Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Fiat Cronos Precision AT 1.3, um grande sedã compacto

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Imagens – Danilo Sanches

Apesar de se enquadrar como um sedã compacto, o Fiat Cronos tem dimensões e desempenho que o colocam numa posição interessante, até mesmo para encarar concorrentes médios. Ele se destaca em espaço interno, que inclui um porta-malas de gente grande. No desempenho, o motor 1.3 Firefly, disponível na versão Precision, a top de linha avaliada pelo Carro Express durante uma semana, dá conta do recado, ainda mais por contar com o câmbio CVT, que simula sete velocidades, a principal novidade na linha 23.


O motor é o velho e confiável Firefly, que gera até 107 cavalos de potência com etanol e 99 com gasolina. O desempenho agrada nas mais diferentes condições, tanto na cidade, em que vai além das versões com motor 1.0, como na estrada, lugar em que consegue garantir uma viagem bastante agradável e sem sobressaltos. Quando precisa, o motor responde.
Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE) do Inmetro, o consumo do Cronos é bem interessante. Com etanol, faz 9,3km/l na cidade e 10,8km/l na estrada. Com gasolina, o PBE, o consumo urbano é de 13,4km/l, e o rodoviário, de 14,9km/l. Durante a avaliação, abastecido com etanol, o resultado foi bem próximo.

A transmissão CVT oferece três modos de condução: automático, manual e sport, que é voltado para quem busca uma condução ágil. Assim, a central eletrônica promove uma série de ajustes para tornar o veículo ainda mais responsivo. O retorno do motor fica mais ágil ao simples toque no acelerador e as marchas são alongadas. Além disso, as trocas são feitas em rotações mais altas, característica típica de uma direção mais esportiva. Isso é bastante perceptível e se traduz em um menor consumo de combustível.


No visual, o Cronos não mudou quase nada. Tem na grade frontal nova colmeia interna e dois frisos horizontais que conferem mais modernidade e esportividade. Mas a versão Precision tem um toque de esportividade, com rodas de liga de 16 polegadas. Na traseira, bastante semelhança com o novo Fiat Fastback, com lanternas muito parecidas. O perfil é de um sedã, sem grandes novidades.

Por dentro, interior em couro no tom Espresso Brown em bancos e painéis de portas, o que deixa o modelo mais sofisticado e aconchegante. O volante também passou por atualizações em todas as versões e agora segue a linha adotada em outros modelos da marca.
Em espaço interno, cinco passageiros vão muito bem. Mas o que mais chama a atenção é o excelente porta-malas, com capacidade para 525 litros, maior inclusive que muitos sedãs maiores, o que coloca o Cronos em um patamar superior neste quesito.

O que o Cronos Precision oferece por R$ 103,7 mil

– câmbio automático CVT
– controle de estabilidade
– controle de tração
– piloto automático
– Hill Holder
– modo Sport
– roda de liga de 16″
– chave presencial keyless enter n´go
– ar-condicionado automático
– câmera de ré com linhas dinâmicas
– faróis de neblina com função cornering
– espelho retrovisor elétrico
– repetidor lateral de seta
– luzes de cortesia sob os retrovisores
– volante revestido em couro,
– câmbio borboleta (paddle shifters)
– apoio de braço dianteiro
– bancos traseiros bipartidos 60/40
– maçanetas externas cromadas
– interior em couro marrom (opcional)

Posso ajudar?