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AVALIAÇÃO – Fox BlueMotion 2014, 1.0, 3 cilindros e um banho de economia

O GuarulhosWeb rodou 640 km durante uma semana com um Fox Bluemotion, com o novo motor 1.0 de três cilindros. O consumo médio final foi de 17,2 km/l de gasolina, sendo que – apurado no computador de bordo parcial – o carro atingiu picos de 20,8 km/l

O computador de bordo, aliás, é um auxiliar permanente durante toda a avaliação. Ele informa para trocar de marcha para baixo ou para cima, para tirar o pé do acelerador quando o veículo está parado a espera do farol abrir, e passa uma série de informações úteis que ajudam na economia de combustível. O melhor de tudo isso: o desempenho não é prejudicado em função da economia.

Mais da metade desses 640 km rodados, foram em circuito urbano. Ou seja, ele é capaz de cravar marcas acima dos 16 km/l dentro da cidade. Numa viagem de 250 km, mantendo o velocímetro na casa dos 120 km/h na maior parte do percurso, o resultado final foi de 19,2 km/l. Em um trecho de trânsito livre, com a velocidade cravada entre 90 km/h e 100 km/h, o melhor consumo: 20,8 km/l. Sem parar para abastecer, no final da avaliação, o indicador ainda marcava autonomia de 160 km. Ou seja, dá para rodar cerca de 800 km sem precisar reabastecer.

Seria impossível não iniciar essa avaliação sem abordar a economia desse novo motor oferecido pela Volkswagen, o mesmo que deverá equipar o compacto Up, que a Volkswagen prepara para colocar no mercado brasileiro ainda neste ano. No Fox BlueMotion, que tem como base a economia de combustível, os resultados são fantásticos. O modelo avaliado foi um duas portas, de entrada, sem ar condicionado e vidro elétrico, que custa a partir de R$ 32,5 mil. O quatro portas parte de R$ 34 mil

O novo motor de três cilindros 1.0l da família EA211 é o mais moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil, tanto no que diz respeito ao seu processo de produção quanto aos recursos de que dispõe, segundo informa a empresa.

Com 999 cm³ de cilindrada e instalado em posição transversal no Fox BlueMotion, o motor EA211 1.0l é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Tem potência máxima de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.

Durante toda a avaliação, em diferentes condições – cidade e estrada -, o comportamento foi bastante positivo, com boas retomadas e um desempenho satisfatório, sem grandes dificuldades para acompanhar o tráfego na faixa de 120 km/h (a máxima permitida) numa auto estrada.

Segundo a Volkswagen, esse bom desempenho se deve a uma ampla faixa de distribuição do torque, que merece destaque por tratar-se de um motor sem sobrealimentação, que melhora o desempenho em baixos regimes e dá fôlego para retomadas de velocidade. Além disso, combina perfeitamente com o câmbio de relações mais longas utilizado em modelos com o conceito BlueMotion.

Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o cabeçote tem comando de admissão variável – a variação é contínua, o que reduz consumo de combustível e emissões e melhora sensivelmente a resposta do motor em baixos regimes de rotação. A taxa de compressão é de 11,5:1. As válvulas são acionadas por balancins roletados (RSH, sigla para o termo alemão Rollenschlepphebel), recurso que minimiza o atrito entre os componentes e aprimora sua eficiência.

Disponível em carroceria de duas ou de quatro portas, o Fox BlueMotion traz, além do novo motor EA211 1.0l, modificações mecânicas e estéticas que contribuem para que o modelo atinja expressivos índices de economia de combustível. A direção com assistência eletro-hidráulica (item oferecido de série no modelo), por exemplo, reduz o consumo energético do modelo em 3%, em relação ao Fox 1.0l equipado com direção hidráulica.

Como parte do pacote de melhoria da eficiência energética do conceito BlueMotion, a transmissão MQ200 teve para o Fox BlueMotion as relações alongadas em até 10% em comparação à utilizada no Fox 1.0l.
A grade frontal superior tem formato diferenciado, com desenho exclusivo e aberturas mais estreitas, o que garante eficiência aerodinâmica. A grade inferior teve seu perfil nas laterais também alterado, permitindo maior fluidez do ar.

Esse modelo utiliza os pneus de baixa resistência ao rolamento (chamados “verdes”), na medida 175/70 R14, com aumento na aplicação de sílica em sua composição. A pressão de enchimento dos pneus do Fox 1.0l BlueMotion é maior, passando de 29/28 PSI para 36/34 PSI (dianteiro/traseiro). Com isso foi possível obter uma redução na resistência ao rolamento da ordem de 35%. Para lidar com a maior pressão dos pneus, a suspensão recebeu calibração específica, de forma a preserver as condições de conforto e dirigibilidade do Fox.

O modelo também recebeu melhorias no conforto acústico, com a utilização de maiores silenciadores no sistema de escape e de mantas de isolamento na carroceria. Ao todo, o Fox BlueMotion é 29 kg mais leve do que a versão 1.0l.

Assim como as demais versões do Fox, a BlueMotion traz a nova arquitetura eletrônica, mais moderna, o que possibilitou a instalação de recursos e equipamentos inéditos, além de itens adicionais de segurança. O modelo traz de série airbags frontais e freios ABS com EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem). Conta também com o sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência) como equipamento de série.

O ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Toda vez que o motorista aciona o pedal de freio de forma acentuada, em que atua o ABS, o sistema aciona as luzes traseiras de freio de forma intermitente, sinalizando aos motoristas que vêm atrás que o Fox está tendo uma desaceleração acentuada.

Em seu quadro de instrumentos o Fox 1.0l BlueMotion traz de série, além do computador de bordo, uma barra gráfica que indica o consumo instantâneo de combustível. O item auxilia o motorista a conduzir de forma mais econômica. O painel traz também o indicador digital de velocidade, além do velocímetro analógico.

Os bancos do Fox 1.0l BlueMotion possuem forração exclusiva em malharia Fresh, na cor azul. O modelo está disponível em cinco opções de cores de carroceria: duas sólidas (Preto Ninja e Branco Cristal) e três metálicas (Azul Boreal, Prata Sargas e Cinza Quartzo).

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