Ernesto Zanon – Do Carro Express / Imagens e edição: Danilo Sanches
Apesar de ter um visual bastante atraente, o Renault Captur, SUV médio da marca francesa, não teve um grande impacto no mercado desde seu lançamento. Além de ter uma série de concorrentes de outras marcas, dividia espaço até mesmo dentro de casa com o Duster, visual mais rústico, mas com bom custo-benefício. Para mudar este quadro, a linha 2022 chega com um argumento de peso sob o capô: o motor turbo TCe (Turbo Control Effiency) 1.3 flex, com 170 cavalos de potência, que se torna um divisor de água na história do modelo.
O novo motor ofusca as pequenas mudanças no visual. Aliás, este nunca foi o problema do Captur. O Carro Express / GuarulhosWeb avaliou durante uma semana a versão Intense, que fica abaixo da top de linha Iconic, mas que traz diversos equipamentos de série que agradam em cheio pelos cerca de R$ 130 mil que custa. Já por dentro, a renovação foi marcante e deixou o SUV bem sofisticado e conectado.
Além do motor turbo TCe 1.3 flex, o Captur 2022 também chega com a nova transmissão automática CVT XTRONIC®️, resolvendo outro nó da marca, que sempre teve dificuldades com seus câmbios automáticos. Desta vez, motor e câmbio fazem um casamento perfeito, já que a transmissão continuamente variável garante ótimas retomadas e ultrapassagens mais rápidas. Na cidade, praticamente imperceptíveis as trocas de marchas, o que garante maior suavidade e quase nenhum ruído incômodo nas retomadas.
No design externo, precisa ser muito detalhista para perceber as mudanças externas. Há um novo para-choque dianteiro, que traz elementos tecnológicos, como a nova luz de circulação diurna DRL em LED que emoldura os faróis de neblina também em LED com a função auxiliar em curvas. A grade superior está mais larga e ganhou detalhe cromado, dando ainda mais sofisticação ao modelo. Tem ainda rodas de 17 polegadas novas.
Por dentro, ampla renovação. Com materiais suaves ao toque, o Captur. O acabamento interno mistura detalhes em black piano com cromados, como ao redor do sistema multimídia e das saídas de ar. A nova central multimídia com tela de oito polegadas está mais rápida e intuitiva, com espelhamento de smartphones Apple CarPlay e Android Auto, e sistema Multiview, com quatro câmeras. Os mostradores atrás do volante mesclam o analógico e o digital, soando até como um estranho no ninho em um modelo que se apresenta mais tecnológico.
A direção é elétrica e o novo volante tem ajustes de altura e profundidade, com comandos iluminados do “piloto automático” (regulador e limitador de velocidade) e do comando de voz. Garantindo mais conforto ao motorista, o apoio de braço agora é integrado ao console, que foi todo redesenhado e ganhou novos porta-copos. Os passageiros do banco de trás passam a ter duas saídas USB para facilitar o carregamento de dispositivos eletrônicos neste mundo cada vez mais conectado.
O Captur também traz novos itens de tecnologia e segurança, como partida do motor à distância com a nova chave “hands free”, que permite climatizar o interior antes mesmo de entrar no veículo, além de sensor de ponto cego nos retrovisores, que indica, por exemplo, a presença de uma motocicleta ou automóvel fora do campo de visão do motorista.
O que o Captur Intense oferece:
- Multimídia Easylink 8” com espelhamento de smartphones Android Auto e Apple Carplay
- Volante com comandos integrados e ajustes de profundidade e altura
- 4 airbags (dois dianteiros e dois laterais)
- Câmera e sensores de estacionamento traseiros
- Controle de estabilidade (ESP)
- Controle de tração (ASR)
- Assistente de partida em rampa (HSA)
- Luzes de circulação diurna (DRL) em LED
- Sensor de pressão dos pneus
- Chave-cartão
- Sistema Start&Stop
- Piloto automático (regulador e limitador de velocidade)
- Rodas de 17 polegadas
- Ar-condicionado automático
- Luzes de neblina em LED com função “cornering”, auxiliar em curvas
- Sensor crepuscular
- Sensor de chuva
- Duas saídas USB para o banco traseiro
- Função “Follow me home” nos faróis