Carro

AVALIAÇÃO – Etios XLS Sedã 2015, um carrinho bem comportado

O Etios XLS Sedã é uma das nove versões oferecidas pela Toyota ao consumidor brasileiro. Esse modelo está apenas um degrau abaixo da versão top de linha, a Platinum, que agrega central multimídia com navegador, câmera de ré, sistema com reprodução de DVD e TV digital. 
 
Sem esses equipamentos a mais, o XLS Sedã entra para o rol dos carros comuns, sem muito brilho mas bastante eficiência: ou seja, trata-se de um veículo com motorização 1.5 16V, bem comportado, com um custo benefício interessante, mas deixando de lado qualquer chance de se apresentar com  “algo a mais”. 
 
Vale lembrar que toda a gama Etios, desde a versão X, oferece uma lista de equipamentos, única em modelos de entrada, composta por air bag duplo frontal e freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força, direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado, vidros e travas elétricos. Não há opção de câmbio automático ou mesmo automatizado. 
 
Nesta versão 2015, o Etios XLS traz como novidades o acabamento do volante revestido no padrão couro, bancos em padrão Comfort Drive e a adoção dos repetidores de seta nos retrovisores externos, além de faróis de neblina.
 
 
Durante uma semana, sob avaliação do GuarulhosWeb, o Etios 2015 repetiu desempenho já demonstrado anteriormente. Um carro muito bom de dirigir, com uma direção eletroassistida progressiva, que facilita demais as manobras, mesmo em locais mais difíceis e excelente espaço interno, tanto para os ocupantes como no porta-malas (562 litros). Assume realmente o papel de “Corolinha”, relembrando os primeiros modelos do sedã maior da Toyota, que chegaram ao Brasil na década de 90 e que se destacavam pela durabilidade e nível de confiança. 
 
A motorização 1.5L oferece 92 cavalos de potência a 5.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm com gasolina e 96,5 cavalos de potência a 5.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm, quando abastecido com etanol. É o suficiente para cumprir muito bem seu papel tanto na cidade como na estrada. Consegue ter boa recuperação de velocidade após reduzidas e se dá bem em meio ao tráfego urbano, não sofrendo nada quando o ar condicionado está acionado. 
 
Também não pode ser considerado, nem de longe, um beberrão. Segundo números apresentados pela Toyota, faz 8,4 km/ na cidade e 9,3 km/l na estada com etanol, chegando a 11,9 km/l e 14 km/l respectivamente com gasolina. Durante toda a avaliação, abastecido com gasolina, os números obtidos foram bastante próximos nas duas condições. 
 
 
 
Bom espaço interno, um dos melhores atributos
 
O Etios proporciona máximo conforto aos ocupantes. Com distância entre-eixos de 2,55 metros (sedã), o modelo possui espaço interior único em sua categoria, principalmente para os passageiros do banco traseiro, onde, devido à concepção, as caixas de roda não interferem no posicionamento do assento e o túnel central é praticamente plano. Outro destaque é a distância entre os trilhos do banco dianteiro, garantindo maior espaço para os pés dos passageiros que viajam na parte posterior.
 
Na frente, devido à ampla largura da cabine, motorista e passageiro também desfrutam de muito conforto. A posição elevada de dirigir é outro ponto forte do modelo. 
 
O porta-malas do Etios, com capacidade de 270 litros na versão hatchback e 562 litros, no sedã, garante comodidade para guardar as bagagens. Mesmo no hatchback, o acesso ao compartimento é facilitado pela baixa altura do assoalho e à ampla abertura da tampa traseira.
 
 
Duas novas cores foram introduzidas – o branco pérola e o azul techno –, complementando os tons preto, cinza, branco sólido, prata e vermelho. O amarelo é exclusivo para o Cross.
 
PREÇOS
Etios Hatchback X: R$ 38.380,00
Etios Hatchback XS: R$ 42.620,00
Etios Hatchback XLS: R$ 46.220,00
Etios Cross: R$ 49.190,00
Etios Platinum Hatchback: R$ 49.120,00 
Etios Sedã: R$ 42.470,00
Etios Sedã XS: R$ 45.190,00
Etios Sedã XLS: R$ 48.880,00
Etios Platinum Sedã: R$ 51.780,00
 

Tags
Posso ajudar?