Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de Imagens: Danilo Sanches
Tem carro que não anda, desfila. O Citroen C4 Cactus, em sua versão mais top, a Shine Pack, é um desses modelos que parecem estar numa passarela quando passam a sua frente. Cheio de estilo e personalidade, parece querer ditar tendências no mundo da moda. E não é para menos. O SUV compacto da marca francesa, que agora faz parte do grupo Stellantis, chama demais a atenção por seu design inovador, apesar de já estar entre nós desde 2018.
O Carro Express avaliou um modelo por 10 dias, período em que circulou por cidades e estradas. De cara, o motor 1.6 THP, de 173 cavalos de potência, um velho conhecido que está no mercado há 10 anos em outros modelos tanto da Citroen como da irmã Peugeot, agrada demais nos mais diferentes sentidos.
Ele é forte quando precisa e suave na maior parte do tempo. Ou seja, basta pisar que a reação é imediata, se bem que o câmbio automático já dá sinais de perder um pouco o fôlego e merecia até uma nova versão ou recalibração. Mas nada que comprometa. O C4 Cactus consegue também ser econômico e cumpre bem o papel de um SUV compacto.
No visual e equipamentos embarcados, as melhores notícias. O design é marcante por seu estilo moderno, em que prevalecem as linhas orgânicas e a frente alta, expressiva. Na traseira, reconhecível por suas formas musculosas, os grupos óticos, dotados de dois módulos LED alongados e com efeito 3D, traduzem-se em uma assinatura luminosa gráfica e tecnológica. É bem bonita.
Internamente, o C4 Cactus reforça o conforto e bem-estar a bordo. Ele apresenta formas modernas e orgânicas, sem deixar de lado uma personalidade forte, característica e sempre presente no estilo dos interiores da Citroën. O painel 100% digital, moderno e tecnológico, traz os acabamentos da tela da central multimídia em preto brilhante, à semelhança das telas de iPads e tablets.
O C4 Cactus traz o Citroen Connect Radio e a a Central Multimídia de 7’’ com sistema de áudio com Bluetooth desenvolvida pelo Groupe PSA. Por meio dele, o manuseio é mais fluido e reativo graças à tecnologia capacitiva. Agrupa todos os comandos ao alcance da mão do motorista ou de seu passageiro. Tem sistemas de auxílio à condução, ar-condicionado e telefonia, multimídia, entre outros. Na prática, é tudo muito funcional. O smartphone avança para o carro, de forma bastante intuitiva e fácil de lidar, se bem que precisa de cabos para se ligar ao Apple Car Play ou Android.
Diversas tecnologias estão disponíveis que aumentam o prazer de dirigir e a segurança dos ocupantes, como Active Safety Brake, que oferece frenagem de emergência para reduzir a velocidade de impacto ou evitar uma colisão frontal do veículo, caso o motorista não consiga reagir. Já o Alerta de Saída de Faixa avisa se você deu uma escapadinha. Mas não força o volante como outros modelos que ajudam o carro a retornar ao trilho correto. Há ainda Alerta de Atenção ao Condutor e o Coffee Break Alert.
• O que a versão Shine Pack oferece por R$ 135,7 mil
– Direção elétrica,
– Painel de instrumentos 100% digital,
– Volante de espuma com regulagem de altura e profundidade com comandos integrados,
– Citroën Connect Radio com tela touch de 7’’ + Bluetooth + 6 alto-falantes + Tomada USB + 12V,
– comandos dos vidros e retrovisor elétricos,
– Faróis de neblina,
– Câmera de ré,
– Eco-coaching,
– Quatro vidros One-touch,
– Piloto automático e Cruise control
– ESP + DSGi + HillAssist.
– Barra de teto “flutuante”,
– Ar-condicionado digital automático,
– ADML dianteira,
– Rodas de 17” de alumínio diamantado com pneus 205/55 R17,
– Painel de bordo com revestimento soft-touch,
– Acendimento automático dos faróis + Limpador de para-brisa automático,
– Volante e Bancos em couro,
– Airbag lateral,
– Grip Control (THP)
– Alarme perimétrico + volumétrico.