GWeb TV

AVALIAÇÃO – Honda HR-V EXL Sensing abre mão do turbo, mas traz muita tecnologia

 

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches

O Honda HR-V segue como um interessante SUV médio, numa faixa de preços bem competitiva e com concorrentes que tentam se destacar na motorização, design e nível de tecnologia embarcada. Para não perder espaço, a Honda tenta juntar os quesitos mais apreciados por esse tipo de consumidor em um único carro.


A versão avaliada pelo Carro Express desta vez foi a EXL Sensing, equipada com motor 1.5 flex aspirado e câmbio CVT, com 126 cavalos de potência. Tem o HR-V Touring com motor turbo que custa um tanto a mais, mas que tem praticamente o mesmo nível de conforto e tecnologia que esta, que pode ser levada para casa por algo em torno dos R$ 160 mil.

Desde o final do ano passado, quando retornou ao mercado nacional após uma breve interrupção na fabricação, o HR-V ganhou novas frente e traseira, além de uma lateral que tenta ser diferente da anterior, mas ainda apresenta diversas semelhanças. Porém, destaca-se justamente por esse design muito interessante.

A dianteira, na versão EXL, têm grade com filetes horizontais, gerando forte identidade e sofisticação. Conta com faróis full LED com moldura preta. A baixa altura do capô favorece a visibilidade à frente, além de retratar o comportamento dinâmico. Os retrovisores externos fixados nas portas melhoram visibilidade e, consequentemente, da segurança
Na traseira, lanternas fumê com LED nas luzes de posição e freio, são unidas por uma barra horizontal de LED que também cumpre a função de luz de posição. A tampa traseira oferece uma abertura alta e ampla, com linha inferior baixa para facilitar a colocação e retirada de objetos no compartimento de bagagem. As rodas são de alumínio e aro 17.

Por dentro, o HR-V busca passar os conceitos de prazer, estilo e confiabilidade, a fim de criar um espaço de convívio agradável, elegante e requintado, onde o conforto estético e físico prevalece. A visibilidade foi aprimorada, com a elevação do ponto de visão do motorista em 10 mm, na comparação com a geração anterior.

O painel de instrumentos e a tela da central multimídia touchscreen de 8 polegadas foram posicionados de maneira a exigir um desvio mínimo do olhar, permitindo ao motorista concentrar seu foco na via. Tudo muito fácil e prático e de fácil intuição. As informações são projetadas de forma a facilitar a vida do condutor. Na versão 2024, ganhou o importante carregador de celular por indução, permitindo que os cabos sejam dispensados de vez. Basta entrar no carro e se conectar ao mundo pelo bluetooth, colocar o smartphone no painel se ir adiante.

Outra característica do HR-V é uma boa sensação de conforto a bordo, com bastante espaço para motoristas e até mais quatro ocupantes. O porta-malas, com capacidade para apenas 354 litros, deixa um pouco a desejar. É pequeno para um SUV deste porte.
O sistema de ar-condicionado digital traz um novo tipo de difusores, que permitem aos ocupantes escolher entre o fluxo normal de ar e um fluxo disperso, que cria uma cortina de ar fresco entre vidros laterais e teto sem atingir diretamente o corpo, além de minimizar o calor transferido ao interior do veículo pelas superfícies envidraçadas.

No pé

O desempenho do Honda HR-V EXL Sensing agrada bastante para quem não busca grandes emoções, já que tem um comportamento bem família. O SUV da Honda conta com o motor 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC – Intelligent Variable Valve Timing and Lift Electronic Control. Produz 126 cavalos de potência, o suficiente para uma condução muito boa na cidade e na estrada.
Em condições de teste, numa viagem, foi possível perceber que ele estica a velocidades mais altas sem qualquer cerimônia, garantindo ótima impressão. O câmbio é o consagrado CVT, bem ajustado e que dispensa mais comentários, ao simular sete marchas. É daqueles que você praticamente nem percebe as trocas de marchas.

O HRV conta ainda com o pacote Sensing, que inclui itens equipamentos de segurança e assistência ao condutor. Ele se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular (cerca de 100º) e de um microprocessador de imagem de alta capacidade. Desta forma, vem com ACC (controle de cruzeiro adaptativo), que auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente.
Traz ainda sistemas de frenagem para mitigação de colisão, de assistência de permanência em faixa e de mitigação de evasão de pista. Tem ainda o ajuste automático de farol, que permite a comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação. Na prática, ele controla os faróis de acordo com as condições da estrada.
O que o Honda HR-V EXL SENSING oferece:
– faróis Full LED, botão de partida (Start/stop Engine),
– modos de direção Normal e ECON,
– rodas de alumínio aro 17”,
– ar-condicionado automático com dupla saída na traseira,
– duas portas USB para os passageiros do banco traseiro,
– central multimídia 8” touchscreen com Android Auto e Apple Car Play sem-fio,
– carregador de celular por indução
– painel digital TFT de alta resolução de 4,2 polegadas,
– bancos revestidos em tecido,
– seis airbags,
– Honda SENSING,
– HDC (controle de descida em rampa),
– LaneWatch (assistente para redução de ponto cego),
– câmera de ré,
– EPB (freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold)
– alerta de pressão dos pneus (TPMS).
– bancos revestidos em couro,
– Smart Entry (destravamento por aproximação da chave),
– espelho retrovisor eletrocrômico,
– faróis de neblina em LED,
– volante revestido em couro com paddle shifts,
– apoio de braço central no banco traseiro,
– tweeters dianteiros (2)
– sensores de estacionamento traseiros.

Posso ajudar?