Pensa em um carrinho simpático, eficiente e ideal para o trânsito urbano. Esse é o Fiat 500 Cabrio Air, versão cabriolet do histórico modelo que surgiu nos anos 50 na Itália e desde o início desta década, reestilizado, está de volta às nossas ruas.
O Ótimo avaliou uma versão Cabrio Air, que conta com o motor MultiAir 1.4 16V Flex, câmbio automático, além da charmosa capota de lona que se abre dando um ar de quase conversível ao pequeno. Quase porque a abertura se dá apenas sobre as cabeças até o porta-malas, mantendo as colunas superiores acima das portas.
Quatro pessoas podem até ir no carro, que é ideal mesmo para duas pessoas. O porta-malas é proporcional ao carro e leva pouca coisa. Dá até para carregar umas comprinhas. Mas nada de querer levar bagagens para um final de semana na praia. Ele não foi feito para isso.
Motor de gente grande
O motor Multi Air, desenvolvido pela Fiat para o mercado brasileiro faz com que o o Fiat 500 SportAir chegue aos 105 cv de potência e torque máximo de 13,6kgfm com gasolina e 107 cv com torque de 13,8kgfm quando alimentado com 100% de etanol. Como é um carro pequeno e leve, tem força suficiente para garantir um desempenho de gente grande. Não faz feio em saídas nem em retomadas.
O câmbio automático sequencial de 6 marchas garante um desempenho gostoso. As trocas são precisas e rápidas, o que permite mais conforto e prazer ao dirigir com menos consumo de combustível. Ele conta com alguns itens que garantem esse desempenho, como o Kick-Down, que reduz rapidamente as marchas em caso de retomada. Basta pisar no acelerador que o câmbio responde. De outro lado, o Brake Assistant reduz automaticamente as marchas em freadas bruscas.
Há ainda o sensor Up-Down Slope, que serve para adaptação das marchas do veículo à inclinação; a função Cornering, que inibe o avanço das marchas em curvas de baixa aderência e a Fast-Off, que impede a “subida” de marcha quando o condutor tira o pé rapidamente do acelerador.
Muita tecnologia
O Fiat 500 Cabrio conta ainda com direção elétrica Dual Drive, que substitui a tradicional direção hidráulica, tornando a condução mais leve e facilitando as manobras. Ele conta com função SPORT. Quando o motorista opta por ela, o carro fica bem mais duro, mudando completamente seu comportamento. A direção se torna mais firme. O motor responde mais rapidamente ao comando do acelerador.
A família Fiat 500:
500 Cult – R$ 47.390
500 Cult Dualogic – R$ 49.600
500 Cabrio 1.4 EVO Flex – R$56.900
500 Cabrio Dualogic 1.4 EVO Flex – R$ 59.900
500 Cabrio Automático 1.4 16V
– R$ 66.300