sensor crepuscular
Assistente de partida em aclive
Luz de condução diurna em LED
Sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro
Câmera de ré

Posso ajudar?