https://youtu.be/h2T5D40fd38
Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches
Um ano após a primeira avaliação com o JAC E-JS4, o 100% elétrico volta às mãos do Carro Express para uma segunda impressão. Desta vez, o modelo chegou com cerca de 10 mil quilômetros rodados, permitindo uma análise de como se comporta um elétrico chinês que não acabou de sair da concessionária. Mesmo já rodado, mas ainda novo, mantém boa impressão.
O JAC E-JS4 é um SUV quase médio, que conta com propulsor elétrico, que gera 150 cavalos de potência, capaz de levar o carro de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. Esse arranque rápido, comum nos elétricos, eleva o prazer de dirigir ao passar a sensação de que basta pisar para garantir agilidade no momento que precisar. Vai até 150 km/h, quando ocorre a limitação no limite de velocidade por questões de segurança. Isso é comum em boa parte dos modelos elétricos disponíveis no mercado, até mesmo naqueles que se apresentam como esportivos.
O câmbio automático, cujo engate se dá na forma de um botão giratório no centro do painel, é o mais simples possível. Você escolhe entre D (para frente) e R (para trás). Sem segredos, ele faz o serviço sem qualquer possibilidade de trancos ou ruídos desnecessários na hora de avançar um pouco mais numa subida, por exemplo. Tudo é comandado pelo pé direito no acelerador.
A autonomia prometida supera os 420 quilômetros. Aí a notícia boa. Apesar do modelo avaliado desta vez já ter 10 mil km, as marcas se mantiveram as mesmas do primeiro contato. Durante a avaliação, foi possível perceber que o total máximo a ser percorrido chegou a baixar para 350 km, mas nunca menos do que isso. Ou seja, as baterias se mantiveram muito bem, mesmo após certo tempo de uso.
Porém, um ano depois, a constatação de que o recarregamento da bateria no Brasil não evoluiu tanto como se poderia esperar. Ele precisa de uns 40 minutos para obter de 70% a 80% da carga em pontos de recarga rápida. Só que eles não são tão fáceis de localizar. Os carregadores públicos disponíveis nunca conseguem garantir essa marca.
Se quiser recarregar em casa ou no trabalho, numa tomada de 220 volts, por exemplo, a partir de um adaptador, serão necessárias de 24 a 30 horas para obter 100% de energia. O ideal é ter um aparelho em casa ou no trabalho, que permita a recarga rápida.
Se há um ano, um E-JS4 custava por volta de R$ 255 mil, mais uma boa notícia. Já dá para levar o carro para casa por cerca de R$ 240 mil. Pode até parecer caro, mas aí tem que levar em consideração custo-benefício, o quanto se quer estar à frente do nosso tempo, o engajamento ambiental, entre outros fatores. Não basta apenas jogar tudo na ponta do lápis, apesar de que muitos já garantam que compensa, em poucos anos, realizar este investimento.
Acabamento e equipamentos de série agradam
A JAC oferece com o E-JS4 um carro bonito e muito bem acabado. Por dentro, diversos equipamentos tecnológicos dão a ideia de que estamos nos carros do futuro. Acabamento de primeira nos mínimos detalhes, com um painel bem horizontal, com bastante couro e fundo preto, demonstram bom gosto.
Não há aquele excesso de plásticos, comuns em muitos modelos. No centro, um display bem disposto, que recebe – via cabo – os aplicativos de seu smartphone. A partir daí, tudo muito intuitivo. O pareamento funciona bem para que Google Maps, Whatsapp e Spotify apareçam na central multimídia. Os comandos do ar-condicionado digitais aparecem em um diagrama na tela.
O JAC e-JS4 tem 4,41 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,66 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Com essas medidas, bom espaço para até cinco adultos sem sofrimentos. No porta-malas, 520 litros de espaço para evitar qualquer aperto na hora de carregar as malas.
Tem também câmera 360°, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, faróis em LED, assistente de partida em rampa e monitoramento da pressão dos pneus.