Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches
Para quem gosta de um visual esportivo, estamos nesta semana com um carro bem interessante. Compacto e com um jeito mais jovial. É o Onix RS, uma versão do hatch da Chevrolet, baseado no LT, que é mais simples que o LTZ e Premier, mas com detalhes que o deixam mais interessante.
As mudanças em relação ao LT de entrada estão no visual tanto interno como externo. Rodas escurecidas, grade dianteira em colmeia, aerofólio traseiro, saia lateral, apliques RS na carroceria dão aquele toque que quem gosta de esportividade.
Por dentro, o Onix RS é mais básico, sem oferecer tanta interatividade como nas versões LTZ e Premier. Mas se diferencia pelo acabamento mais escurecido, bancos inteiriços, apliques em vermelho nos bancos de tecido e no painel. Faz falta algumas coisas que já são comuns nos modelos da concorrência e estão disponíveis nos Onix mais top, como câmera de ré e carregado de celular por indução. Este modelo 2024 já evoluiu e não necessita de cabos para conectar o smartphone ao display.
No desempenho, sem novidades em relação às demais versões equipadas também com o excelente motor 1.0 turbo de 116 cavalos de potência. É ligeiro demais ao menor toque no acelerador, entregando o que se espera de um carro compacto.
Em vez de um câmbio manual, mais usado em versões com características esportivas, a Chevrolet optou por manter o AT6, que vai muito bem nas mais diversas situações.
Para quem quer fazer trocas manuais, é possível por meio da alavanca central, mas isso é praticamente desnecessário, já que a reação se dá de forma bem tranquila, tanto em retomadas como em arrancadas mais fortes.
Custa quase R$ 110 mil. Este preço, por incrível que pareça, pode até nem ser considerado alto pelo que se apresenta no mercado. E pensar que este mesmo modelo foi lançado há três anos por menos de R$ 80 mil. Uma evolução de quase 40% nos valores praticados.
O que o Onix RS oferece:
• Roda de liga leve aro 16″ com design exclusivo na cor preto “High Gloss”
• Grade frontal estilo colmeia
• Adesivo de coluna na cor preta
• Espelhos retrovisores externos elétricos
• Spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais e aerofólio traseiro
• Seis airbags
• Alarme Antifurto
• Alerta de frenagem de emergência
• Controle eletrônico de estabilidade e tração
• Regulagem de altura dos faróis
• Sensor de estacionamento traseiro
• Freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem (“EBD”) e assistência de frenagem de urgência (“PBA”)
• Sistema de imobilização do motor
• Assistente de partida em aclive
• Chave tipo canivete dobrável
• Controlador de limite de velocidade
• Controlador de velocidade de cruzeiro
• Desembaçador elétrico do vidro traseiro
• Direção Elétrica Progressiva
• Tampa de combustível com abertura remota
• Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
• Brake Light
• Faróis dianteiros tipo projetor com máscara negra
• Luz de condução diurna em LED
• Chevrolet MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 8″
• Integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay
• Projeção da tela do smartphone sem o uso de cabo
• Wi-Fi embarcado no veículo para até 7 dispositivos eletrônicos
• Painel de instrumentos 3,5″ digital TFT
• Ar-condicionado
• Computador de bordo
• Volante esportivo com revestimento premium
• Controles do rádio e telefone no volante
• Acabamento interno na cor Preto Jet Black com detalhes em vermelho e preto “High Gloss”
• Bancos com revestimento híbrido (tecido e revestimento premium) na cor Preto “Jet Black” exclusivo RS
• Bancos dianteiros esportivos com encosto de cabeça integrado
• Banco do motorista com regulagem de altura
• Console central com descansa-braço