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AVALIAÇÃO – Fiat Strada Ultra ganha fôlego com motor turbo e câmbio automático

 

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches

Com 25 anos no mercado, a picape compacta Fiat Strada nem de longe parece ser o mesmo carro daquele lançado em 1998. Ao comemorar suas bodas de prata, carregando o título de líder de vendas no Brasil, a picapinha evoluiu muito e chega aqui totalmente repaginada e turbinada. Sim, neste ano ganhou a versão com o motor 1.0 turbo 200, que já equipa alguns outros modelos da Stellantis.
O Carro Express avaliou durante uma semana a versão Ultra, que já existia na irmã maior Toro como top de linha urbana, que vai longe com a motorização que tem potência de 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina), além de torque de 200 Nm. Quase um foguetinho, já que vai de 100km/h em apenas 9,5 segundos, número bastante considerável por se tratar de uma picape e não ter obrigatoriamente essa característica.


No pé, boas impressões. A Strada com motor turbo demonstra ser ágil nas mais diferentes condições. Rápida no trânsito urbano, apresenta respostas precisas e tem bons números de consumo de combustível. Na estrada, desempenho bem honesto, com rendimento muito interessante, principalmente quando é necessário uma força a mais.

Nova vocação

Vale citar que as picapes compactas há muito tempo mudaram as características e chegam em um público que não quer colocá-las para trabalhar, já que têm cabine dupla e carroceria. Ou seja, não tem no transporte de cargas sua principal função. A Strada Ultra, por exemplo, ganhou tantos equipamentos de conforto e tecnologia, que a colocam num patamar quase que de automóvel de luxo.
Lógico que algumas limitações vêm no pacote, como o espaço limitado para quem vai no banco de trás. Impossível exigir que dois ou três adultos sejam transportados ali com maior nível de conforto. O espaço é limitado. Se quer algo diferente, fuja das picapes. A Chevrolet, com a Montana relançada há pouco, até consegue se sair melhor neste quesito, mas também tem suas limitações naturais.
A versão Ultra se diferencia das demais versões por alguns detalhes na aparência, como um friso vermelho na dianteira. Também tem nos bancos dianteiros a escrita com nome da versão bordada em vermelho. Fora que vem com nova grade frontal, para-choque integrado, faróis de neblina em LED e skidplate, mais robusto e agressivo.


Por dentro, bancos de couro e novos painéis de porta com detalhes em couro, Tem novo volante com Fiat Script e botão Sport integrado. Conta ainda com controle eletrônico de estabilidade, que corrige automaticamente as saídas dianteiras e traseiras, e o sistema Hill Holder, que mantém o freio acionado automaticamente por aproximadamente dois segundos ao arrancar em ladeiras e em ré em manobras. Ainda há TC+ (Traction Control PLus), que faz o controle eletrônico do eixo de tração em situações leves de off-road, freando a roda que tiver menos tração e proporcionando maior aderência e desempenho em terrenos desafiadores.
Para completar, vem com sistema multimídia UCONNECT 7, que oferece conectividade avançada com Wireless Android Auto e Apple CarPlay, além de ar-condicionado digital automático e um prático carregador sem fio.
E como se trata de uma picape, o espaço para cargas é generoso. Carrega até 650 kg e 844 litros na caçamba. A capacidade de reboque é de 400 kg.

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