A conquista não foi à toa. A J6 recebeu na versão 2014, avaliada durante 10 dias pelo GuarulhosWeb, algumas poucas mudanças estéticas que a deixaram mais bonita e em condições para brigar em um mercado que tem concorrentes bastante interessantes, como a Chevrolet Spin, Honda Fit, Fiat Idea, Nissan Livina, entre outros modelos.
Com motor 2.0 16V, o J6 garante um desempenho compatível com sua proposta familiar. A unidade gera 136 cv de potência a 5.500 rpm e proporciona torque máximo de 187 Nm (19,1 kgfm) a 4.000 rpm. O modelo avaliado, um Diamond que oferece sete assentos e sai por R$ 59.990, demonstrou ser ágil na cidade. Mas como é um pouco longa – 4,55 metros de comprimento – acaba pegando a parte dianteira baixa nas valetas e lombadas.
Na estrada, comportamento tranquilo. Não encontra dificuldades para avançar até além das velocidades máximas permitidas, nem nos momentos de retomadas. O motor 2.0 responde bem. Não foi possível realizar uma análise precisa sobre o consumo, já que ela não dispõe de computador de bordo, mas gastou mais de 40 litros nos cerca de 400 quilômetros percorridos. Ou seja, não fez mais de 10 km/l de gasolina na média entre cidade e estrada.
As mudanças externas são mais percebidas na traseira, que ganhou novas lanternas horizontais bipartidas e para-choques. A frente está diferente mas nem tanto. Faróis, para-choque e grade foram redesenhados só que não implicam numa mudança radical. Por dentro, sim, uma transformação com painel de instrumentos e das laterais de portas totalmente reestilizados, passando a impressão de um veículo um pouco mais refinado.
No painel, o conta-giros e o velocímetro ganharam as luzes brancas indiretas de intensidade ajustável. Marcador do nível do tanque de combustível e termômetro de água do motor são digitais. Porém, de dia, não é fácil visualizar a velocidade, já que a combinação números e ponteiro confunde um pouco. À noite, a iluminação azulada – além de corrigir o problema – se torna bastante agradável.
O volante também é novo, mas mantém os controles de áudio, agora concentrados do lado direito. No centro, ar-condicionado digital e rádio com CD e entrada USB, em novo design, dividem o espaço harmoniosamente. Os controles dos vidros, travas e retrovisores elétricos, além do acabamento em black piano, ganharam novas posições, visando melhorias de acesso. Os faróis do novo J6 ganharam a função AUTO, que promove o acendimento automático das luzes externas de acordo com a luminosidade ambiente. Falta ainda um computador de bordo, equipamento comum já em diversos modelos da concorrência até de menor porte.
O J6 vem de série com ar-condicionado, freios ABS com EBD, airbag duplo, pneus 205/55 aro 16, faróis de neblina dianteiros e traseiros e sensor de estacionamento. Na parte interna, o volante, ajustável em altura, possui comandos para o rádio MP3 e CD player. Também fazer parte do pacote original direção hidráulica, retrovisores, travas e vidros elétricos; espelho e iluminação nos para-sóis, porta-óculos e duas tomadas de 12 volts: uma ao lado do acendedor de cigarros e outra no console central traseiro, que também possui saídas do ar-condicionado.
Os bancos da frente possuem regulagem de altura e os traseiros são dotados de regulagens individuais – na versão Diamond -, ou seja, cada um dos três integrantes pode ajustar a inclinação do encosto e a distância longitudinal do assento. Nesta versão de 7 lugares, o acesso para a terceira fileira é feita pelas portas laterais traseiras e os ocupantes também podem reclinar o encosto.
No J6 Diamond, em função da fileira extra de assentos, o espaço é de 198 litros. Entretanto, como todos os bancos da parte traseira podem ser facilmente removidos, o J6 passa a ter uma capacidade de 2.200 litros.