Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição Danilo Sanches
A Hyundai deu uma mexida no mercado de SUVs médios ao lançar o Novo Creta. Entre as novidades, a adoção do motor 1.0 turbo, o mesmo utilizado no compacto HB20, nas versões de entrada. O Carro Express / GuarulhosWeb avaliou durante uma semana a Platinum, a versão top da família equipado com o 1.0. Existe uma acima, mas com o motor 2.0, que traz alguns equipamentos a mais.
Mas o Creta Plantinum é um SUV bastante equilibrado. Além do motor dar conta do recado, vem com uma série de equipamentos de segurança, conforto e tecnologia que o colocam numa posição muito interessante frente à concorrência, na faixa dos R$ 140 mil. Ou seja, por este preço, você tem um carro de nível superior.
E que ninguém torça o nariz para o fato de ser um 1.0. Assim como outros concorrentes diretos, esse turbo que gera 120 cv vai muito bem em diferentes condições, inclusive na estrada, quando é necessário retomadas rápidas e precisas. No trânsito urbano, quando você precisa um pouco mais de motor, até vai sentir um ruido mais forte que chega a incomodar. Mas ele vai te entregar o que espera. A combinação com o câmbio automático agrada na maior parte do tempo.
Abastecido com etanol, o Creta entregou boas marcas. Cerca de 8 km/l na cidade, nada mal para um carro desse porte. Na estrada, ficou entre 10 e 11 por litro, o que não chega a ser tão positivo, mas também não foge às marcas dos concorrentes diretos.
O visual do Novo Creta nasceu polêmico por sair da mesmice ou lugar comum que impera no mercado. Tanto na frente na traseira, há soluções de design que podem até incomodar alguns, mas que – com certeza – demonstram certa ousadia. Na dianteira, traz uma grade destacada com elementos em prata, criando um efeito 3D. A lateral até lembra um pouco a versão anterior, mas apresenta vincos e linhas que destacam as caixas de rodas As rodas são de 17″ na versão Platinum. Na traseira, o maior estranhamento com as lanternas divididas, causando grande impacto visual.
Por dentro, excelentes novidades na versão Platinum. A central multimídia com tela de 10,25″ e painel de instrumentos com outra tela de 7″ passam a ideia de alto grau de tecnologia, o que se confirma ao longo da avalição. Há bastante plástico rígido de boa qualidade, O freio de mão é eletrônico, conta com auto hold, ventilação dos bancos, seletor de modos de condução e o acionamento das câmeras 360º. Tem também carregador por indução, mas que acaba pecando, já que o espelhamento do multimídia requer cabos.
Em termos de conforto, há bom espaço interno para cinco ocupantes. No banco traseiro, espaço para pernas, com piso quase plano, ombros e cabeça. Tem também saída de ar-condicionado, um detalhe que faz bastante diferença. O teto-solar panorâmico desta versão vai até a cabeça dos ocupantes traseiros. O porta-malas tem espaço para a bagagem da família. São 422 litros de capacidade.
Um capítulo à parte que merece destaque é o sistema Bluelink, um pacote exclusivo de recursos de conectividade com smartphones. Por meio de um aplicativo no celular, é possível realizar uma série de tarefas à distancie ser avisado em tempo real sobre possíveis problemas, como ter esquecido uma das portas destrancadas, por exemplo. Por ali, é possível também acionar e ajustar de temperatura do ar-condicionado ou a ventilação do banco do motorista. Dá para ter acesso ao sistema da Smart Câmera 360º e obter uma foto dos arredores do veículo. Ou seja, uma comodidade a mais que pode fazer a diferença na hora de escolher o carro.
O que a versão Platinum oferece de série:
→ Câmera de ré com linhas dinâmicas
→ 4 vidros elétricos one-touch
→ Conexão USB traseira
→ Ajuste volante altura/profundidade
→ Piloto automático e limitador de velocidade
→ Ar-condicionado automático digital
→ Paddle shift
→ Chave presencial Smart Key com telecomando
de travamento das portas e porta-malas
→ Carregador sem fio para smartphone
→ Banco do motorista com ventilação
→ Smart câmera 360º
→ Teto solar panorâmico
→ Seleção do modo de direção
→ 6 airbags
→ Freio a disco nas 4 rodas
→ Ajuste manual de altura dos faróis
→ Faróis de neblina
→ Sensor de estacionamento traseiro
→ Câmera para monitoramento de ponto cego
→ Freio de estacionamento eletrônico com auto
hold
→ Monitoramento de pressão dos pneus
→ Alerta de presença no banco traseiro