Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Honda HRV EXL entrega muito mesmo com motor 1.8 aspirado

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Imagens e edição: Danilo Sanches

No momento em que os SUVs vão ocupando importantes espaços no mercado, com lançamentos de novos modelos a todo instante, e com motores turbo que caem no gosto do consumidor, ainda há lugar para aqueles que chegaram antes e mantém motorização aspirada de gerações passadas. A prova disso é o sucesso do Honda HRV EXL, versão top de linha que traz motor 1.8, o mesmo que já equipa o modelo há anos, apesar de já existir o 1.5 turbo disponível há mais de dois anos.

O Carro Express / GuarulhosWeb avaliou o EXL versão 2022, que ganhou alguns equipamentos antes disponíveis apenas no Touring, considerado o top de linha e equipado com motor 1.5 turbo. Desta forma, a Honda incluiu em seu portifólio uma opção bem mais interessante, com muitos equipamentos embarcados, elevando o nível de conforto e segurança do modelo, que acaba saindo um pouco mais barato que a versão de cima.

Destaque-se que o HRV se mantém como uma ótima opção entre os SUVs. Há excelente espaço interno, inclusive com um porta-malas bem generoso com capacidade para 437 litros, suficinete até para levar a bagagem de cinco ocupantes numa viagem. O motor 1.8 de 139 cv e 17,4 kgfm, ligado ao câmbio CVT que simula sete marchas dá conta do recado. É econômico e garante boa dirigibilidade, retomadas precisas e uma condução segura. Nada de extraordinário, mas oferece aquilo que o consumidor deste tipo de veículo espera.

O HRV EXL vem com seis airbags laterais e de cortina, retrovisores com repetidor de seta, faróis com regulagem elétrica de altura, sensor crepuscular e central multimídia de 7 polegadas com comandos de voz, Android Auto e Apple Carplay. Conta com sensor de chuva, novas rodas de liga leve de 17 polegadas e faróis full-LED, sendo que os de neblina também são em LED.

Vale lembrar algumas soluções intressantes utilizadas pela Honda em diferentes modelos e presentes do HRV. O painel tem desenho horizontal, que dispõe de três saídas de ar na frente do passageiro dianteiro, além de outras duas no lado do motorista. Conta também com um console central elevado que praticamente “divide” a área do motorista e do passageiro. A peça dispõe de um elemento vazado na parte inferior que permite a acomodação de um smartphone, com direito inclusive a uma tomada USB para carregar aparelhos eletrônicos.

Os bancos são largos e confortáveis, tendo posição de dirigir elevada. Vidros, travas e retrovisores possuem comandos bem ergonômicos e o teto é alto. Na traseira, o banco bipartido tem sistema Magic Seat que permite ao assento elevar-se verticalmente para a colocação de um objeto alto ou ser rebatido até o assoalho com o encosto junto, a fim de permitir um objeto maior longitudinalmente.

 

Honda HRV

Seis airbags,

Brake light,

Alarme,

Chave do tipo canivete com controle de abertura/fechamento das portas e dos vidros elétricos,

Sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil na base do assento traseiro para os dois lados,

Sistema de alerta de frenagem emergencial ESS (Emergency Stop Signal),

Sistema HSA(Hill Start Assist) Assistente de partidas em aclives,

Sistema VSA(Vehicle Stability Assist) – Assistente de tração e estabilidade,

Sistema Immobilizer,

Aerofólio traseiro,

Console central com acabamento na área superior em blackpiano,

Acabamento em couro no console central,

descansa-braço dianteiro e apoio de braço das portas,

Painel e portas com revestimento soft-touch (macio ao toque),

Conexões: entradas USB, auxiliar P2 e tomada 12 volts,

Volante com ajustes de comandos de áudio e piloto automático,

Desembaçador do vidro traseiro,

Painel com computador de bordo multifunções,

Central multimídia de 7 polegadas com comandos de voz, Android Auto e Apple Carplay.

Câmera de marcha a ré multivisão com guias de referência,

Bluetooth com comando HFT-(Hands Free Telephone) no volante,

Piloto automático (cruise control),

Rack de teto,

Ar-condicionado digital FULL Touchscreen,

Retrovisores com rebatimento elétrico e tilt-down

Freios a disco nas 4 rodas com Sistema ABS e EBD (Anti-lock Brake System/Electronic Brake Distribution),

Freio de estacionamento eletrônico EPB (Electric Parking Brake) com função Brake Hold,

sensor crepuscular

sensores de estacionamento dianteiros e traseiros,

Retrovisor interno fotocrômico,

Sensor de chuva,

rodas de liga leve de 17 polegadas,

Luz de rodagem diurna (DRL) e lanternas traseiras em LED,

Faróis full-LED,

Faróis de neblina em LED.

Posso ajudar?