Carro

AVALIAÇÃO – Ford Ka, o pequeno carro que cresceu e apareceu

Desde o que o Novo Ka foi lançado em meados do ano passado, muito se falou da renovação desse compacto, que passa muito longe do modelo originário, apresentado em 1997, que tentava ganhar espaço como um quase subcompacto. Mas suas limitações de tamanho interno, que incluía um porta-malas minúsculo e espaço para quatro pessoas numa cabine de duas portas, sempre limitaram o avanço do Ka.
 
Com vários prêmios conquistados e um novo motor 1.0 de três cilindros e um 1.5 16V, o carro menor da Ford cresceu e apareceu nos mais diferentes aspectos. O GuarulhosWeb avaliou um modelo Ka 1.0 SEL TiCVT 12V Flex 5p durante uma semana, quando percorreu aproximadamente 500 quilômetros.
 
De cara, o desempenho agradou bastante. Em estrada, tirando condições extremas, como longas subidas de serra, muito fácil manter o carro na faixa dos 120 km/h, a máxima permitida em rodovias, mesmo com ar condicionado acionado e sem a necessidade de ficar reduzindo marchas. O consumo médio, abastecido com etanol, fica próximo dos 10 km/l. E se apertar um pouco mais o pé direito sobre o acelerador, o giro vai além das 4.000 rpms, permitindo avançar sem sobressaltos para velocidades acima das permitidas. 
 
Já numa subida de serra, como na rodovia Mogi-Dutra, no sentido de Mogi das Cruzes, as reduções para quarta e até terceira são necessárias para manter a velocidade sem perder o desempenho. Se o ar condicionado estiver desligado, dá até para chegar ao ponto mais alto em quinta, perdendo um pouco a velocidade mas sem comprometer a dirigibilidade.
 
Quando é necessário uma retomada velocidade, as reduzidas de marcha são suaves, garantindo uma reação rápida apesar de se tratar de um modelo com motor 1.0 de apenas três cilindros.
 
Novo design assume a cara da Ford
 
 
O Novo Ka tem a frente aerodinâmica, com grade trapezoidal e faróis alongados, com elementos que o identificam com o estilo da Ford. A carroceria exibe linhas fortes e vincos marcantes. A lateral mostra um perfil rápido e moderno, com vincos que criam jogo de sombras e transmitem agilidade. A linha de cintura é alta, sem tirar a visibilidade na cabine. A traseira tem para-choques envolventes e lanternas arrojadas, compondo um conjunto robusto e esportivo.
 
O interior acomoda cinco passageiros, com um refinamento de formas, cores e acabamento que remete a carros de segmento superior. A cabine em estilo cockpit cria uma sensação envolvente para o motorista, com volante ergonômico, banco com bom apoio lateral, comandos de fácil acesso e intuitivos. O painel de linhas modernas, o console integral e os 21 porta-objetos distribuídos na cabine trazem conforto e praticidade a bordo. O porta-malas do hatch comporta 257 litros de bagagem.
 
 
Carro vem completo de fábrica
 
O Novo Ka vem equipado de série com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, rádio MyConnection Gen.3 com MyFord Dock, airbag duplo, freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC).
 
Já a versão SEL, topo de linha, que foi avaliada, tem ainda controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampas (HLA) e sistema de conectividade SYNC Media System com comando de voz e dois recursos pioneiros no Brasil: a Assistência de Emergência e o sistema AppLink para acesso a aplicativos do celular.
 
Motor três cilindros surpreende
 
O motor Ford 1.0 TiVCT, de três cilindros, gera 85 cv (@ 6.500 rpm) e torque de 105 Nm (@ 4.500 rpm) com etanol e 80 cv (@ 6.500 rpm) e torque de 100 Nm (@ 3.500 rpm) com gasolina. Faz 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade, e 10,4 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina na estrada, segundo números divulgados pela Ford.
 
Entre os avanços responsáveis por esse rendimento estão o duplo comando de válvulas variável tanto na admissão como no escape, com quatro válvulas por cilindro, e o sistema de arrefecimento em dois estágios.
 
 
A versão de topo SEL oferece a mais:
– controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac),
– assistente de partida em rampas (HLA),
– rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 195/55 R15,
– faróis de neblina,
– computador de bordo,
– alarme volumétrico,
– ajuste de altura do banco do motorista,
– acabamento SEL,
– grade dianteira com aplique cromado
– lanternas traseiras escurecidas.
 
Preço: R$ 40.466,00 
 
 
 
 

Tags
Posso ajudar?