Ernesto Zanon – Do Carro Express / Em vídeo no youtube.com/carroexpress
A Fiat lançou ano passado o Fastback, um novo SUV com jeitão de coupé, que se baseou em um carro-conceito que a marca apresentou no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. Nestes quatro anos de distância entre a prancheta e as ruas, outros modelos com a mesma pegada chegaram ao mercado, com destaque para o novo Honda HRV e o VW Nivus.
Ano passado, logo após o lançamento, mostramos a versão top Limited Edition, que traz o motor 1.3 turbo de 185 cavalos de potência, que hoje custa quase R$ 159 mil. Desta vez, vamos mostrar com é possível gastar uns R$ 14 mil a menos pelo carro que traz o mesmo pacote de equipamentos e design praticamente igual, mas com um motor 1.0 igualmente turbo, mas que gera 130 cavalos de potência.
Se abrir mão destes cavalos a mais, vale a pena investir no Fiat Fastback Impetus T200, que difere no motor e no câmbio CVT. O outro tem um automático de seis marchas. No mais, mesma imponência e muita tecnologia embarcada, a ponto de considerá-lo um carro de ponto, comparável a veículos de categorias acima. Reúne a altura de solo e posição de dirigir de um SUV, um espaçoso porta-malas e a performance de um esportivo com motorização turbo. Mas é no design que ele desponta e chama a atenção.
Na visão lateral, destaque para a silhueta fluida, com a coluna C inclinada e o teto mergulhando em direção à traseira. A linha que começa na lateral, passa em cima da roda traseira e segue até o spoiler, dando movimento e largura para a traseira. Na dianteira, o parachoque tem entradas aerodinâmicas e grade no formato de colmeia tridimensional em black piano. Os faróis com assinatura marcante são Full LED de série com DRL quando as setas são acionadas.
As rodas de liga leve possuem um design bem particular diamantado, que deixa o Fastback ainda mais completo e refinado. Chegando à traseira, essência do SUV coupé, a tampa do porta malas tem linha bem fluida, terminando na porção final imponente com lanternas a LED, super tecnológicas e flutuantes, no conjunto óptico tridimensional.
O Fastback Impetus oferece sistemas avançados de assistência à direção (ADAS), freio de mão eletrônico, paddle shifters (câmbio borboleta), cluster full digital de 7 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas e o Fiat Connect/Me, plataforma de serviços conectados da marca, oferecido como item opcional.
No interior, ótimas impressões, com um visual ao mesmo tempo esportivo e futurista. A posição do console central dá grande destaque à central multimídia e deixa todos os comandos em um só lugar ao alcance dos olhos e das mãos. Já a posição de direção mais alta transmite total sensação de segurança. Os bancos são espaçosos, confortáveis e com bom nível de acabamento.
No espaço interno, o porta-malas é um destaque à parte, com 600 litros de capacidade, um espaço difícil de encontrar até nos SUVs grandalhões. Há ainda porta-objetos espalhados pelo carro que totalizam 28 litros no total.
Desempenho se mantém satisfatório
Em relação ao desempenho, óbvio que os R$ 14 mil a mais pagos na versão com motor 1.3 turbo aparecem, já que são 185 cavalos. Sobra potência. No caso do Impetus com o turbo 200 Flex com potência de 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e torque de 200 Nm, ainda dá conta do recado. Ele é rápido e ágil, podendo ir de 0 a 100km/h em apenas 9,4 segundos, segundo o fabricantes. Mas no consumo de combustível, apresenta-se melhor que o irmão mais potente. Pode fazer até 14,6 km/l na estrada.
Ele traz também como item de série o freio de mão eletrônico: basta pressionar uma tecla no console central para acioná-lo. A função traz mais uma conveniência: o Auto Hold. Com ela, o Fastback mantém o freio acionado após retirar o pé do pedal, seja em uma subida, um semáforo ou no engarrafamento, trazendo muito mais conforto para o dia a dia do cliente.
O modelo vem com paddle shifters, mais conhecidos como “câmbio borboleta”. Eles ficam logo atrás do volante e, com apenas um toque, é possível trocar de marcha. O novo SUV da Fiat traz também cluster full digital de 7 polegadas personalizável em que o usuário pode escolher se deseja ter informações de forma analógica ou digital, como força G, pressão do turbo, consumo em tempo real, entre outras.
Em conectividade, destaque-se a central multimídia de 10,1 polegadas com o Fiat Connect/Me, plataforma exclusiva conectada da marca, além de Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Com mais de 30 funcionalidades, o sistema conectado da marca permite que o usuário tenha acesso a todas as informações do seu Fastback, como diagnósticos e a localização do veículo pelo smartphone, smartwatch ou até através de um assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant.
O modelo conta ainda com wireless charger (carregador por indução) para smartphones com saída de ar-condicionado dedicada nesta região, navegação embarcada com trânsito em tempo real de série, função TC+ que garante melhor frenagem em condições de baixa aderência, controle de estabilidade, câmera de ré e novo ar-condicionado automático digital que possui saída para fila traseira para maior conforto térmico. Além disso, conta com o recém-lançado Sound Design da Fiat, com notificações e alertas com tons agradáveis, para que o usuário tenha uma jornada auditiva ainda mais amigável.
O que o Fastback Impetus Turbo 200 Flex AT oferece:
– ADAS (frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e comutação automática dos faróis),
– controle de estabilidade e tração,
– airbags frontais e laterais de tórax e cabeça,
– freio de mão eletrônico com Auto Hold,
– ar-condicionado automático e digital,
– paddle shifters (borboleta no volante),
– sensor e câmera de estacionamento traseiros,
– wireless charger,
– carregador por indução e faróis e lanternas Full LED.
– bancos revestidos em couro,
– acabamento interno escurecido,
– sensor de estacionamento dianteiro,
– pintura bicolor com teto em preto,
– faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps,
– roda esportiva com acabamento diamantado de 18″,
– retrovisores externos com rebatimento elétrico,
– tapetes de carpete
– painel de instrumentos 7″ Full Digital,
– central multimídia com tela de 10,1″ com Apple Carplay e Android Auto sem fio.