Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de Imagens: Danilo Sanches
Ausente do mercado brasileiro por alguns poucos meses, o Honda HR-V voltou totalmente reestilizado no final do ano passado, com uma nova roupagem em quatro versões e duas motorizações. O Carro Express avaliou o EXL Sensing, equipado com motor 1.5 flex aspirado e câmbio CVT, o mesmo que equipa o City, com 126 cavalos de potência. Sai por volta de R$ 150 mil, preço até que bem equilibrado pelo que oferece.
Com uma leve tendência para competir com os SUVs cupês médios, como o VW Nivus e o Fiat Fastback, o HR-V tem novas frente e traseira, além de uma lateral que tenta ser diferente da anterior, mas ainda apresenta diversas semelhanças, ainda mais para quem tem um olhar mais atento aos detalhes. Mas realmente parece sim um carro novo.
A dianteira, na versão EXL, têm grade com filetes horizontais, gerando forte identidade e sofisticação. Conta com faróis full LED com moldura preta. A baixa altura do capô favorece a visibilidade à frente, além de retratar o comportamento dinâmico. O deslocamento dos retrovisores externos para as portas – antes eram fixados junto à base das colunas A – também contribui para a melhora da visibilidade e, consequentemente, da segurança e do prazer ao dirigir. Este artifício já foi implantado na última atualização do City.
Na traseira, lanternas fumê com LED nas luzes de posição e freio, são unidas por uma barra horizontal de LED que também cumpre a função de luz de posição. A tampa traseira oferece uma abertura alta e ampla, com linha inferior baixa para facilitar a colocação e retirada de objetos no compartimento de bagagem. As rodas são de alumínio e aro 17.
Por dentro, o HR-V busca passar os conceitos de prazer, estilo e confiabilidade, a fim de criar um espaço de convívio agradável, elegante e requintado, onde o conforto estético e físico prevalece. A visibilidade foi aprimorada, com a elevação do ponto de visão do motorista em 10 mm, na comparação com a geração anterior.
O painel de instrumentos e a tela da central multimídia touchscreen de 8 polegadas foram posicionados de maneira a exigir um desvio mínimo do olhar, permitindo ao motorista concentrar seu foco na via. Tudo muito fácil e prático e de fácil intuição. As informações são projetadas de forma a facilitar a vida do condutor.
Outra característica do HR-V é uma boa sensação de conforto a bordo, com bastante espaço para motoristas e até mais quatro ocupantes. O sistema de ar-condicionado digital traz um novo tipo de difusores, que permitem aos ocupantes escolher entre o fluxo normal de ar e um fluxo disperso, que cria uma cortina de ar fresco entre vidros laterais e teto sem atingir diretamente o corpo, além de minimizar o calor transferido ao interior do veículo pelas superfícies envidraçadas.
No pé
O desempenho do Honda HR-V EXL Sensing agrada bastante. O SUV da Honda abandonou o motor 1.8 e adotou nesta versão o motor quatro-cilindros em linha aspirado, todo de alumínio, de 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC – Intelligent Variable Valve Timing and Lift Electronic Control. Produz 126 cavalos de potência, o suficiente para uma condução muito boa na cidade e na estrada. Em condições de teste, numa viagem à noite, foi possível perceber que ele estica a velocidades mais altas sem qualquer cerimônia, garantindo ótima impressão. O câmbio é o consagrado CVT, bem ajustado e que dispensa mais comentários, ao simular sete marchas. É daqueles que você praticamente nem percebe as trocas de marchas.
O HRV conta ainda com o pacote Sensing, que inclui itens equipamentos de segurança e assistência ao condutor. Ele se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular (cerca de 100º) e de um microprocessador de imagem de alta capacidade. Desta forma, vem com ACC (controle de cruzeiro adaptativo), que auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. O CMBS (Sistema de frenagem para mitigação de colisão) aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes.
Já o LKAS (Sistema de assistência de permanência em faixa) detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação. O RDM (Sistema para mitigação de evasão de pista) detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes. Já o AHB (Ajuste automático de farol) permite a comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação. Na prática, ele controla os faróis de acordo com as condições da estrada.
O que o Honda HR-V EXL SENSING oferece:
– faróis Full LED, botão de partida (Start/stop Engine),
– modos de direção Normal e ECON,
– rodas de alumínio aro 17”,
– ar-condicionado automático com dupla saída na traseira,
– duas portas USB para os passageiros do banco traseiro,
– central multimídia 8” touchscreen com Android Auto e Apple Car Play sem-fio,
– painel digital TFT de alta resolução de 4,2 polegadas,
– bancos revestidos em tecido,
– seis airbags,
– Honda SENSING,
– HDC (controle de descida em rampa),
– LaneWatch (assistente para redução de ponto cego),
– câmera de ré,
– EPB (freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold)
– alerta de pressão dos pneus (TPMS).
– bancos revestidos em couro,
– Smart Entry (destravamento por aproximação da chave),
– espelho retrovisor eletrocrômico,
– faróis de neblina em LED,
– volante revestido em couro com paddle shifts,
– apoio de braço central no banco traseiro,
– tweeters dianteiros (2)
– sensores de estacionamento traseiros.