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AVALIAÇÃO – Fiat Titano precisa superar preconceitos para entrar em território “proibido”

 

Demorou quase 50 anos para a Fiat entrar no mundo das picaponas aqui no Brasil. Um território que sempre foi das marcas concorrentes agora tem a Titano. Lançada em março para completar a linha que tem as vitoriosas Strada e Toro ainda não chegou com força às ruas.

Arrisco dizer que o consumidor deste tipo de carro tem alguns pés atrás em relação às novidades. Foi assim com a Volkswagen, que até hoje não convenceu com a Amarok, em um mundo ainda dominado pela Chevrolet S10 e Toyota Hilux, além da Ford Ranger e Nissan Frontier.

Em todo caso, vamos mostrar aqui a Titano Ranch, a versão top de linha da família, que tem motor 2.2 turbodiesel, que gera 180 cavalos de potência, tração 4×4 e câmbio automático de seis marchas. Trata-se de um cartão de visitas considerável para quem está chegando, já que apresenta uma boa performance em diferentes condições. Mas isso pode não bastar para ganhar esse consumidor tão arredio.

A versão topo de linha da Titano oferece recursos para aqueles que gostam de uma aventura fora da estrada. Ou seja, vai além do que se espera de uma picapona para o trabalho ou dia-a-dia. Acaba sendo muito bem equipada com câmera 360° off -road e rodas de liga-leve de 18”. Oferece monitoramento de pneus, sensor dianteiro, aviso de saída de faixa, keyless entry n´go, sensor de chuva, faróis, lanternas e DRL em LED, ar-condicionado automático digital dual zone, estribos laterais, capota marítima e santantônio cromado com barras de proteção dos vidros.

Porém, peca em alguns detalhes como não oferecer carregamento de celular por indução. Até mesmo o display central aqui é bastante acanhado, apesar de 10 polegadas, em comparação com o que a concorrência vem oferecendo até em modelos mais simples. Mas sempre tem boas compensações para uma picape que está sendo comercializada nesta versão a R$ 260 mil. Lembro que a mais básica sai por R$ 220 mil, com câmbio manual.

A Titano oferece um interior confortável e funcional. São 27 litros de porta-objetos por todos os cantos desta cabine dupla. O painel conta com cluster com tela digital colorida 4.2” que se junta com e central multimidia de 10”, voltados para o motorista. É possível conectar e carregar dispositivos eletrônicos através das duas entradas USB acessíveis diretamente no console central.

Os bancos são de couro de alta qualidade e os assentos dianteiros possuem ajuste elétrico garantindo um conforto extra. Já os traseiros, são modulares e podem ser rebatidos, o que permite capacidade de transporte de até 100kg atrás da segunda fileira de bancos.

Mas como se trata de uma picape, obviamente que o consumidor também quer saber sobre tamanho e capacidade de carga.  Aí ela não deixa a desejar mesmo. A caçamba carrega até 1.314 litros, um tamanho muito considerável que não se encontra em qualquer um dos concorrentes diretos. Leva até 1.020 kg em carga e pode puxar 3.500 kg de reboque A Nova Fiat Titano tem 5,3 metros de comprimento, 2,2 m largura (com espelhos).

O visual que não foge muito ao padrão do mundo das picapes.  Vem com rodas de liga-leve de 18”, que passam a sensação de robustez e ajudam na utilização off-road e ao carregar cargas mais pesadas. A frente composta pela nova grade, que antecipa a nova linguagem de design da marca. A assinatura dos faróis completa o visual frontal do modelo, lembrando as irmãs menores

 

O que a Titano Ranch oferece:

–  central multimídia de 10” que pode ser personalizada

–  navegação embarcada TomTom

– conexão com Apple Carplay™ e Android Auto

– cluster com tela digital 4.2” com tela colorida,

–  ar-condicionado digital dual zone

– keyless entry’n go (chave presencial com partida por botão).

– câmera 360° off-road

–  seis airbags

–  sete alças de segurança

–  alerta de saída de faixa

–  “Hill Descent Control” (HDC), assistente para descidas

–  com detector de pressão dos pneus (TPMS).

–  ESP (Electronic Stability Program

– assistente de partida em rampa (hill start assist)

– controle de tração

– Trailer Swing Control, que traz estabilidade para o reboque.

–  ABS com EBD (Antilock Braking System com Electronic Brakeforce Distribution)

– modos de tração: 2H (2 High Speed), 4H (4 High Speed e 4 Low Speed)

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