Talvez até por se exigir muito da marca Toyota, a primeira impressão passada pelo Etios não foi das melhores. Afinal, para quem estava acostumado com carros acima do Corolla, em que o conforto e a durabilidade prevalecia, o que esperar de um carrinho meio que esquisito, com linhas não tão avançadas? Outros fabricantes já passaram por isso. Alguns até que se deram bem, outros naufragaram.
O GuarulhosWeb avaliou durante uma semana um modelo Etios X, com motorização 1.3, já na versão 2014, que incluiu o ar condicionado como item opcional, que sai por R$ 35.690. É quase que o modelo de entrada da linha. Há dois mais baratos, um básico que sai por R$ 29.990 e o X sem o ar por R$ 32.790. Todos na versão hatchback.
Apesar de compacto, o espaço interno é bem interessante. Você não se sente enclausurado numa lata de sardinhas, como alguns pequenos oferecidos no mercado. Há certa estranheza com os instrumentos que ficam no centro do painel, deixando o espaço atrás do volante vazio. Até se acostumar a procurar a velocidade ali vai algum tempo. Às vezes, se você está de olho na pista e desvia o olhar para o velocímetro, tem a impressão que o carro anda de lado. Mas isso é detalhe.
O que importa é que o Etios X consegue manter as qualidades da marca por apresentar bom nível de conforto e confiabilidade. Diferente de concorrentes do mesmo porte, ele é macio na cidade e consegue ótimo desempenho graças à motorização de entrada de 1.300 cc de 16V, que gera potência máxima de até 90 cavalos. Segundo a Toyota, o consumo médio chega a 10,6 km/l, quando abastecido com etanol. Nada mal.
Chama a atenção a leveza da direção nas manobras. Você gira o volante com o dedo. Isso graças à direção eletroassistida progressiva, o que o torna ótimo de dirigir, com excelentes raio de giro (4,8 m no hatchback) e ajuste de suspensão, proporcionando máximo conforto no uso diário do veículo.
Vale frisar que o Etios é equipado com air bag duplo frontal e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força, direção eletroassistida progressiva e pintura metálica.
A versão X com ar-condicionado tem nesta linha 2014 painel Total Black, utilizado em veículos de categoria superior, velocímetro e tacômetro com grafia Black & Blue, o que garante melhor visualização, maçanetas internas das portas em prata fosco, travamento das portas e acionamento elétrico dos vidros, além de espelhos retrovisores e maçanetas externas na cor da carroceria.
O porta-malas do Etios na versão hatchback tem capacidade de 270 litros. O Etios será comercializado em seis cores, todas disponíveis para hatchback e sedã: branco, preto, cinza, azul, prata e vermelho.
A família Etios
Os preços da linha Etios 2014 se apresentam da seguinte forma:
• Etios Hatchback: R$ 29.990,00
• Etios Hatchback X: R$ 32.790,00
• Etios Hatchback X com ar: R$ 35.690,00
• Etios Hatchback XS: R$ 38.990,00
• Etios Hatchback XLS: R$ 42.490,00
• Etios Sedã X: R$ 36.590,00
• Etios Sedã X com ar: R$ 39.490,00
• Etios Sedã XS: R$ 41.490,00
• Etios Sedã XLS: R$ 44.990,00