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AVALIAÇÃO – Chevrolet veste a S10 Z71 para fazer bonito na hora da aventura

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches

Não basta ser, precisa parecer. É mais ou menos isso que a Chevrolet pretende com a nova S10 Z71, a picape 4×4 da marca, que chegou no final do ano passado carregada de acessórios que valorizam o visual, já que no desempenho ela é mais dos que aprovada, por contar com o mais robusto conjunto mecânico, de chassi, suspensão e tração disponível para a plataforma. O Carro Express/GuarulhosWeb avaliou o modelo durante 8 dias, quando pode perceber que os 200 cavalos de potência do motor 2.8 turbodiesel falam alto de verdade.

A Chevrolet S10 Z71, voltada para quem valoriza o estilo aventureiro, conta com um pacote de itens exclusivos e funcionais para trilhas fora-de-estrada. São mais de 20 itens de personalização, como o santo-antônio e os estribos em formato tubular, as molduras de proteção dos paralamas e os pneus “All-Terrain”, que trazem uma tecnologia especial para garantir melhor performance em pisos de baixa aderência.
A picape oferece as evoluções mecânicas adotadas recentemente em toda linha S10, como a turbina redimensionada e a nova calibração do motor 2.8 Turbo Diesel e da transmissão automática AT6. A tração é ajustada por um seletor eletrônico no console central e dispõe do modo 4×4 com reduzida.

A S10 Z71 é ofertada em quatro opções de cores para a carroceria (Branco Summit, Prata Switchblade, Azul Eclipse e Cinza Topazio). Vem equipada com os itens de segurança, conveniência e conectividade mais valorizados pelo público-alvo, entre eles seis airbags, acabamento premium dos bancos e MyLink com Android Auto e Apple Car Play.
A dianteira da S10 Z71 se diferencia pelo conjunto ótico com faróis de máscara negra contornados por LED. A grade é toda escura com o nome “Chevrolet” em relevo. O emblema Z71 aparece também no aplique central do para-choque, na capa dos retrovisores externos, nas rodas de alumínio aro 18 e até em acabamentos na parte traseira, incluindo os letreiros que identificam a configuração do veículo.

Na lateral da picape, outro diferencial são as molduras “flutuantes” nos paralamas, que parecem deixar o veículo mais largo e elevado em relação ao solo. A peça foi originalmente pensada para proteger a lataria principalmente em trilhas de mata fechada.

Outros elementos únicos ajudam reforçar a identidade da S10 Z71. Entre eles os estribos e o santo-Antônio de estilo tubular, muito comuns em veículos de rally ou voltados para esportes de aventura. Os estribos, além de servirem de degrau para facilitar o embarque à cabine, ajudam a proteger a parte inferior contra o impacto de determinados objetos durante o uso extremo. Já o santo-Antônio estendido permite mais pontos de fixação para diferentes tipos de carga, de uma motocross até uma barraca de camping. Para receber a grande peça metálica, a caçamba ganhou apoios adicionais.

Adesivos contornando a base das portas e do compartimento de carga dão um toque particular, enquanto o nome da versão aparece também nas extremidades laterais, aqui junto com a informação da tração: “4×4”. As lanternas escurecidas também foram especialmente desenvolvidas para a S10 Z71, que traz ainda a gravata preta, própria de versões especiais da Chevrolet.

Esta customização avança também para a cabine. Os apliques centrais do painel, os revestimentos das portas e do console são todos em preto para contrastar com os detalhes em cinza acetinado presentes no habitáculo. Já o volante conta com revestimento premium, assim como os bancos. A escolha dos materiais e o desenho das superfícies foram projetados no intuito de facilitar a limpeza depois da aventura. Para dar um charme extra aos assentos de tons escuros, foi utilizada uma técnica de costura inglesa que deixa os pontos aparentes, ressaltando as linhas brancas e vermelhas.

A S10 Z71 chega em configuração única e muito bem equipada. Destaque para a segurança dos seis airbags e para a conectividade do MyLink com Android Auto e Apple Car Play. Entre os itens de comodidade aparecem a câmera de ré de alta definição e a direção com assistência elétrica inteligente, que compensa inclinação da via em longos percursos e reduz trepidações geradas por um eventual desbalanceamento das rodas.

A lista inclui ainda vidros laterais com mecanismo de abertura e fechamento por meio da chave, banco traseiro rebatível com porta-objetos e computador de bordo com a função “ECO”, que auxilia o motorista a conduzir o veículo de uma maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. Freios ABS com sistema de distribuição de frenagem e controle eletrônico de estabilidade e de tração calibrados também para o uso fora-de-estrada completam o pacote dinâmico.

Off-road de série

A Z71 é equipada com chassi, suspensão e mecânica reforçadas. Isso significa que vários componentes foram projetados com materiais diferenciados em sua composição para suportar o uso severo que o consumidor costuma enfrentar aqui no país.

O conjunto propulsor da S10 Z71 é o mesmo das versões mais sofisticadas, contando inclusive com o exclusivo sistema CPA, que reduz os níveis de ruído e vibração.

O motor 2.8 Turbo Diesel de 200 cv e 51 kgfm de torque vem com as mesmas evoluções aplicadas recentemente à linha de produtos, como a turbina redimensionada e uma calibração de motor e câmbio que melhora a resposta da picape em arrancadas e ultrapassagens, tudo isso com excelente eficiência energética.

A programação eletrônica é igual ao da versão High Country, por isso a Z71 apresenta os mesmos números de performance no asfalto: 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e consumo de combustível de 8,3 km/l na cidade e de 10,6 km/l na estrada, de acordo com o padrão do Inmetro.

A S10 Z71 também vem equipada com seletor eletrônico para ativação da tração 4×4 e da reduzida, além de controle de velocidade para descidas íngremes. O sistema, acionado por um botão no painel, é útil para reduzir escorregamentos em ladeira com piso de baixa aderência.

Mas como o espírito da Z71 é aventureiro, foi desenvolvido um pneu “All-Terrain” específico para o produto. Esse tipo de solução é algo realmente raro no segmento e foi pensado para otimizar a aderência do veículo em todos os tipos de terreno, com foco especial para a terra. Os pneus da Z71 contam com ombros mais espessos e volumosos, escudos nas laterais para maior proteção e ainda são fabricados com uma composição de borracha mais resistente.

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