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AVALIAÇÃO – Honda ZR-V, um SUV médio que poderia ser uma perua

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches

Você já ouviu falar dos Honda CRV, do HRV e até do WRV. Todos modelos da Honda que fizeram história. Os dois primeiros ainda estão no mercado. O terceiro deixou de ser fabricado, mas ainda tem boa procura entre os seminovos. Em comum, eles se apresentaram como SUVs, respeitando seus tamanhos e seus públicos.
Desta vez, a avaliação é com o ZR-V, um modelo que chegou ao mercado brasileiro no final do ano passado, mas que ainda não emplacou por aqui. Dificilmente você vê um deste nas ruas. E isso tem explicação. Ele tem motor 2.0 somente a gasolina e câmbio CVT. Só tem uma versão, a Touring, considerada a mais equipada da linha.


Diferentemente dos outros “Vs” da marca, este não consegue ser classificado como um SUV em sua essência, apesar de a Honda apresentá-lo como um. Ele está em um espaço entre o médio HR-V e o grande CR-V. Porém, não tem os atributos necessários para classificá-lo como um utilitário esportivo. Estaria mais para uma perua do Civic, modelo do qual herda a plataforma. Até por isso, se destaca pelo bom espaço interno e bastante conforto. Também é recheado de equipamentos tecnológicos, que aumentam o prazer de dirigir.

 


Dentro, bom espaço para até quatro ocupantes. Um quinto, ali no banco de trás, irá um pouco mais apertado, mas sem grandes problemas. Falta apenas uma saída de ar para quem vai ali. Como tem a plataforma do Civic, lembra muito um sedã, até na posição de dirigir, que não é tão alta como a de um SUV. É bem servido pelos equipamentos disponíveis.


O console central segue a ideia de outros Honda, mais alto, onde estão alavanca de câmbio e botão do freio de “dedo”. Tem volante multifuncional regulável em profundidade e altura revestido em couro macio. Conta com controles de áudio, telefone e de configuração do veículo, além de controle de cruzeiro e o seletor de informações do carro. O volante ainda conta com paddle-shifts para troca de marchas.
O sistema multimídia tem tela de 9″ com espelhamentos sem fios, mas que precisa de cabos para acessar o Android Auto, por exemplo. Dá para carregar vários smartphones simultaneamente, já que conta com quatro portas USB-C (duas na dianteira e duas na traseira) e ainda uma USB-A na dianteira. Tem ainda um carregador de celular por indução, O painel de instrumentos conta com um cluster de 7 polegadas, que divide espaço com o velocímetro analógico.
A horizontalidade do painel do ZR-V é evidenciada pelo elemento com textura de colmeia, que cria uma linha divisória entre o sistema multimídia e os controles da climatização, ocultando as saídas de ar que se integram discretamente ao painel. Tem também teto-solar elétrico e o sistema de ar-condicionado digital dual zone.


O ZR-V oferece chave inteligente Smart Entry, botão start-stop, função Brake Hold, espelho retrovisor interno fotocrômico e exclusivas luzes de leitura eletrostáticas (com acionamento por toque). O porta-malas tem capacidade para 389 litros, um pouco acanhado para o tamanho do carro.

O preço talvez seja um entrave para ele ganhar espaços frente a concorrência. A Honda aposta que seus consumidores cativos nem vão olhar na loja ao lado, que oferece chineses híbridos na mesma faixa. Está na casa dos R$ 210 mil e enfrenta concorrência pesada de outros SUVs.
O visual externo é um dos diferenciais do ZR-V em relação aos muitos SUVs que tem por aí. O design apresenta uma silhueta arrojada e imponente, com uma linha de cintura horizontal baixa, que começa no capô alongado e segue até a ondulação dos para-lamas traseiros. O conjunto ótico frontal com faróis full LED e as lanternas traseiras amplas exaltam a largura do modelo. As rodas de liga leve de 17 polegadas têm acabamento diamantado.
Para fechar, o ZR-V conta com o motor 2.0 16V DOHC i-VTEC a gasolina, que vai muito bem em diferentes condições. Apesar de não ser turbo, como outros modelos desta faixa, tem potência de 161 cv, que garante uma performance bem honesta. O câmbio CVT de 7 marchas vai bem também. Números oficiais sugerem consumo de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada.
O ZR-V conta com o pacote Honda Sensing, disponíveis em outros modelos, que reúne uma série de equipamentos que elevam o nível de segurança. Aí estão incluídos o ACC, aquele controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem para mitigação de colisão, sistema de permanência em faixa, farol alto automático, entre outros. Isso tudo aliado aos 8 airbags e outros assistentes para facilitar a direção nas mais diversas.

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