Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Com muita tecnologia e visual minimalista, Volvo EX30 Ultra transforma conceitos

Os investimentos da Volvo na eletrificação de sua frota têm ganhado força. O EX30 é um dos maiores símbolos dessa transição. Lançado na Europa em 2023 e disponível no Brasil desde o ano passado, o SUV compacto foi desenvolvido do zero como um veículo 100% elétrico — e não como adaptação de um modelo a combustão. Entre suas versões, a Ultra se destaca como a mais completa, com tecnologias de última geração, visual refinado e uma experiência de condução que coloca o modelo à frente da concorrência.

Equipado com o mesmo motor das outras versões, o EX30 Ultra oferece um diferencial: baterias mais potentes que ampliam a autonomia para cerca de 350 km — número que pode variar de acordo com o estilo de direção. Com seus 272 cavalos de potência, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, oferecendo desempenho digno de esportivos.

Logo no primeiro contato, o EX30 Ultra revela sua proposta futurista. A chave presencial permite destravar o veículo sem a necessidade de toque, e ao entrar, o motorista se depara com um interior minimalista e funcional. Em vez de um painel de instrumentos tradicional, todas as informações do carro são concentradas em uma única tela central de 12,3 polegadas. O volante, por sua vez, substitui botões físicos por comandos acessíveis via sistema digital — inclusive os ajustes dos espelhos e a abertura do porta-luvas.

Essa abordagem radical pode parecer estranha no início, mas após alguns dias de uso, o conceito revela sua eficiência. O interior “clean” é valorizado pelo teto de vidro panorâmico de série e pela iluminação ambiente personalizável, que oferece cinco opções diferentes de cor. O sistema de som Harman Kardon Sound Bar, integrado ao painel, reforça a proposta high-tech do modelo.

A segurança e o auxílio à condução seguem o padrão Volvo, com destaque para recursos como câmeras 360 graus, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, leitura de placas de trânsito e mais. Os bancos elétricos e as rodas de 20 polegadas completam o pacote exclusivo da versão Ultra, que justifica seu preço de R$ 280 mil. As versões inferiores partem de R$ 220 mil, tornando o EX30 o Volvo mais acessível no Brasil atualmente.

O EX30 mede 4,23 metros de comprimento e oferece 318 litros de capacidade no porta-malas, números competitivos dentro da categoria de SUVs compactos. O espaço interno é confortável para quatro adultos, já que o banco traseiro fique apertado para três ocupantes. Já a recarga da bateria impressiona: em estações rápidas, é possível recuperar quase 100% da carga em pouco mais de 30 minutos.

Posso ajudar?