A Citroën lançou a versão Dark Edition do Basalt, um SUV cupê que promete conquistar pelo estilo. Com teto preto, rodas escurecidas, detalhes em vermelho “André Red” e interior com costuras contrastantes, o modelo reforça a pegada esportiva. A multimídia flutuante de 10,25” e o cluster digital de 7” completam o pacote tecnológico.

Avaliado durante uma semana pelo Carro Express, justamente na semana do Salão do Automóvel, onde o modelo foi uma das estrelas da marca, demonstrou algo que a gente já tinha percebido no primeiro contato com o modelo, em outra versão. Há espaço de sobra tanto para quem vai dentro como no porta-malas. É surpreendente.

Equipado com o motor 1.0 Turbo 200 flex (até 130 cv e 20,4 kgfm), aliado ao câmbio CVT com sete marchas simuladas, o Basalt Dark Edition acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e atinge 199 km/h. O consumo é competitivo para a categoria, com média de 12,1 km/l na cidade (gasolina).

Apesar da carroceria cupê, o Basalt oferece bom espaço interno e um porta-malas de 490 litros, superando rivais como Fiat Fastback e VW Nivus. A altura livre do solo (208 mm) garante versatilidade para uso urbano e estradas de terra. Ou seja, se dá bem em diferentes condições.

Com preço sugerido de R$ 114.990, a versão Dark Edition se posiciona como uma opção atraente para quem busca estilo, tecnologia e custo-benefício. Entre os pontos fortes estão o design exclusivo, conectividade e espaço interno. Já os pontos a melhorar incluem acabamento simples em algumas áreas e ausência de ajuste de profundidade no volante. Aliás, essa é uma nova pegada da Citroen, que antes se caracterizava por modelos premium, mas agora – dentro da Stellantis – assumiu o papel de modelos mais espartanos, porém funcionais e mais próximos do que os consumidores buscam: custo-benefício.

O Citroën Basalt Dark Edition chega para disputar um segmento em alta, oferecendo personalidade e recursos modernos sem pesar no bolso. É uma aposta ousada da marca francesa para conquistar consumidores que querem fugir do óbvio.

O que a Dark Edition tem a mais
- Visual exclusivo “dark”:
- Teto pintado de preto.
- Rodas de liga leve escurecidas.
- Aerofólio com detalhe vermelho “André Red”.
- Emblemas e frisos externos em acabamento preto.
- Interior diferenciado:
- Costuras vermelhas nos bancos e painel.
- Pedaleiras metálicas.
- Detalhes em black piano.
- Itens de série completos:
- Multimídia flutuante de 10,25” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
- Painel digital de 7”.
- Pacote ADAS (assistentes de condução).
- Exclusividade de cores:
- Cinza Sting Gray, além das opções preto e grafite.
Esses elementos dão à Dark Edition um apelo mais esportivo e sofisticado, sem mudanças mecânicas (mesmo motor 1.0 Turbo 200 flex e câmbio CVT).
Comparativo de preços (linha Basalt)
- Basalt Feel: R$ 109.990
- Basalt Feel Pack: R$ 112.990
- Basalt Dark Edition: R$ 114.990
(Valores sugeridos pela Citroën; podem variar conforme região e promoções.)

Comparativo – Citroën Basalt 2025
| Versão | Preço | Diferenciais |
| Feel | R$ 109.990 | – Rodas padrão – Interior básico – Multimídia 10,25” |
| Feel Pack | R$ 112.990 | – Rodas diamantadas – Detalhes cromados – Mais itens de conforto |
| Dark Edition | R$ 114.990 | – Teto preto – Rodas escurecidas – Detalhes “André Red” – Costuras vermelhas – Pedaleiras metálicas – Interior com acabamento premium |
Itens exclusivos da Dark Edition:
- Visual “dark” com teto preto e rodas escurecidas
- Aerofólio com detalhe vermelho
- Interior com costuras vermelhas e pedaleiras metálicas
- Detalhes em black piano
- Cores exclusivas (Cinza Sting Gray)

