Compacto da Volkswagen tem versão aventureira só no visual
Quase todos os fabricantes de veículos gostam de oferecer seus carros mais vendidos com visuais esportivos ou que demonstrem oferecer algo a mais. Assim são os compactos que saem de fábrica parecendo ser off roads. Alguns até chegam a ser mais altos em relação ao solo, apresentam alguma característica técnica que melhore o desempenho fora de estrada, mas – no frigir dos ovos – nenhum tem capacidade técnica para enfrentar uma verdadeira situação radical. Mesmo assim, o apelo convence os consumidores que acabam investindo um pouco mais para adquirirem modelos que parecem ser. Mesmo que não sejam.
Com bastante experiência nesta prática, a Volkswagen – que tem em seu portifólio modelos como Saveiro Cross, Space Cross ou CrossFox – apresentou no final do ano passado o Cross Up!, uma versão “mais robusta” de seu pequeno carro. De forma honesta, a empresa deixa claro que o modelo atende o consumidor que busca um veículo aventureiro para utilizar nas cidades e na estrada. Ou seja, nada de querer coloca-lo em situações adversas. Ele não nasceu para isso.
Tirando o visual off-road de lado, o o Cross up! avaliado pelo GuarulhosWeb se destaca pelo que ele tem de melhor: eficiente motor 1.0l de três cilindros – com potência de 82 cv quando abastecido com etanol e de 75 cv com gasolina – que veio com o câmbio automatizado de cinco marchas, como item opcional. Além de ser bastante econômico tanto no uso urbano como em rodovias, conforme já foi observado em avaliações anteriores de outras versões do up!, o carrinho da VW demonstra se dar bem em sua versão i-motion. As trocas de marchas são até tranquilas. Os tranquinhos, comuns nos automatizados, são bem mais suaves. Depois que você se familiariza com o carro e se ajusta com o tempo das trocas, vai muito bem.
Em comparação com o câmbio manual, o i-Motion fica um pouco atrás no consumo de combustível. Mesmo assim, demonstra ser bem econômico, ficando acima da casa dos 16 por litro de gasolina na estada e perto dos 12 na cidade. Esta versão tem preço sugerido R$ 44.449,00. Com câmbio manual, sai por R$ 41.478,00.
Visual passa ideia de robustez e força
O visual do cross up! é marcado por vários elementos exclusivos, sempre conciliando forma e função, segundo revala a VW. Na dianteira, traz apliques em “chrome effect” noo para-choque, destacando as entradas de ar inferiores e os faróis de neblina, que são de série para a versão e possuem aros cromados. A parte inferior do para-choque traz outro aplique, também em “chrome effect”, reforçando o caráter aventureiro do modelo.
Na lateral, os apliques em plástico preto nas caixas de roda também colaboram para ressaltar a robustez do modelo. As faixas laterais, em plástico preto, protegem as portas e trazem o emblema da versão com grafia exclusiva “cross up!”. É exclusivo da versão o rack de teto, que passa ao modelo a ideia de ser mais versátil.
No interior há detalhes exclusivos no volante, revestido em “native” com a base reta, como nas demais versões do up! – e na soleira das portas dianteiras. As alavancas de câmbio e do freio de estacionamento são revestidas da mesma maneira. Os bancos têm revestimento exclusivo em tear “hydra” cinza – o tecido possui embossagem especial e a faixa lateral é em vinil. O nome da versão está gravado no encosto do banco. O painel possui detalhes em “chrome effect”.
O cross up! é equipado de série com rodas de liga leve de 15 polegadas “zurique”, também exclusivas da versão. O desenho das rodas é destacado pelo aspecto diamantado. O modelo tem dez opções de cores: três sólidas (branco cristal, vermelho flash e preto ninja), seis metálicas (prata sirius, prata egito, prata lunar, azul night, vermelho ópera e cinza quartzo) e uma especial (amarelo saturno).
Equipamentos de série
– pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15
– “infotrip” – computador de bordo com 10 funções;
– quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa.
– limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro
– banco do motorista com regulagem de altura
– espelho no para-sol do passageiro;
– cintos traseiros laterais retráteis
– palhetas “aerowischer”
– faróis e lanterna de neblina,
– bancos revestidos em tecido com faixa em “native”
– volante com apliques em preto brilhante.
– chave do tipo “canivete”, recurso que concentra o sistema de alarme com comando remoto “keyless”,
– direção com assistência elétrica “easy drive”
– trava elétrica das portas
– vidros dianteiros elétricos