Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Cruze hatch se garante no mercado como esportivo na versão RS

Ernesto Zanon – Do Caro Express – Imagens e edição: Danilo Sanches

O Chevrolet Cruze deve dar lugar em breve para modelos eletrificados que a marca já anunciou que estarão no Brasil nos próximos meses. Enquanto isso, o médio sobrevive em grande estilo na carroceria hatchback, o Sport6, com a versão única RS, com jeito de esportivo e que reúne todos os itens antes disponíveis na LTZ e Premium.
Como já se tornou comum em alguns modelos da própria Chevrolet, o RS – nomenclatura para os esportivos – vem customizado de fábrica. Vale lembrar que o Sport6 tem acerto específico de suspensão e facilita essa pegada esportiva. O motor é o mesmo 1.4 turbo que gera 153 cavalos de potência 24,5 kgfm de torque. A transmissão automática de seis velocidades é suave e precisa. Entende as preferências do motorista e se adapta ao seu modo de condução. Possui paralelamente sistema Active Select, que permite fazer trocas manuais por meio da alavanca do câmbio, mas sem aletas no volante.


Ao volante, o Cruze RS justifica sua vocação. O visual esportivo parece contaminar o condutor, que se sente em um carro diferenciado. Por mais que não tenham tantas mudanças no desempenho em relação a outras versões, a pegada é diferente. Rápido nas manobras e ágil em retomadas, atinge com facilidade as máximas permitidas nas rodovias. Vai bem também no consumo, principalmente em estradas, quando passa dos 14 km/l. Na cidade, o para e anda limita um pouco a economia e fica difícil fazer mais do que 8 km/l de gasolina.

Visual esportivo é principal atrativo da versão

O Cruze RS se destaca principalmente pelo visual esportivo e número de itens embarcados, que acabam por justificar o preço estimado na casa dos R$ 160 mil. Hoje é um dos únicos hatchs médios abaixo de R$ 200 mil disponíveis no mercado e se torna boa opção para quem quer fugir da onda dos SUVs. Na frente, conjunto mais imponente formado pela grade com detalhes em cromo escurecido, a gravata Chevrolet com fundo preto e os faróis com LED e máscara negra. O logo RS em vermelho junto às entradas de ar marca a versão.
Na lateral, a moldura das janelas, o adesivo de coluna e os retrovisores seguem o mesmo visual escurecido. As rodas personalizadas de 17 polegadas deixam o visual do carro mais esportivo. O teto preto metálico passa a ideia de ampliação da área do teto-solar. Disponível nas cores Branco Summit, Cinza Satin Steel e o Vermelho Chili, oferece também a opção de lataria coberta completamente em Preto Ouro Negro. Na traseira, o aerofólio funcional também foi escurecido, assim como os emblemas com o nome e a marca do veículo na tampa, próximo das lanternas de LED tridimensionais.
Por dentro, o Cruze RS mantém um visual esportivo, mas sem abrir mão da sofisticação. Os revestimentos de teto, assoalho, colunas, painéis e dos bancos são todos em preto, enquanto as costuras dos assentos trazem linhas vermelhas. A lista de equipamentos de série segue o mesmo patamar de refinamento e inclui seis airbags, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, câmera de ré de alta definição, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro além de sistema de áudio premium, acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, sensor de chuva, central de informação digital colorida, retrovisor interno eletrocrômico e retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento.
O pacote de conectividade é um show à parte. Há projeção para Apple Car Play e Android Auto na tela de 8 polegadas do MyLink com pareamento via bluetooth simultâneo de até dois smartphones. Tem Wi-Fi com capacidade de conexão para até sete aparelhos simultâneos. O aplicativo myChevrolet para smartphone e smartwatch permite comandar funções do carro a distância, fazer diagnósticos remotos, consultas técnicas e agendar serviços na rede autorizada.
Como um bom Chevrolet, conta ainda com o OnStar, sistema de telemática avançado que oferece assistência permanente para serviços de emergência e segurança. O carro é capaz também de identificar o motorista através da chave eletrônica e ajustar o conteúdo do multimídia para as preferencias memorizadas de cada usuário (aplicativos, estações de rádio, por exemplo).
As versões RS e Midnight estão entre as de maior sucesso da Chevrolet no mundo e chegam para o hatch e para o sedã do Cruze, respectivamente. A dupla começa a desembarcar no Brasil a partir do fim de janeiro para ser distribuída a toda rede de concessionária da marca pelo país.

Principais equipamentos de série:

– Freios ABS,
– 6 airbags,
– câmera traseira
– faróis com regulagem de altura, com refletores duplos,
– faróis de neblina,
– luz traseira de neblina,
– luzes de condução diurna,
– monitoramento de pressão dos pneus,
– assistente de partida em rampa,
– sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
– chamada de assistência de emergência,
– Ar-condicionado
– apoio de braço para o motorista,
– câmbio automático AT6,
– volante multifuncional com ajuste em altura e profundidade,
– controle automático de velocidade, limitador de velocidade,
– bancos revestidos em couro,
– controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiro,
– faróis com acendimento automático,
– rodas de liga-leve,
– teto solar elétrico,
– chave presencial,
– retrovisores rebatíveis eletricamente,
– sistema start-stop,
– acionamento remoto do motor.
– Rádio, conexão USB,
– conexão bluetooth,
– computador de bordo,
– espelhamento da tela do celular,
– roteador wi-fi,
– comandos e informações do veículo via aplicativo

Posso ajudar?