Ernesto Zanon – Do Carro Express / Imagens e Edição – Danilo Sanches
No design, desde que foi lançado em 2016, a pick-up média Fiat Toro caiu nas graças do consumidor, ao ponto de desbancar da liderança deste mercado a histórica Chevrolet S10, que cresceu demais e subiu a outro patamar. Porém, apesar de todas as qualidades oferecidas, ainda havia um “senão” que atrapalhava um pouco. As versões com motorização flex, principalmente a 1.8, deixava um pouco a desejar em desempenho e consumo. Porém, agora, com o lançamento do 270 Turbo, que se trata de um novo 1.3, os problemas acabaram.
Na avaliação com uma versão Volcano 270, considerada a top entre as movidas com o novo motor flex turbo, que custa hoje um pouco mais de R$ 140 mil, o Carro Express / GuarulhosWeb constatou que o salto em qualidade foi bastante perceptível. O desempenho fica bem mais próximo dos modelos equipados com o motor 2.0 turbodiesel, proporcionando aos consumidores a impressão de que não são mais dois carros tão diferentes, como era anteriormente.
O Turbo 270 gera 185 cv de potência máxima a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm quando abastecido com etanol. Quando o combustível é gasolina, sua potência é de 180 cv no mesmo regime, assim como o torque. No pé, tanto na cidade como na estrada, isso se traduz em maior prazer no dirigir, com respostas precisas e bastante ágeis.
No consumo, boas notícias. Nada perto daqueles 4 km/l de etanol na cidade do 1.8 flex. Em situações bem adversas, com trânsito parado e ar condicionado acionado, o computador de bordo sempre indica consumo acima dos 6 com etanol. Na estrada, fica entre 9 e 10 km/l. Ou seja, um alívio que garantes pontos positivos ao Turbo 270.
A Nova Toro apresenta novidades também no visual, principalmente na dianteira. O capô conta agora com vincos mais marcantes, que passam a ideia de robustez. O logo da Fiat foi para a porção superior da dianteira e a Fiat Flag aparece na nova grade frontal. Há também novas rodas de liga leve e para-choques com bulbar integrado. A lateral com linha de cintura elevada e largas caixas de roda mantém a sensação de dinamismo, força e proteção. A traseira mantém a abertura da tampa dividida em duas partes, que traz mais ergonomia ao uso.
Interior transformado
Por dentro, a Toro Volcano avaliada se compara a carros de luxo tantos são os equipamentos incorporados, tanto do ponto de vista de conforto como de tecnologia embarcada. O novo painel de instrumentos abriga um cluster 100% digital, que permite a personalização ao gosto do “freguês”. Tem console central integrado e bastante otimizado.
Outra mudança de destaque fica para a maior oferta de porta-objetos, que quase dobrou de capacidade e passou para 26 litros. O console central, por exemplo, ganhou dois porta-copos de 700 ml cada ao lado da alavanca freio de mão; já à frente da alavanca câmbio há outro espaço para acondicionar objetos, no qual encontra-se o carregador de celular por indução.
O QUE A TORO VOLCANO TURBO 270 FLEX AT6 OFERECE
– Paddle shifters
– Câmera de ré
– Volante em couro
– Ar-condicionado digital dual zone
– Para-sol com iluminação
– Apoio de braço frontal
– Faróis full LED
– Barras longitudinais no teto
– Farol de neblina
– Capota marítima
– Maçanetas e espelhos na cor do veículo
– Sensor de estacionamento frontal
– TBM +NAV (conectividade)
– Wireless changer
– Airbag de joelhos
– Roda de liga leve de 18”
– Bancos em couro
– Sensores de chuva e crepuscular
– Retrovisor interno eletrocrômico
– Espelhos externos com tilt down e luz de poça
– Apoia-braço traseiro
– Porta-objeto no banco do passageiro
– Keyless Enter-N’Go
– Assentos com ajuste elétrico
– Maçaneta e moldura da porta cromada