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AVALIAÇÃO – Honda Civic híbrido empolga apontando para novos caminhos

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches

Sedã médio para grande premium, que oferece muito conforto e tecnologia, alto desempenho e economia de verdade. Talvez só esses predicados ainda sejam insuficientes para resumir o que o novo Honda Civic e-HEV oferece no mercado. A versão híbrida do carro que agrada os brasileiros há quase três décadas, em sua 11ª geração, foi avaliada pelo Carro Express durante uma semana. Neste tempo, só notícias boas para o modelo que custa algo em torno de R$ 240 mil.
De cara, uma observação importante. Trafegando no congestionado trânsito de São Paulo, deu para perceber que a autonomia apresentada no computador de bordo só aumentava. Isso porque no anda e para, em baixa velocidade, o Civic híbrido praticamente só utiliza seus dois motores elétricos de alta eficiência. O propulsor 2.0 a combustão fica de stand-by. Ou seja, nada de gastar gasolina. E zero de preocupação em relação a ter que recarregar baterias, já que o sistema se autoalimenta. Na cidade, os elétricos são recarregados pelo motor a combustão


Produzido na Tailândia, o Civic, que ficou fora do mercado brasileiro por cerca de um ano, voltou diferente também no visual. Foi renovado esteticamente para garantir evolução em termos de segurança, visibilidade e sensação de espaço interno. Lembra muito o irmão maior Accord, que quase não se vê mais por aqui. São três volumes bem definidos, passando a impressão de ser maior do que realmente é. Isso se dá pela ampliação da área envidraçada, o que também promove melhor visibilidade.
Houve também aumento da distância entre-eixos (35 mm), redução do balanço traseiro e a menor abertura das caixas de roda. As linhas do para-choque e do capô se conectam aos faróis e lanternas iluminados por LED. Estes, por sua vez, exibem assinatura luminosa com formas similares entre si. O design arrojado das rodas de 17 polegadas reforça a esportividade do modelo.


Por dentro, destaque para a horizontalidade do painel, cujo posicionamento baixo e estilo limpo, sem interferência graças aos difusores de ar ocultos, colabora para elevar a percepção de qualidade e favorece a consulta dos instrumentos, posicionados em tela de TFT colorida de 10,2 polegadas. O console central inclui porta-copos ao lado das teclas de comando da transmissão e uma ampla área para acomodar smartphones de todos os tamanhos e recarregá-los sem necessidade de cabo.
Os bancos dianteiros contam com sistema de estabilização corporal, garantindo total conforto mesmo após viagens mais longas. Há ainda ajustes elétricos para motorista e passageiro. O porta-malas do Civic Híbrido tem 495 litros, suficientes para levar as bagagens dos até cinco ocupantes, que vão muito bem acomodados, graças ao generoso espaço interno.

Motorização híbrida


O Civic e-HEV conta com um motor elétrico de alta potência – 184 cv e 32,1 kgfm –, que trabalha em conjunto com o motor a gasolina de 2,0 litros de 143 cv de potência a 6.000 rpm e 19,1 kgfm de torque máximo a 4.500 rpm. Já o segundo motor elétrico cumpre função de gerador de energia para a IPU – Intelligent Power Unit, o compacto conjunto de baterias de íons de lítio posicionado sob o assento do banco traseiro.
Na prática, o sistema e-HEV entrega acelerações típicas de modelos esportivos, além de reduzido nível de consumo de combustível. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem, o consumo é de 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada. Porém, durante a avaliação, não foi difícil superar a marca dos 20 a 21 km com litro na cidade. Numa rodovia, por usar mais o motor a combustão, o consumo cai para a faixa dos 15.
A dirigibilidade é deliciosa. Passa a impressão que o carro sempre está na mão e oferecendo as melhores opções. Isso se dá de forma praticamente automática, já que conta com três modos de condução – EV Drive, 100% elétrico; Hybrid Drive, elétrico e combustão; e Engine Drive, somente combustão – que se alternam automaticamente em função de fatores como topografia, demanda de acelerador, nível de energia nas baterias, etc.
Ou seja, na maior parte do tempo, principalmente pisando leve ele usa o motor elétrico (EV Drive). O Hybrid Drive é ativado nos momentos de maior pressão sobre o acelerador. Em ambas as situações, o motor a combustão é ativado para girar o motor gerador, suprindo a maior demanda de energia elétrica. A gestão da energia, feita pela PCU (Power Control Unit), gerencia a alta voltagem gerada pela bateria de íons de lítio da IPU. Ou seja, o sistema sempre encontra a melhor forma para entregar maior satisfação ao condutor, o que foi percebido durante a avaliação.
Porém, é possível dar a linha do que se pretende. Pela tecla “Drive Mode” é possível escolher entre “Normal”, “Sport”, “Eco” e “Individual”. Em “Sport”, a resposta ao acelerador será mais direta, beneficiando uma condução esportiva. Em “Eco”, a atuação do acelerador privilegiará a economia, enquanto em “Individual” é possível a personalização de parâmetros como a resposta do acelerador e do sistema de direção. O modo “Normal” faz com que os ajustes retornem ao padrão que prevê um balanceamento entre performance e eficiência.


O que o Civic e-HEV oferece

– central multimídia com tela de 9”, com conectividade para Apple CarPlay e Android Auto.
– painel de instrumentos digital de 10,2” colorido exibe de maneira organizada e personalizável
– representação gráfica do fluxo de energia do powertrain em tempo real
– o que estimula o motorista a uma utilização mais consciente e econômica do Civic Híbrido.
– bancos dianteiros com múltiplos ajustes elétricos para motorista e passageiro e estabilizador corporal,
– chave com partida remota do motor,
– ar-condicionado dual zone com difusores frontais camuflados,
– banco traseiro com encosto rebatível,
– carregador sem-fio para celular,
– difusores de ar e portas USB iluminadas na traseira,
– teto solar
– limpadores de para-brisa inteligentes.
– Honda SENSING, exclusivo pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista
– ACC — Controle de cruzeiro adaptativo
– CMBS — Sistema de frenagem para mitigação de colisão
– LKAS — Sistema de assistência de permanência em faixa
– RDM — Sistema para mitigação de evasão de pista
– AHB — Ajuste automático de farol
– oito airbags, incluindo laterais também na traseira

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