Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Honda HRV Touring vale a pena mesmo prestes a dar o último suspiro

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches

Após o final da avaliação do Honda HRV Touring pelo GuarulhosWeb, a fabricante anunciou que deixará de comercializar o modelo no Brasil, dentro do plano de reestruturação da marca, que descontinuou no final do ano passado os lendários Civic e Fit numa tacada só. Agora chegou a vez do anúncio sobre o SUV médio, que seguirá na linha de montagem apenas para exportação. Porém, o mercado espera que em breve chegue ao Brasil, provavelmente até o meio do ano, a segunda geração do HRV, com o mesmo nome ou não.


Mas nem por isso, o carro que ainda pode ser encontrado nas revendas deixa de ter seus atributos e de ser uma boa compra. O motor turbo é o principal destaque e serve até para enganar quem não acredita muito na força de um SUV. O propulsor 1.5 turbo a gasolina já era usado no Civic Touring e entrega 173 cv e 22,4 kgfm.

No pé, trata-se de um carro que surpreende de forma positiva nas mais diferentes condições, mas principalmente na estrada onde basta pisar para avançar muito rapidamente a velocidades mais altas ou para obter aquela força a mais numa ultrapassagem ou retomada. Ou seja, quem torce o nariz para os SUVs por acreditarem que eles não são tão fortes assim irá ficar de boca aberta. O câmbio CVT que simula sete marchas é o eficiente de sempre.

A força do HRV Touring justifica os quase R$ 170 mil de tabela de preços. Afinal, é o top de linha da família e traz muitos equipamentos embarcados, principalmente relacionados a conforto e segurança. Os bancos em couro em bege dão o tom de requinte. O amplo teto solar panorâmico de série agrada também. O painel bem limpo, com equipamentos bem distribuídos, é ainda bastante prático com informações muito bem distribuídas.

No display central, ao acionar a seta da direita a imagem, projetada a partir de uma câmera instalada no retrovisor, facilita a visualização e evita pontos cegos, sendo bastante útil para o motorista não desviar demais o olhar. Mais um item herdado do descontinuado Civic Touring.

No visual, nada de muito especial ou diferente na versão 2022. Rodas de liga-leve de 17 polegadas e faróis em led dão um toque especial ao design ainda atual do HRV.

O que a versão Touring oferece

– Seis airbags,
– Brake light,
– Freios a disco nas 4 rodas com Sistema ABS e EBD(Anti-lock Brake System/Electronic Brake Distribution),
– Freio de estacionamento eletrônico EPB(Electric Parking Brake) com função Brake Hold,
– Sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil na base do assento traseiro para os dois lados,
– Sistema de alerta de frenagem emergencial ESS (Emergency Stop Signal),
– Sistema HSA(Hill Start Assist) – Assistente de partidas em aclives,
– Sistema VSA (Vehicle Stability Assist) – Assistente de tração e estabilidade,
– Sistema Immobilizer,
– Aerofólio traseiro,
– Antena na parte traseira do teto,
– Luz de rodagem diurna (DRL) e lanternas traseiras em LED,
– Grade frontal cromada,
– Console central com acabamento na área superior em blackpiano,
– Acabamento em couro no console central,
– descansa-braço dianteiro e apoio de braço das portas,
– Câmera de marcha a ré multivisão com guias de referência,
– Bluetooth com comando HFT-(Hands Free Telephone) no volante,
– Piloto automático (cruise control),
– Conexões: entradas USB, auxiliar P2 e tomada 12 volts,
– Sistema de áudio AM/FM com 4 alto-falantes,
– Volante com ajustes de comandos de áudio e piloto automático,
– Coluna de direção ajustável em altura e profundidade,
– Console central elevado com porta copos emborrachado,
– Desembaçador do vidro traseiro,
– Painel com computador de bordo multifunções,
– Retrovisores com repetidor de seta,
– Faróis com regulagem elétrica de altura,
– Sensor crepuscular
– Central multimídia de 7 polegadas com comandos de voz, Android Auto e Apple Carplay.
– Rack de teto,
– Ar-condicionado digital FULL Touchscreen,
– Sensores de estacionamento traseiro,
– Retrovisores com rebatimento elétrico e tilt-down
– Detalhes das portas e maçanetas internas cromados.
– Sensor de chuva,
– rodas de liga leve de 17 polegadas,
– Faróis full-LED,
– Faróis de neblina em LED.
– Botão para partida do motor(Start/ Stop Engine),
– Chave inteligente com controle de abertura das portas por sensor de presença,
– Escapamento duplo cromado,
– Iluminação interna traseira,
– Sistema AHA (Agile Handling Assist) – Assistente de dirigibilidade ágil,
– Sistema Honda LaneWatch – Assistente para redução de ponto cego,
– Teto solar panorâmico com função 1 toque e anti-esmagamento.

Posso ajudar?