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AVALIAÇÃO – Etios 1.5 XLS sedã preza pela eficiência e espaço interno

A Toyota se notabilizou no mercado brasileiro por oferecer um carro sedã médio com bastante qualidade. Não há dúvidas de que o Corolla, goste-se ou não de seu design e outros atributos, é um sucesso de vendas.

 A fabricante tinha também a picape Hilux e a SUV Rav4. Mas nem só de carros de alto padrão pode viver uma marca com ambições maiores no país e que já conta com duas fábricas em território nacional.

Neste sentido, a melhor receita é investir em um automóvel com apelo mais popular. Assim, a Toyota lançou a linha Etios, com um modelo de entrada hatchback e outro sedã. Em vez de motores 1.0, propulsores 1.3 e 1.5.

O GuarulhosWeb avaliou um Toyota Etios sedã XLS, o top de linha da família, que conta com modelos a partir dos R$ 29 mil até este, que sai por R$ 44.990,00. Ele conta com motor 1.5 litro de 16 válvulas e câmbio manual de cinco velocidades. Não há ainda opções com câmbio automático.

Tirando o visual que pode soar meio ultrapassado, esse Corolinha – que lembra bastante os primeiros sedãs japoneses que chegaram por aqui ainda nos anos 90 – apresenta uma série de vantagens. A começar pelo bom espaço interno, em se tratando de um carro compacto.

Quatro adultos se acomodam muito bem dentro. E um quinto, desde que não muito acima do peso, até que se ajeita bem no banco de trás. Espaço para bagagem tem de sobra. O porta-malas desta versão sedã leva 562 litros, espaço que deixa para trás até modelos maiores.

Se agrada em espaço, também deixa boa impressão em relação ao desempenho. Cumpre bem o papel a que se propõe. O motor 1.5L 16V Flex do Etios gera até 96,5 cavalos. É eficiente e tem bom entrosamento com a transmissão manual de cinco velocidades. Oferece a agilidade necessária em meio ao tráfego urbano e não deixa a desejar numa estrada, comportando-se bem numa autoestrada e em retomadas.

O consumo atende as necessidades do consumidor desta faixa de automóveis. Segundo a Toyota, o Etios Sedã, com motor 1.5, pode fazer até 14 quilômetros com um litro de gasolina na estrada. Na cidade, fica na casa dos 11,9 km/l. Lógico que esses são números oficiais obtidos em condições especiais. No dia-a-dia, com ar condicionado acionado, essas marcas são bastante difíceis de serem atingidas.

Direção 

Um elemento que facilita demais sua condução é a direção eletroassistida progressiva. Nas manobras para estacionar, mesmo em pequenos espaços, tem excelente raio de giro. Dá para virar o volante, sem exagerar, com um dedo. Como é progressiva, à medida em que você acelera um pouco mais, a direção vai endurecendo, aumentando a segurança.

A suspensão segue o padrão Toyota. Tem ajuste perfeito, proporcionando máximo conforto no uso diário do veículo. Nem parece um carro compacto. Passa a impressão de ser um automóvel de nível superior.

No painel, impera a simplicidade. Apesar de amplo, utiliza soluções básicas, com os medidores localizados ao centro em formato de onda, que – segundo a Toyota – contribuem para gerar um ambiente espaçoso, conferindo uma “classe superior” ao modelo. Mas, até que o motorista se acostume com o vazio atrás do volante, vai um tempo. Na direção, há a impressão que o carro anda de lado, quando é necessário desviar o olhar  para ter acesso ao velocímetro.

Há alguns detalhes cromados nesta versão top de linha, além de dupla tonalidade de cores do painel e o design ordenado, que servem para passar a ideia de se tratar de um veículo “Premium”.  A alavanca da transmissão em couro e o volante têm design diferenciado. Apesar deste modelo ser o top, o controle dos retrovisores externos é manual.

O Etios conta com air bag duplo frontal e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força e pintura metálica.

Resumindo, o Corolinha agrada e tem tudo para dar certo junto a um público mais conservador, que preza muito mais o custo-benefício do que aparência. 

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