Ernesto Zanon – Do Carro Express / youtube.com/carroexpress
Em 2018, ele apareceu no Salão do Automóvel de São Paulo com um carro-conceito. Bonito de se ver, dava a impressão de que dificilmente – como acontece muitas vezes – chegaria às ruas. No entanto, quatro anos depois, o Fiat Fastback não só virou realidade como também é apontado como uma evolução entre os SUVs médios oferecidos no mercado. Na verdade, é um SUV Coupé, que mantém as qualidades de um esportivo utilitário aliadas ao de um sedã com pegada mais esperta. Ou seja, muito espaço interno e agilidade.
O Carro Express avaliou o Fastback Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 Flex AT. O nome pomposo faz jus ao carro, que traz motor turbo 1.3 e câmbio automático de seis marchas. Como top da família, oferece boa gama de equipamentos de série e muita tecnologia embarcada. O próprio termo “fastback” faz referência ao desenho veloz e curvas dinâmicas.
Por ser novo nas ruas, o Fastback chama muito a atenção. A carroceria coupé dá um ar de sofisticação ao carro, que soa até como um “BMW genérico” numa alusão a modelos da marca alemã, bem mais caros, mas que invariavelmente são lembrados pela aparência bastante parecida. Só que dá para ter o modelo da Fiat completinho por algo em torno de R$ 150 mil, valor que o coloca numa posição muito interessante frente a outros SUVs da concorrência.
Na direção dele, o motor 1.3 turbo fala alto com seus 185 cavalos de potência quando abastecido com etanol. Responde muito satisfatoriamente em diferentes condições. Na estrada, vai adiante sem pipocar. Na cidade, retomadas precisas e certeiras, avançando sempre que necessário numa pegada mais forte. O câmbio automático é dos bons, numa ótima relação para proporcionar mais conforto.
Na propaganda da TV, que faz alusão à Copa do Mundo, de forma exagerada, o Fastback voa, numa referência ao possível sucesso da Seleção Brasileira nos campos do Catar, sugerindo que o time de Tite vai passar sobre todos os obstáculos que encontrar pela frente. Quem sabe!!!
Visual do SUV Coupé se destaca na paisagem
No visual, o parachoque tem entradas aerodinâmicas e grade no formato de colmeia tridimensional em black piano. Os faróis com assinatura marcante são Full LED de série com DRL quando as setas são acionadas. A pintura é bicolor. Para completar, as rodas de liga leve escurecidas de 18 polegadas aumentam a impressão de esportividade. Na traseira, a essência do SUV coupé, com a tampa do porta-malas em linha bem fluida, terminando na porção final imponente com lanternas a LED, super tecnológicas e flutuantes, no conjunto óptico tridimensional.
O espaço interno também é dos melhores. A carroceria que desce na traseira pode até passar a impressão de que pessoas de maior estatura terão dificuldade para se acomodar no banco de trás. Mas não. Dá para ir muito bem ali mesmo quando se leva três ocupantes. No porta-malas, uma das maiores vantagens. São 600 litros de espaço para levar a bagagem de todo mundo sem qualquer aperto.
Versão top traz ampla lista de itens de série.
Completo, o Fastback Limited Edition sai de fábrica com sistemas avançados de assistência à direção (ADAS), freio de mão eletrônico, paddle shifters (câmbio borboleta), cluster full digital de 7 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas e o Fiat ConnectMe, plataforma de serviços conectados da marca, oferecido como opcional.
Em tempo, o ADAS reúne frenagem automática de emergência, que evita colisões contra veículos à frente; alerta de mudança de faixa, que auxilia o motorista em caso de saída da pista em que está, e a comutação automática dos faróis, que define entre o farol alto e baixo automaticamente.
O freio de mão é eletrônico: basta pressionar uma tecla no console central para acioná-lo. A função traz mais uma conveniência: o Auto Hold. Com ela, o Fastback mantém o freio acionado após retirar o pé do pedal, seja em uma subida, um semáforo ou no engarrafamento, trazendo muito mais conforto para o dia a dia do cliente.
O modelo também vem com paddle shifters, mais conhecidos como “câmbio borboleta”. Eles ficam logo atrás do volante e, com apenas um toque, é possível trocar de marcha. O novo SUV da Fiat traz também cluster full digital de 7 polegadas personalizável em que o usuário pode escolher se deseja ter informações de forma analógica ou digital, como força G, pressão do turbo, consumo em tempo real, entre outras.
O modelo conta ainda com wireless charger (carregador por indução) para smartphones com saída de ar-condicionado dedicada nesta região, navegação embarcada com trânsito em tempo real de série, função TC+ que garante melhor frenagem em condições de baixa aderência, controle de estabilidade, câmera de ré e novo ar-condicionado automático digital que possui saída para fila traseira para maior conforto térmico.
O que o Fastback Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 Flex AT oferece:
– ADAS (frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e comutação automática dos faróis),
– controle de estabilidade e tração,
– airbags frontais e laterais de tórax e cabeça,
– freio de mão eletrônico com Auto Hold,
– ar-condicionado automático e digital,
– paddle shifters (borboleta no volante),
– sensor e câmera de estacionamento traseiros,
– wireless charger,
– carregador por indução
– faróis e lanternas Full LED.
– bancos revestidos em couro,
– acabamento interno escurecido,
– sensor de estacionamento dianteiro,
– pintura bicolor com teto em preto,
– faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps,
– retrovisores externos com rebatimento elétrico,
– central multimídia com tela de 10,1″ com Apple Carplay e Android Auto sem fio.
– rodas esportivas de liga leve 18″ com pintura escurecida
– badges “Limited Edition” nos para-lamas dianteiros, além de “Powered by Abarth” no cofre do motor e na tampa do porta-malas.