Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de vídeo: Danilo Sanches
Há 10 anos no mercado, o HB20 passou em sua linha 2023 pela maior mudança visual desde seu lançamento no Brasil, após uma – digamos – desastrosa repaginada em 2019. O hatch compacto da Hyundai agradou muito os consumidores e foi se atualizando até que as mudanças causaram certa polêmica, fazendo com que muita gente torcesse o nariz para o modelo. Daí, essa transformação para bem melhor agora.
O Carro Express avaliou o HB20 Plantinum Plus, o mais mais da família na versão hatch, que vem com tanto equipamento de conforto e tecnologia que nem parece um carro de entrada. E não poderia mesmo, já que custa quase R$ 120 mil. Não que não valha. Mas é bastante dinheiro para um veículo compacto.
Mas por que custa tanto? Porque é mais do que completo conta com o excelente motor 1.0 turbo, o mesmo do novo Creta, que oferece 120 cavalos de potência e torque de 17,5 kgfm. Como é bem menor que o SUV, sobra força nas mais diferentes condições. Aliás, acaba tendo um comportamento muito interessante cada vez que se pisa um pouco mas fundo no acelerado. O ronco forte remete à esportividade e eficiência. O câmbio automático de seis velocidades cumpre bem sua missão, com trocas precisas e quase imperceptíveis. Conta ainda com o star-stop, que desliga o motor imediatamente em qualquer parada no meio do trânsito.
Design se torna bem agradável
As maiores mudanças – para melhor – no HB20 estão no visual externo. De verdade, parece outro carro. A Hyundai deixou um pouco de lado as linhas triangulares e adotou mais retas, principalmente na dianteira, com faróis integrados com a grade em forma de colmeia. No Platinum Plus, tem máscara negra e projetor. O LED aparece apenas nas luzes diurnas. As setas foram para o para-choque, bem perto dos faróis de neblina em projetores.
Rodas de 16 polegadas caem bem na versão mais top, com acabamento preto e diamantado. Na traseira, as lanternas em forma de bumerangue que causaram tanto mal estar na versão anterior parece que foram invertidas e agora se ligam por meio de faixas em LED, finas e interligadas por uma barra que não se acende.
Por dentro, o painel geral e acabamento de portas mantém o mesmo padrão da versão anterior. O volante parece meio grande para um modelo compacto e até causa certa estranheza. Mas abriga uma série de comandos bem à mão. Passados alguns dias com o carro, você até se acostuma com a direção, que poderia ser algumas polegadas menor sim.
O sistema multimídia com tela de 8 polegadas e espelhamento sem fios pelo Apple CarPlay e Android Auto são bem eficientes. O cluster atrás do tem tela de 4,2″ acompanhada por dois mostradores digitais para velocidade e rotação, além dos mostradores de nível de combustível e temperatura do motor. Basta entrar no carro e você já se sente conectado ao mundo. O couro nos bancos serve de contorno para os tecidos que ocupam a maior parte do espaço.
Vale lembrar que o HB20 conta com o sistema Bluelink, em que o condutor pode acessar o veículo por meio de seu smartphone. Dá para ligar o carro à distância, localizá-lo em um estacionamento, abrir ou fechar as portas, ligar o ar-condicionado, entre outras facilidades. Pelo APP, o carro está na mão do dono o tempo todo.
O que o Hyundai HB20 Platinum Plus Hatchback oferece:
→ Assistente de Centralização em Faixa (LFA)
→ Assistente de permanência em faixa (LKA)
→ Sistema de alerta e frenagem autônomo (FCA) para carros, pedestres e ciclistas
→ Assistente de ponto cego (BCA)
→ Detector de fadiga (DAW)
→ Farol alto adaptativo (HBA)
→ Assistente de Tráfego Cruzado Traseiro (RCCA)
→ Alerta de Saída Segura (SEW)
→ Alerta de presença no banco traseiro (ROA)
→ 6 airbags
→ Freios ABS com EBD
→ Controles de estabilidade eletrônico e tração (ESP e TCS)
→ Sinalização de frenagem de emergência (ESS)
→ Assistente de partida em rampa (HAC)
→ Ar-condicionado digital
→ Sistema Stop&Go
→ Smart Shift: alavancas no volante para trocas de marcha
→ 3 entradas USB, sendo uma Tipo A e as outras duas Tipo C, das quais uma está disponível para os passageiros traseiros
→ Sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré
→ Carregamento por indução da bateria do celular no console central
→ Acendimento automático dos faróis
→ Piloto Automático e limitador de velocidade
→ rodas de liga leve diamantadas 16’’
→ Faróis de luz diurna (DRL) em LED
→ Luzes de seta e de ré posicionadas no para-choque
→ Bancos em couro e tecido pretos e outros elementos revestidos em
couro
→ Maçanetas internas e externas cromadas
→ Painel digital colorido Supervision Cluster com tela TFT LCD de 4.2“
→ Partida Remota do motor usando a chave presencial
→ Chave presencial que permite o travamento e destravamento das portas por proximidade