Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de Imagens: Danilo Sanches
As profundas mudanças de design que o Hyundai Creta recebeu no ano passado incluíram a adoção do motor 1.0 turbo nas suas principais versões, numa demonstração que a marca avança para deixar os aspirados para trás. Mas manteve o SmartStream 2.0 16V na versão mais top, para quem ainda acha que os propulsores menores não servem para um SUV médio. Para estes, a versão Ultimate, avaliada pelo Carro Express durante uma semana, reúne o máximo de equipamentos de série e pode ser considerada em um nível superior, na faixa dos R$ 170 mil.
O motor 2.0 16V, mesmo não sendo turbo, oferece 167 cavalos de potência com etanol e 157 cv com gasolina. Durante a avaliação, com o primeiro combustível demonstrou um bom comportamento em suas quatro opções de uso, já que o Creta Ultimate tem a possibilidade de escolher o comportamento que mais agradar o usuário. Em um só carro, há quatro desempenhos bem distintos, desde o Eco (ilustrado na cor verde) até o Sport (em vermelho), passando pelo Normal e Smart (ambos em azul). As cores aparecem no cluster de 7 polegadas atrás do volante a partir da escolha do modo em um seletor no painel.
No Eco, o comportamento do Creta é bastante discreto. Demora um tanto a mais para arrancar e tem retomadas lentas. Porém, passando para o Sport ou mesmo no Smart, parece estar em outro carro, já que nestas duas condições, o motor 2.0 fala alto, com reações rápidas e precisas. O comportamento acanhado no verde se traduz em mais economia de combustível, mas – em alguns momentos – passa uma ideia de um carro fraco. Em todas as opções, devagar ou ligeiro, o câmbio de seis marchas se comporta bastante bem, sem pipocar.
Essas opções no modo de dirigir demonstram que o Hyundai Creta Ultimate aparece em um patamar superior entre os SUVs médios, já que também oferece uma série de equipamentos tecnológicos não muito comuns ou em modelos de maior luxo. Tem acabamento interno todo em marrom e bege em couro sintético, teto solar panorâmico, câmeras de 360º e laterais, que aparecem no centro do painel ao acionar as setas, carregador por indução, ventilação nos bancos, entre outros itens, que passam essa ideia de superioridade.
No visual, que inclui as mudanças visuais marcantes tanto na dianteira como na traseira – bastante polêmica -, destaque para a pintura bitom e rodas diamantadas de 18 polegadas e barras longitudinais no teto. O novo Creta mede 4,30 metros de comprimento por 1,79 m de largura e 1,62 m de altura. O entre-eixos tem 2,61 m. Com essas medidas, mais boas notícias. Cinco pessoas se acomodam bem, inclusive no banco traseiro. No porta-malas, espaço para 422 litros, o suficiente para levar a bagagem de todos ou acomodar as compras.
Vale citar também o sistema Bluelink, serviço conectado da Hyundai já disponível em outros modelos, que permite ver informações do veículo e dar comandos à distância pelo smartphone. Ou seja, a partir do aplicativo é possível, por exemplo, ligar o motor, localizar o carro em um estacionamento, verificar se as portas estão fechadas, acionar o ar condicionado, entre outras facilidades.
O que o Hyundai Creta Ultimate oferece:
– carregador de celular sem fio
– central multimídia com tela de 10,25″,
– espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay, por meio do cabo USB
– frenagem automática de emergência,
– controle de cruzeiro adaptativo
-assistente de permanência em faixa.
– Ar condicionado digital automático
– banco de motorista com ventilação
– seletor de modo de direção
– paddle shift
– chave Smart Key
– teto solar panorâmico,
– farol alto adaptativo
– sistema de câmeras 360º com imagens de alta definição.
– seis airbags, incluindo bolsas laterais do tipo cortina,
– Isofix,
– controles eletrônicos de estabilidade e de tração,
– assistente de arranque em rampas,
– detector de fadiga do motorista,
– sensores de obstáculos dianteiros e traseiros,
– câmeras de ponto-cego.
– freio de estacionamento eletrônico por botão com função Auto Hold
– rodas diamantadas de 18 polegadas