Ernesto Zanon – Do Carro Express / Imagens e edição de vídeo: Danilo Sanches
Os carros elétricos estão mais próximos do que muitos imaginavam até muito pouco tempo atrás. Avaliar modelos sem motor a combustão tem sido mais comum do que se esperava. E uma das marcas que contribuem para esse processo acelerado é a JAC Motors. O E-JS4 é o quarto modelo do fabricante chinês que passa por nossas mãos em pouco mais de dois anos. Isso ocorre pelo simples fato deles estarem à frente da concorrência.
Não à toa, é perceptível a rápida evolução dos modelos da JAC, tanto em performance como – e principalmente – em autonomia das baterias. Este SUV quase médio, similar ao T60 a combustão, surpreende de forma positiva em vários aspectos. Vamos começar pelo que tem de melhor, a motorização. O propulsor elétrico gera 150 cavalos de potência, capaz de levar o carro de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos.
Esse arranque rápido, comum nos elétricos, eleva o prazer de dirigir ao passar a sensação de que basta pisar para garantir agilidade no momento que precisar. Vai até 150 km/h, quando ocorre a limitação no limite de velocidade por questões de segurança. Mas, convenhamos, não tem onde e nem porque pisar mais do que isso hoje em dia, em nossas rodovias coalhadas de radares, não é mesmo?
O câmbio automático, cujo engate se dá na forma de um botão giratório no centro do painel, é o mais simples possível. Você escolhe entre D (para frente) e R (para trás). Sem segredos, ele faz o serviço sem qualquer possibilidade de trancos ou ruídos desnecessários na hora de avançar um pouco mais numa subida, por exemplo. Tudo é comandado pelo pé direito no acelerador.
A autonomia prometida supera os 420 quilômetros. Durante a avaliação, pisando um pouco mais em diversos momentos, foi possível perceber que chegou a baixar para 350 km, mas nunca menos do que isso, numa demonstração que os elétricos começam a avançar, o que permite já se arriscar em algumas viagens não muito longas.
O recarregamento da bateria é ainda no Brasil um ponto que requer evolução. Apesar de já haver um número maior de postos de recarga, ainda não são tão comuns. Fora que precisa de uns 40 minutos para obter de 70% a 80% da carga em pontos de recarga rápida. Se quiser recarregar em casa ou no trabalho, numa tomada de 220 volts, por exemplo, a partir de um adaptador, serão necessárias de 24 a 30 horas para obter 100% de energia.
Hoje, um E-JS4 sai por volta de R$ 255 mil. Pode até parecer caro, mas aí tem que levar em consideração custo-benefício, o quanto se quer estar à frente do nosso tempo, o engajamento ambiental, entre outros fatores. Não basta apenas jogar tudo na ponta do lápis, apesar de que muitos já garantam que compensa, em poucos anos, realizar este investimento.
Acabamento e equipamentos de série agradam
A JAC oferece com o E-JS4 um carro bonito e muito bem acabado. Por dentro, diversos equipamentos tecnológicos dão a ideia de que estamos nos carros do futuro. Acabamento de primeira nos mínimos detalhes, com um painel bem horizontal, com bastante couro e fundo preto, demonstram bom gosto.
Não há aquele excesso de plásticos, comuns em muitos modelos. No centro, um display bem disposto, que recebe – via cabo – os aplicativos de seu smartphone. A partir daí, tudo muito intuitivo. O pareamento funciona bem para que Google Maps, Whatsapp e Spotify apareçam na central multimídia. Os comandos do ar-condicionado digitais aparecem em um diagrama na tela.
O JAC e-JS4 tem 4,41 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,66 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Com essas medidas, bom espaço para até cinco adultos sem sofrimentos. No porta-malas, 520 litros de espaço para evitar qualquer aperto na hora de carregar as malas.
Tem também câmera 360°, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, faróis em LED, assistente de partida em rampa e monitoramento da pressão dos pneus