Cinema

AVALIAÇÃO – Clio, o subcompacto da Renault que prima pela eficiência

O design foi atualizado mas o melhor fica com o novo motor 1.0 16V Hi-Power. Este é o Renault Clio 2013, versão mais popular da marca francesa no Brasil, que foi avaliado pelo GuarulhosWeb durante uma semana.

A versão avaliada – Expression quatro portas – era equipada com ar-condicionado e direção hidráulica. E nem por isso, o subcompacto perde sua principal missão: ser econômico. Segundo a marca, são 71 componentes modificados no novo propulsor 1.0 16V Hi-Power em relação ao antigo 1.0 16V Hi-Flex. O resultado pode ser percebido facilmente. Apesar de 1.0, o carro é ágil o suficiente para não deixar o motorista suando de raiva nem naqueles momentos de maior calor. Ou seja, dá para conseguir seguir adiante mesmo com o ar condicionado ligado em situações adversas. Lógico que precisa forçar um pouco mais. Mas nada que gere pânico.


Numa estrada, com quatro adultos a bordo – mesmo com o limitado espaço no banco traseiro -, o desempenho também não deixa a desejar. Dá para ir na faixa dos 100 a 120 km/h mesclando a quarta e a quinta marchas. São 80 cv e 77 cv, respectivamente, a 5.750 rpm. O torque também melhorou. Agora são 10,1 kgfm, com gasolina, e 10,5 kgfm com etanol, a 4.250 rpm.


Quando abastecida com etanol, a versão equipada com ar-condicionado e direção hidráulica anota 9,1 km/l (ciclo urbano) e 9,6 km/l (estrada). Com gasolina, a média de consumo fica em 13,1 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada). O modelo sem ar e direção obtém índices ainda melhores: 9,5 km/l (ciclo urbano) e 10,7 km/l (estrada). Com gasolina, são 14,3 km/l (cidade) e 15,8 km/l (estrada).

No quesito design, o Novo Clio passa a apresentar a mesma identidade de estilo usada pela Renault em outros mercados do mundo. Conta também com kits de personalização, que permitem dar um toque pessoal e de exclusividade ao modelo, tanto externa quanto internamente. O modelo avaliado, por exemplo, veio com faixas brancas na dianteira e traseira, além da capota branca.


A frente foi totalmente modificada, com adoção de novos faróis, para-choques, capô e entradas de ar. Uma grade estreita liga um farol a outro e converge para o centro, onde está a logomarca da Renault. Abaixo, uma grande tomada de ar em formato trapezoidal dá um toque de agressividade ao modelo.

Na traseira, foi incorporado um aerofólio com brake-light. As lanternas, no formato ligeiramente triangular têm as luzes com nova disposição. A tampa do porta-malas ganhou dois vincos horizontais, que partem das lanternas em direção ao centro, onde está o logo da Renault, com a inscrição “Clio” em letras estilizadas logo abaixo, posicionamento que também segue o padrão dos demais modelos da marca.

No interior, o quadro de instrumentos é novo, com marcadores de nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento digitais, além do computador de bordo. O conta-giros tem grafismo moderno e com Eco-monitor (zona demarcada para indicar as zonas de rotação do motor de acordo com o nível de economia de combustível que ela proporciona). O conjunto tem iluminação na cor âmbar, e o volante, de três raios, possui a logomarca cromada da Renault ao centro (versão Expression).

Comandos do ar-condicionado e controles de ventilação têm novos botões, de formato mais anatômico e com acabamento cromado. Os bancos tiveram a textura do tecido modificada e estão com padronagem visual diferenciada. Como em outros modelos da Renault, eles são projetados com sistema antisubmarining (antimergulho).

O Novo Clio está disponível em oito opções de cor: Bege Poivre, Cinza Quartz, Prata Etoile, Vermelho Fogo (metálicas), além de Branco Glacier, Preto Opaco e Vermelho Vivo (sólidas). A linha 2013 oferecerá ainda uma nova tonalidade a mais: Branco Creme. Conta com rodas de 13 polegadas e pneus verdes, que contribuem para a economia de combustível, pois são desenvolvidos para terem um menor atrito em relação ao solo, graças, principalmente, a não utilização da sílica na sua produção, na medida 175/70 R13.

 


Versões e equipamentos
O Novo Clio passa a ser comercializado em duas versões de acabamento: Authentique (2 ou 4 portas) e Expression (4 portas), desenvolvida para atender aos anseios dos clientes desse segmento, oferecendo os itens de conforto e comodidade mais valorizados pelos clientes.

A versão Authentique, por exemplo, traz de série: computador de bordo com oito funções (combustível consumido, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, distância percorrida, velocidade média, entre outras), alarme sonoro de advertência de luzes acesas, conta-giros com Eco-monitor (zona demarcada para indicar as zonas de rotação do motor de acordo com o nível de economia de combustível que ela proporciona), relógio digital e brake-light. Opcionalmente, é possível acrescentar ar-condicionado.

A versão Expression agrega limpador, lavador e desembaçador de vidro traseiro, ar quente, volante com o contorno central do logo cromado e botões do painel com acabamento cromado. Direção hidráulica e ar-condicionado são opcionais. Em ambas as versões, é possível instalar, como acessório: alarme, vidros e travas elétricas. O serviço pode ser feito rapidamente em qualquer concessionária autorizada a um custo acessível e com garantia.

A conectividade também está presente no Novo Clio, que pode ser equipado com sistema de som que reproduz CD e arquivos em MP3 e MWA, além de oferecer conexão via Bluetooth e entrada auxiliar, do tipo USB.

Preços:
Authentique 1.0 com duas portas – A partir de R$ 23.290
Authentique 1.0 com quatro portas – A partir de R$ 24.290
Expression 1.0 com quatro portas – A partir de R$ 24.950

 

 

Posso ajudar?