Tornou-se lugar comum dizer que a Chevrolet Spin, que chegou em 2012, para substituir a Meriva e Zafira, não atrai por sua beleza. Mesmo assim, segundo a empresa, esse detalhe não inibiu o consumo, já que sozinha – no ano passado – vendeu mais que os dois monovolumes eram comercializados juntos.
Mesmo não admitindo que se trata do patinho feio da família, a Chevrolet lançou no final do ano uma versão aventureira da Spin, a Activ, que incorpora vários itens de aparência para deixá-la mais bonita e, de quebra, com espírito esportivo. O GuarulhosWeb avaliou um modelo durante 20 dias, quando foi possível rodar 800 quilômetros entre estradas e cidades.
De cara, a Spin Activ se apresenta com o “algo a mais” tão desejado pelos consumidores, principalmente na aparência. Há elementos decorativos na carroceria e um interior personalizado, além de algumas mudanças mecânicas, como uma transmissão automática mais moderna. O estepe vem fixado na parte traseira e há maior vão livre em relação ao solo. Vale citar que, como nas versões LT e LTZ, conta com motor 1.8 EconoFlex de 108 cv de potência e 17,1 kgfm de torque (força).
Aparência faz a diferença
O Spin Activ parece mais imponente, graças a vários recursos estéticos que, segundo a Chevrolet, proporcionam harmonia e dão personalidade ao conjunto. Na frente, o para-choque foi redesenhado, ganhando vincos pronunciados nas extremidades e aplique na parte inferior em tom fosco escuro. Os faróis de neblina com molduras em preto brilhante e uma peça plástica cinza dão um caráter off-road ao modelo. Para completar, faróis com superfície preta e lentes transparentes.
A lateral passa a ideia de se tratar de um veículo mais incorporado. Ela é marcada por rodas diamantadas de 16 polegadas, molduras de proteção nos para-lamas, soleira das portas e um largo decalque, além da barra longitudinal que se estendem sobre todo o teto.
Mas é na traseira que o carro aventureiro aparece: o estepe fixado do lado de fora da tampa do porta-malas faz a diferença. Por motivo de segurança, a abertura do bagageiro é feita em dois estágios: inicialmente o usuário precisa destrancar o sistema e através de uma alavanca no suporte destrava o braço que fixa o pneu sobressalente – a operação pode ser feita pelo controle remoto na chave. Depois, o suporte deve ser deslocado lateralmente até o final do curso de abertura, para que o compartimento de carga possa ser aberto.
A roda do estepe é idêntica às demais e, como sistema antifurto, um dos parafusos é montado pelo lado interno do suporte e só pode ser acessado após o destravamento eletrônico do conjunto. O para-choque posterior também foi projetado exclusivamente para o modelo, reforçando o espírito aventureiro, com moldura escura e o nome Activ grafado em relevo, refletores nas extremidades e um aplique cinza na parte inferior central, logo embaixo dos sensores de estacionamento. Enquanto as lanternas se diferenciam pela superfície interna escurecida e pelos detalhes cromados.
Por dentro, um banho de espaço
Se por fora, a Spin Activ procura acompanhar seus principais rivais com itens de aparência, por dentro se apresenta imbatível com o excelente espaço. Diferente da versão LTZ que permite até sete ocupantes, o modelo aventureiro é configurado com cinco lugares. Isso resulta em acomodação confortável para todos, além de 710 litros livres para bagagem, fora um porta-objetos localizado sob o assoalho traseiro.
Há ainda detalhes personalizados no interior, como os revestimentos na cor preta, diferenciando-se do marrom predominante nas demais versões. Há ainda o sistema multimídia Chevrolet MyLink com tela de sete polegadas sensível ao toque e Bluetooth, que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e acessar aplicativos, por meio do smartphone.
Este sistema é item de série, assim como o ar-condicionado, a direção hidráulica, os retrovisores e os vidros elétricos que agora são erguidos automaticamente assim que o usuário trava as portas pelo controle remoto. A nova decoração é extensiva aos bancos, que traz um revestimento especial e desenho que remete ao montanhismo. Como o volante e o cinto de segurança, o assento do motorista conta com regulagem de altura.
Desempenho
Durante a avaliação, ao longo de 20 dias, foi possível vestir o veículos nas mais diferentes condições. A Spin Activ, equipada com câmbio automático de seis velocidades, é bastante agradável de se guiar. A grande área envidraçada e a posição elevada proporcionam uma visão panorâmica do trânsito. Passa a impressão de que há amplo domínio sobre o ambiente.
O motor 1.8 garante o desempenho esperado nas mais diferentes condições. Em determinadas situações, demora um pouco mais para reagir, passando a impressão de que é um pouco pesada. Mas isso não compromete sua eficiência, principalmente em rodovias, em viagens, quando se espera uma condução tranquila sem grandes oscilações.
O câmbio, na condução urbana, assim como em outros modelos da Chevrolet, cumpre muito bem sua missão, reagindo tranquilamente ao pé, com reduzidas precisas sem solavancos. A segunda geração do AT6 garante trocas de marchas até 50% mais rápidas que a versão anterior. Com as altas temperaturas desse verão brasileiro, o ar condicionado foi utilizado em praticamente 100% do período de avaliação, sem comprometer o desempenho. Lógico que há um peso maior no bolso. Com etanol, na cidade, o consumo ficou próximo aos 6 km/l – nada que desabone um carro desse nível com motorização 1.8. Na estrada, sem pisar forte,dá para chegar perto dos 10 km/l. Já numa pegada mais intensa, quase impossível passar da média de 9 km com um litro de álcool.
Ficha Técnica : Spin Activ
Preço sugerido R$ 65.860
Motorização 1.8
Combustível gasolina/etanol
Potência total Etanol: 108 cv a 5.400 rpm
Gasolina: 106 cv a 5.600 rpm
Torque Etanol: 17,1 mkgf a 3.200 rpm
Gasolina: 16,4 mkgf a 3.200 rpm
Porta-malas 710 litros
Velocidade máxima 168 km/h
Tanque 53 litros
Câmbio Automática de 6 velocidades com Active Select