Vivemos de tendências. Neste momento, em paralelo ao avanço dos híbridos e elétricos, temos inegavelmente a preferência dos consumidores por SUVs. Mas mesmo estes, começaram a ter derivações. E um tipo de carro que vem pegando é o tal do SUV Coupê.
O Citroen Basalt, avaliado aqui na versão Shine Turbo 200, preza principalmente pelo excelente espaço interno e por um preço bem interessante, mais ao alcance do consumidor de veículos de entrada. Não dá para negar que é um C3 com essa carroceria mais arrojada, seguindo um caminho trilhado pelo Fiat Fastback, VW Nivus e também pelo Honda HRV, num degrau superior.
O que este carro tem de melhor, além do espaço interno que supera até médios, é a motorização com o eficiente Turbo 200, que equipa diversos modelos da Stellantis. É o bom 1.0 turbo que gera 130 cavalos de potência.
O Turbo 200 garante boa dirigibilidade e eficiência no trânsito urbano e não faz feio na estrada. Tem boa performance em ambas condições. Fora que mantém um bom nível de consumo de combustível, tanto com gasolina como com etanol. Não é nem de longe um gastão. A Citroen anuncia que faz quase 15 k/l na estrada com gasolina. Ou seja, une o útil ao agradável. O câmbio automático CVT de sete marchas conta com três modos de condução, o que facilita a adaptação nas mais diferentes condições.
Vale destacar que o Basalt acaba sendo interessante em sua apresentação, justamente pelo fato de ter um motor pequeno, com desempenho satisfatório, e com esse design diferenciado, que apresenta esse estilo SUV Coupê, que oferece mais espaço até que alguns sedãs médios. Vale frisar que o porta-malas leva nada menos do que 490 litros.
Cinco adultos vão muito bem dentro do carro, inclusive no banco traseiro. Dá para esticar as pernas e não tem aquela de bater a cabeça no teto com essa curvatura típica dos coupês. Ou seja, a Citroen acertou em cheio na sua proposta. Seu entre-eixos de 2,64 m permitiu a criação de um estilo proporcional, que une com perfeição a dianteira e traseira de balanços curtos
E para ganhar os consumidores, não poderia ter um preço muito alto. Aí a robustez e o estilo mais simples entram em cena. Não espere nada de muito sofisticado no Basalt. Ele se apresenta como um pau para toda obra, até nas versões mais tops. Tem uma versão mais básica que sai por R$ 90 mil. Esta Shine, quase top, abaixo apenas da série especial Fisrt Edition, custa em torno de R$ 105 mil.
Porém, simplicidade não é sinônimo de falta de equipamentos. Apesar de ter bastante plástico e soluções simples internamente, oferece muitos itens de série que garantem o que se espera em tecnologia e algum conforto nesta faixa de preços.
O painel adota uma ampla faixa bicolor no tom Solar Bronze, integrando visualmente o painel digital colorido de 7” com a já consolidada e reconhecida central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Carplay e seis alto-falantes. Tem ar-condicionado digital automático, que permite a escolha da temperatura que melhor agrade aos ocupantes ao toque de um botão.
Os itens de série incluem também retrovisores, vidros e travas elétricas, câmera de ré, monitoramento inteligente da pressão dos pneus, painel digital colorido, alarme com comando na chave canivete, airbags laterais, faróis com DRL de LEDs, rodas de liga-leve de 16” e assistente de partida em rampa (inclusive para manobras de ré).
O que o Novo SUV Coupe Citroën Basalt Shine oferece:
– Painel digital colorido de 7” customizável
– Airbags laterais dianteiros
– Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante
– Câmera de ré
– Três entradas USB
– Retrovisores elétricos
– Luzes de condução diurna (DRL) com leds
– Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
– Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave canivete
– Alarme
– Bocal do combustível com destravamento elétrico
– Ar-condicionado digital
– Sensor de estacionamento traseiro
– Rodas de liga-leve de 16” diamantadas
– Faróis de neblina
– Limitador e controlador de velocidade
– Bancos e volante com revestimento premium
– Encostos de cabeça traseiros laterais com abas de apoio
– Skidplate dianteiro e traseiro